Ligar/Desligar Sonoff S26 R2 consoante o estado Ligado/Desligado o computador (FREE!)

Bom dia pessoal,

Queria ligar a tomada quando ligo o computador e desligar a tomada quando desligo o PC,

  • sei da existência IFFFT mas é pago
  • sei da existência do homeassistant, mas tinha que comprar hardware parar correr o homeassistant e atualmente ainda não vejo necessidade
  • sei da existência de uma placa PCI-e para o PC que ia ligar e desligar a tomada, mas tem custos.

alguém sabe uma solução free? alguma ideia?

obrigado

Vai pelo HomeAssistant!

Agora não há necessidade, mas quando criares as primeiras automações, elas vão aparecer…
Se for esse o caminho, encontrarás aqui ajuda para as duvidas que forem surgindo.

Solução free?? Shutdown no PC e esticar o braço e desligar a tomada!
Gastando alguns euros e solução DiY, um simples relay de 12v ligado numa qualquer ficha de 12v do pc (por exemplo alimentação SATA) a cortar a fase da tomada.

Atualmente tenho:

  • Shelly ventilador WC
  • Shelly termoacumulador
  • ZBBridge-P c/ Sensor Movimento ZB + Sensor Fecho ZB (porta rua)
  • Sonoff suporte de lâmpada
  • Lâmpada sonoff (secretária)
  • Sonoff S26R2 tomada para controlar o aquecedor

Já tive faz tempo num rpi velhinho o homeassistant instalado, mas achei perda de tempo e gasto de energia com rpi para a simplicidade que procuro que é configurar e não mexer mais.

Solução free apresentada não paga os gastos que já tive, vou dormir e deixo o aquecedor ligado a noite toda :stuck_out_tongue:

praticamente qualquer hardware corre home assistant por isso se tiveres um PC antigo que já não uses podes instalar homeassistant.

que tomada é que tens para fazer o comando?

Como só estou a usar automazições não vejo essa necessidade de ter HA e ter algo a gastar energia… Objetivo é criar as rotinas e não pensar mais que elas existem.

Se tivesse usar como controlos… ai concordo usar HA, agora assim não.

A tomada é esta: " Tomada Inteligente Wi-Fi 16A - Sonoff S26R2TPF"

o objectivo do home assistant não é só controlar mas também automatizar. alias o poder do home assistant está nas suas automatizações que a maior parte dos equipamentos independentes não conseguem fazer e nas integrações entre vários equipamentos diferentes, o que permite fazer automatizações que nenhum equipamento independente consegue fazer.

se consegues fazer as automatizações no Sonoff então força, se precisares de algo mais complexo o home assistant é o caminho a seguir.
por exemplo: na situação em que queres que o sonoff desligue depois de desligares o computador, nesta situação, o home assistant era uma vantagem, porque ia ping o teu computador e ligar o sonoff quando tivesse um ping, e desligar o sonoff quando perdia o ping, de outra forma para fazer isto no meu entender só usando um shelly 1 PM que consiga detectar o consumo do computador e através de um valor ex:100W mandar ligar outro shelly (isto porque o sonoff não comunica directamente com a shelly e terias que trocar isso)

não sei se me fiz entender.

entendi tudo e até tenho noção.

mas fico sempre de pé atrás em relação ao investimento, retorno e consumos kwh.

atualmente tenho:
2x shelly 1P
ZBBridge-P sonoff
Sonoff slampher Adapter
Tomada Sonoff S26R2
Qual é os gastos atuais em ter estes equipamentos que tenho ligados?

Para ter HA com pouco consumo, ainda continua a ser o raspberry pi 5? Quando fica por mês estar ligado?

Para ter HA com pouco consumo, ainda continua a ser o raspberry pi 5? Quando fica por mês estar ligado?
5A Consumo maximo do raspberry PI
0.6A consumo em Idle

5Vx0,6A= 3W
5Vx5A=25W

Assumindo o pior cenário de 25W X 24h =600W diários. transformar W em kW 600W=0,6kW
mensal= 0,6kWx 31 dias =18,6kW x 0,15€/kW =2,79€
anual 2,79€ x 12 meses = 33,48€ anuais para o home assistant em electricidade para o pior cenário possível.

penso que não me enganei em nada.

fica a teu cargo conforme as tuas necessidades e a tua vontade de explorar a automação domestica.

Podes optar por uma tomada com medidor de consumos. Depois configuras uma automação para quando o consumo baixar abaixo de X desligar a tomada.

1 Curtiu

Tenho em mente comprar algo como isto: https://a-electrificadora.pt/tomadas-e-fichas/211-tomada-standby-killer-plus-auto-off-eleri9.html

Pelo que entendi semelhante às tomadas que a EDP vendeu, se master se desligar, as restantes também vão ser desligadas, no meu caso: Se o PC se desligar, deixa de haver consumo e desliga as restantes tomadas = Aquecedor.

Mas já ando a ponderar instalar HA, que assim resolvo o problema e ainda ganho mais algumas coisas. Falamos do raspberry pi 5, é o melhor sistema? Não é lento? O que aconselham mesmo? Esses consumos que me falaram é tranquilo no raspberry pi 5, nas alternativas o consumo dispara?

Tenho em mente comprar algo como isto: https://a-electrificadora.pt/tomadas-e-fichas/211-tomada-standby-killer-plus-auto-off-eleri9.html

qual é o objectivo disso?

Falamos do raspberry pi 5, é o melhor sistema? Não é lento? O que aconselham mesmo? Esses consumos que me falaram é tranquilo no raspberry pi 5, nas alternativas o consumo dispara?

não tens que fazer a instalação num Raspberry Pi, podes instalar HA em muitos equipamentos antigos como portáteis que já não uses. se fores gastar dinheiro no Raspberry Pi mais vale comprar um NUC pelo mesmo preço.

Objetivo é apagar o aquecedor quando desligo o computador. (Ventoinha no verão)

Em relação ao raspberry pi, não tenho equipamentos antigos para instalar o HA. NUC aconselham?

Mete uma extensão da EDP (ou semelhante) e fica resolvido!

Durante anos usei uma, para desligar a BOX Meo e consola ao resligar a TV. Sempre funcionou em pleno…
A box Meo gastava 70W em stand-by! A extensão foi-me oferecida pela EDP, mas se a tivesse pago, teria sido bom negócio na mesma.

Sim, pelo que entendi a extensão que coloquei no link é o mesmo funcionamento.

EDP já não oferece essa extensão…

Não tinha aberto o link… Pelo aspeto, é igual à da EDP.

No caso de usares com o PC, só tem um pormenor a ter em consideração. A extensão tem um recetor IR que liga as tomadas todas assim que detete qualquer sinal de um comando de infra-vermelhos.
Com a TV era tranquilo, ao desligar a TV (que tinha que estar na primeira tomada) era detetado a baixa no consumo e desliga tudo ao fim de uns segundos. Para re-ligar carregava num qualquer botão do comando para ativar a tomada e depois no botão para ligar a TV. Em alternativa, dá para carregar no botão da tomada.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade