Keeper: HA and MQTT service monitor

Olá.
Venho partilhar um projeto que consiste na monitorização dos serviços MQTT e HA.
Todos os meus sensors, até ao momento, e automações dependem de MQTT o que faz com que este serviço seja vital para o funcionamento do meu sistema.
Ao longo de alguma semanas reparei que, no meu raspberry, o serviçode MQTT ou não era inicializado ou simplemente deixava de funcionar. Daí o desenvolvimento do Keeper (https://github.com/nragon/keeper)
Este sistema permita a troca de mensagens com o HA para constante monitorização da conexão MQTT. Funciona como high availability (de certa forma) para estes dois sistemas.
Caso hajas falhas, o Keeper pode optar por fazer restart ao MQTT, ao HA ou em casos extremos um reboot ao sistema.

Estas são a metricas que estão disponiveis automaticamente no HA

O projeto ainda esta em desenvolvimento e à espera de novas ideias.
Qualquer dúvida ou sugestão basta dizer :slight_smile:

Abraço,
Nuno

2 Curtiram

Olá @nragon antes de mais obrigado por teres atendido o meu pedido no forum oficial, e gostaria de te dar as boas vindas à CPHA.
Sem dúvida Uma Partilha muito interessante.
Gostaria já de te perguntar, se funciona no Hass.io.

Obrigado :slight_smile:
Apenas testei no raspbian com venv. Mas acredito que funcione.
Adicionei um installer que cria um venv para o Keeper e adiciona o systemd automaticamente.
Estou a agora a criar um dockerfile.

NOTA: Teoricamente deveria funcionar em qualquer sistema uma vez que as comunicações são feitas via MQTT. A unica diferença esta nos comandos de restart que poderao eventualmente mudar.

3 Curtiram

Boas, @nragon estou a tentar instalar isto. Tenho o raspberry pi a correr hassio. Quando faço ./installer.sh ele dá erro:

Checking system
[ERROR] systemd is required!

Como é que consigo adicionar o systemd?

Obrigado

@joaocosme, no hassio não vai funcionar com o installer. Ainda nao tive oportunidade de olhar para plugins do hassio. Acho que usa dockerfiles, o qual já existe um na repo do keeper mas ainda não testado.
Pelo que li os custom addons estão situados na folder /addons do hassio. Tenta criar uma folder /addons/keeper e fazer download da repor para essa folder. A unica coisa que não existe é o config.json que deve estar na folder /addons/keeper com o conteudo:
{
“name”: “Keeper”,
“version”: “0.1”,
“slug”: “keeper”,
“description”: “Keeper add-on!”,
“startup”: “before”,
“boot”: “auto”,
“options”: {},
“schema”: {}
}

De momento não consigo ver se é necessário mais alguma coisa.
Abraço

Outra coisa que tenho ver como funciona são os comandos para fazer restart a outros containers apartir do keeper. Nos comandos “mqtt.restart.command”, “ha.restart.command” e “system.restart.command” cada um deve fazer restart ao respetivo container.

Fiz isso como disseste mas nos addons no hassio não aparece nada… Provavelmente é necessário fazer mais qualquer coisa, mas também não sei o quê… Se conseguisses criar um addon para hassio era top, acredito que dava jeito a muita gente, inclusive eu… Não sei se tens mais alguma sugestão que possa tentar, mas obrigado na mesma

@joaocosme, já tinha falado com o Nuno @nragon , sobre a possibilidade do addon para o Hassio, conforme ele disse, assim que tiver disponibilidade partilha com a malta :slight_smile:

1 Curtiu

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade