Leitura de tópico mqtt a partir de um wemos

Boas…estou com aquele feeling que estou a ser maçarico e que a solução está à vista…mas cá vai a minha duvida.

Tenho um sensor magnético que detecta o estado do portão da garagem e está tudo a funcionar correctamente no HA…agora surgiu a necessidade de saber o estado do portão com o wemos e um led que apresenta a cor vermelha para fechado e verde para aberto.

Portanto a minha necessidade é colocar o wemos a ler o tópico do HA para saber qual a cor do led que deve apresentar:

No configuration.yaml. (à hora em que escrevo isto, já fiz algumas alterações)

  • platform: mqtt
    name: “Portao da Garagem”
    state_topic: “casa/garagem/sensor/magnetic”
    #command_topic: “casa/garagem/sensor/magnetic”
    #availability_topic: “casa/garagem/sensor/magnetic”
    payload_on: “Aberto”
    payload_off: “Fechado”
    icon: mdi:garage

No Wemos, tenho a correr o exemplo mqtt_esp8266 do Arduino IDE (com adição de user/password do mqtt server)

Fiquei com a sensação que ao fazer o client.subscribe ao tópico na função callback, qualquer alteração do estado desse tópico seria capturado pelo Wemos, mas não estou a conseguir :frowning:

Tenho o feeling que me falta coisas no HA, no Wemos e no sensor original que detecta o estado do sensor magnético do portão…

Qualquer ajuda é bem vinda! Obrigado

No que diz respeito a MQTT o site HiveMQ é uma biblia…

https://www.hivemq.com/blog/mqtt-client-library-encyclopedia-arduino-pubsubclient/

Agradeço a resposta…mas já dei conta do problema…estava a usar um wemos que usei num projecto anterior e que quando desoldei da placa veio com alguma solda agarrada aos pinos…depois de tanto martelar, lá me decidi a tirar outro da embalagem e fiz upload do mesmo código…fixed!

Aparentemente o wemos original precisa de uma lavagem de solda, funcionava bem para o blink do led builtin, mas para ler tópicos MQTT estava armado em esquisito.

Por mim podem apagar este tópico enquanto me vou auto flagelar por ter incomodado a malta com estes peaners…

Abraço a todos

Lol…

Não vamos apagar o tópico pois pode acontecer a mais alguém e assim já se conhece uma possivél solução.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade