Lâmpada yeelight com shelly1

Boas!

Estou com um dilema.
Tenho na iluminação de um quarto uma lâmpada yeelight RGB.
A controlar a alimentação da mesma tenho um shelly1 com tasmota.
Tenho dois interruptores “burros” ligado ao shelly que neste momento apagam e acendem a lâmpada se forem usados.
Consigo também ligar e desligar através do HA.

A questão é a seguinte:

Pretendia que o shelly ao receber o sinal dos interruptores apenas dê-se os comandos para ligar e desligar a lâmpada mas não desliga-se o relé a não ser que eu assim o desejasse…

Ou seja a lâmpada teria sempre corrente mesmo apagada…
Assim evitaria estar à espera que a mesma inicie para aparecer no HA.

Andei à procura mas não encontrei.
O mais parecido que encontrei foi tipo o exemplo de usar o sonoff com o sensor pir.
À partida mudando o tamosta de shelly um para outro tipo daria para fazer isto?

Mas como fazer isso?

Desde já obrigado a todos.

cumprimentos

Francisco

Diria que o mais fácil e seria o que eu faria, era em vez de ligar a lâmpada ao shelly dar-lhe corrente directa. Assim o shelly só serviria como actuado.

Se não percebi mal o problema seria se não tivesse acesso ao HA. Se o mesmo deixasse de funcionar os interruptores ficavam inutilizados e não conseguiria ligar a lâmpada…

Faz sentido sim, não me lembrei desse pormenor. Pelo que li no grupo de suporte no Facebook, os programadores do shelly deverão estar a preparar algo.

O que tu queres fazer consegues com um onofre. Com o shelly tens as configurações muito limitadas a nível de tasmota e a actuação é direta do S1 ao 01

@Luis_Andrade algum input?

Tens várias soluções… Contudo, a resposta é utilizar um light group.

Recomendo utilizar um light group (não é um grupo normal) em que ao ligar este, o mesmo vai ligar o relé e a lâmpada fornecendo os elementos de dim e cores no ha.

Pessoalmente, utilizo este sistema num model mais complexo: Onofre (com tasmota), lâmpadas Philips (zigbee) e um comando Logitech para fazer o on/off e dim. O mesmo, cenário pode ser aplicado a shelly e yeelight de forma mais simples.

Não há por aí um exemplo para eu dar uma vista de olhos?
É que não estou a perceber como iria colocar os interruptores a fazer isso…

Pelo que dizes com o grupo é fácil de fazer mas apenas no home assistant e mesmo assim a lâmpada perde sempre a energia.
Com isso do grupo podia criar um botão fictício para ligar o relé e ao mesmo tempo a lâmpada… percebi bem?

Isso é fácil de fazer mas eu pretendia era que a lâmpada nunca perdesse a energia, mesmo desligada…

Primeiro, será melhor entender qual é a real necessidade para a lâmpada nunca perder a energia?

Por exemplo, se apenas desligar a lâmpada com o HA e o relé ficar ON se a quiser acender no interruptor tenho que o usar duas vezes…

Acho que não fiz entender correctamente.
O Light group é que vai atuar na função de on e off em ambos, ao mesmo tempo (relé e lâmpada). Desta forma, quando no HA ligas/desligas, a instrução vai para as duas entidades (relé e lâmpada). Quando utilizado o interruptor de parede a lâmpada vai ficar ligada/ desligada (por receber/ perder energia), por via do relé aberto/ fechado atualizando o estado no HA. Desta forma, caso tenhas algum constrangimento a nível de HA, zigbee, wifi,… o comportamento do interruptor será independente e indiferente, atuando de forma convencional/ não inteligente e atualizando posteriormente os estados quando as comunicações estiverem restabelecidas.
O cenário que identificas nunca irá acontecer devido a haver sempre uma atuação dupla (em grupo).
Os únicos “problemas” são:

  • A lâmpada ficar indisponível quando este light group estiver off. Não acreditando que tal seja importante ou crítico no normal funcionamento.
  • Delay de alguns segundos (1 a 2 no caso do zigbee) para a entrada da lâmpada na rede e disponibilizar as funções de dim e cores.

Contudo, nenhuma das identificadas será visível a nível do frontend por estar incluída numa única entidade apresentada (light group) que ignora esse estado e atualiza de forma automática e transparente.
Basicamente, com esta entidade (agrupa duas outras) ficas com um único relé visível, apresentando o dim e cores quando estiver on.
Outra vantagem é poupar energia e proteger a lâmpada, quando estiver off por motivo da corrente cortada pelo relé e não passar energia para o circuito da lâmpada.
Em resumo, a função de on/ off da lâmpada é eliminada passando a mesma para o relé do shelly, Onofre, sonoff,… ficando on/ off quando o recebe energia ou cortada.
Tal como tinha dito, anteriormente, utilizo este sistema em praticamente todos os interruptores e lâmpadas inteligentes e em cenários mais complexos como comutação dupla e tripla de interruptores, para várias lâmpadas, com comandos,… e com sincronismo de dim e cores sempre de forma imediata, até hoje, sem constrangimentos ou limitações.

Ainda sou um pouco verde nestas andanças mas supostamente um Light group não permite a adição de switches ou estou a ver mal?

Um grupo normal faz isso mas deixa-me sem acesso ao dim e às cores…

Caso influencie estou a usar o lovelace…

Podes definir o shelly, onfre, sonoff,… como light. Não existe problema. Inclusive, muitos definem sempre como light quando está a atuar numa lâmpada.

O Light group não disponibiliza controlo individual como um grupo… mas, adiciona todas as vantagens como se fosse uma única light, visto ser visualmente apresentado como light. Assim, as mudanças de cor de icon e interface é refletido graficamente ao contrário do grupo que fica com interface genérico. Ou seja, visualmente no interface não destingues a diferença de um light group para uma light. O ideal para o pretendido.
Contudo, não podes controlar individualmente os dois no interface, a não ser que disponibilizes individualmente… mas, para efeitos de frontend fica melhor um light group… por ser mais prático e intuitivo na utilização diária, sem o risco de um ficar ligado e o outro desligado e aparecer indisponível ou com um estado diferente do resultado prático em termos de iluminação.

sim, já fiz isso…
O único inconveniente é mesmo ainda demorar alguns segundos até o sim e as cores ficarem disponíveis…

Esse delay dependente da tecnologia utilizada na comunicação. No caso do zigbee demora 1 a 2 segundos… em wifi pode demorar mais.

Contudo, o que achas da utilização deste método para o teu objectivo?

é bem visto…

Obrigado

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade