Ligação de Shelly 2 em 2 interruptores

já há cerca de um ano andei à volta com isto…depois desisti por falta de tempo e esta semana encontrei o shelly e queria voltar tentar a ligar.

Basicamente eu tenho estes 2 interruptores na sala:

Como o shelly precisa de Neutro, irei ter que instalar no interruptor da Imagem 1, apesar de não se ver está no fundo da caixa.
O que quero saber é como fazer as ligações no shelly e depois do shelly ao interruptor.

Na Imagem 1:
O castanho sozinho liga um conjunto de 6 LEDs neste interruptor e os outros 2 castanhos juntos serve para ligar/desligar outro conjunto de 6 LEDs que tambem é ligado/desligado no interruptor da Imagem 2.

as minhas dúvidas:
No shelly ligo o N e o L (na Imagem 1 é o preto que está ao lado dos 2 castanhos?) que vem do quadro no respetivo sitio do shelly. O que ligo no 01 e 02 e no S1 e S2???

Como podem ver tenho:
2 L(pretos): um que vem do quadro e outro que vai para o interruptor da Imagem 2 (onde ligo este que me “sobra”?)
3 castanhos:onde o castanho sozinho neste interruptor apenas liga/desliga o 1º conjunto de 6 LEDs e os 2 castanhos juntos (na Imagem 1) vao para o outro interruptor (Imagem 2), onde no 1º interruptor consigo ligar/desligar o conjunto 2 de 6 LEDs e no 2º interruptor apenas consigo ligar/desligar o 2ª conjunto.

Desculpem qualquer calinada. Se puderem ajudar a fazer as ligações. Não quero torrar o shelly ou apanhar algum esticão e se puderem explicar como se fosse uma criança :wink:
vi uma publicação do @FSousa mas não consegui perceber muito bem

@rui_20_andre Antes de fazeres as ligações confirma o seguinte tendo em conta esta imagem…

1 - Nos números assinalados, entre o 1 e o 2 qual deles é a alimentação e qual deles vai ligar ao conjunto de leds?

2 - Entre o 3 e 4 qual deles é a alimentação e qual deles vai ligar ao outro conjunto de leds?

3 - O ligador que tem dentro da caixa de aparelhagem do interruptor 1 que fios tem lá ligados?

Boas @FSousa,

então se não estou em erro é assim:
número 1 está ligado ao Ligador (este Ligador tem ligação ao interruptor 1+ interruptor 2 (penso ser o nº4) + quadro luz)
número 2 vem dos LEDs (fio castanho)
número 3 vem dos LEDs (fio preto)
outros castanhos ao lado do preto (nº 1) vão para o interruptor 2

No interruptor 1: o botão da esquerda (do lado do nºs 1 e 2) liga/desliga 6 LEDs e o botão da direita (do lado do nº3) com o interruptor 2 ligam/desligam outro conjunto de 6 LEDs

@rui_20_andre Ok… fazes o seguinte… Desligas o geral do quadro eléctrico… Instalas o shelly 2 na caixa de aparelhagem do interruptor 1 e fazes as seguintes ligações sempre com fio rigido de 1.5mm.

De seguida o esquema do shelly2 para ajudar…

shelly2

Os numeros a que me vou referir são os da imagem do meu post anterior.

1 - Se o neutro que está na caixa de aparelhagem tiver um ligador com um buraco livre, adicionas um fio azul e que vai ligar no N do shelly. Se não tiver ligador tens de adicionar um para poderes fazer esta ligação.

2 - Do ligador existente que tem fio para o numero 1 e 4 da imagem anterior, ligas mais um fio preto que vai ligar no L do shelly.

3 - Desligas o fio 2 do interruptor 1 e ligas no 01 do shelly.

4 - Desligas o fio 3 do interruptor 1 e ligas no 02 do shelly.

5 - Adicionas um fio preto que liga no 2 do interruptor 1 e vai ligar no S1 do shelly.

6 - Adicionas um fio preto que liga no 3 do interruptor 1 e vai ligar no S2 do shelly.

Depois de teres as ligações feitas, confirma se está tudo bem antes de montar tudo dentro da caixa de aparelhagem e ligar a energia para testar.

Antes de montares o shelly, aconselho caso ainda não o tenhas feito, a flashar o shelly com tasmota para integrar no home assistant.
Se fores utilizar o firmware original, no futuro caso queiras flashar por exemplo tasmota, tens de desmontar tudo para poder flashar outro firmware.

Tenho alguns shelly 1 e nunca cheguei a ver o firmware original. A primeira coisa que fiz foi flashar tasmota.

Qualquer duvida, pergunta antes de começares a instalação do shelly. :wink:

2 Curtiram

O Neutro que tenho está ligado às lampadas e ao quadro eléctrico. Está tipo “enroscado” um no outro. O melhor é desfazer isso e colocar um ligador triplo, onde coloco estes 2 mais o que vai para o Shelly certo?
De resto acho que percebi.
Em princípio vou ligar com o software original, pois como ainda não tenho o Home Assistant, mas sim o Hub Smartthings V2

O que deves ter a ligar esses neutros deve ser um ligador tipo torix. Isso já não se usa.

É melhor colocares ligador tipo wago como o que tens nas fotos.

Não te esqueças que estás num fórum de Home Assistant :wink:

1 Curtiu

Obrigado @FSousa!!

Já está tudo a funcionar como deve de ser!!! É que o ano passado estoirei um shelly por causa de não perceber das ligações…
Ficou tudo apertadinho na caixa, quase que não cabe, mas ficou tudo lá dentro!

Agora a “guerra” continua com o GH mini… já detecta tudo mas ao colocar as Rotinas não me faz nada!!! Já com umas tomadas e a Luz de Natal é igual… Vamos lá ver o que pode ser!!

Obrigado mais uma vez


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade