Iotizar termoacumulador "inteligente" Ariston Lydos Eco

Boas pessoal,

Tenho um termoacumulador dito inteligente que tem funções de aprendizagem dos hábitos de consumo, modo poupança, boost etc. Mas tudo através de um painel de botões.
Queria ter um maior controlo (remoto) sobre ele. Neste momento tenho um sonoff pow para controlar consumos e como switch. O problema é que com o switch tou muito limitado, pois como o termoacumulador tem memória, se eu o desligar através do sonoff, é voltar a ligar ele volta ao último estado. Por exemplo, se o termo tiver em standby, através do sonoff nunca o consigo aquecer a água, porque ele vai ficar sempre em standby (seu último estado).

Alguém já brincou com um termoacumulador do género?
O que é que posso fazer para ter um maior controlo remoto?



Obrigado

Boas, não me parece fácil dares a volta a isso.
Normalmente as marcas têm módulos que são comprados à parte que passa a ter ligação Wifi, dessa forma pode haver mais probabilidade de conseguires integrar no home assistant.
O problema é que costuma ficar caro…

Pois o único módulo Wi-Fi que encontro da Ariston custa 150€ e não é compatível com o meu termoacumulador.

É pena ainda não haver algo simples DIY para este género de equipamentos.

Poderia tentar descobrir na main board onde estão ligadas os sensores de temperatura, mas não quero estar a perder a garantia, visto ainda só ter 6 meses.

Se alguém conhecer uma solução, mesmo um pouco arcaica partilhe sff :blush:
Obrigado

Boas.

Tenho algo semelhante:
Painel solar Solius HidraPack com um controlador solar Solius 21.
Basicamente o sistema é composto por:

  • Painel solar no telhado (têm um sensor de temperatura “colado” ao tubo na parte mais alta do mesmo). O sensor dá a temperatura do fluido de trabalho para o controlador.
  • Acumulador de 300 lts de agua no interior da casa (acumulador cilíndrico vertical). No acumulador está o seguinte:
    * Controlador
    * Sistema de circulação do fluido de trabalho (fluido que recebe calor dos painéis e transmite o mesmo para o acumulador - apenas o faz quando a bomba de circulação está a funcionar).
    * sensor de temperatura na parte inferior do acumulador.
    * resistência de 2000 w para compensar nos dias em que não existe sol e aquecer a água.

Funcionamento do sistema:
Quando a temperatura do painel solar é maior que a temperatura na parte inferior do acumulador em x graus (penso que 10, mas não tenho a certeza) o controlador acciona a bomba de circulação para que o circuito comece a funcionar e o calor captado pelo painel seja transferido para o acumulador.

O que já fiz e consigo controlar:
Comecei por colocar um TP-Link na tomada da resistência que está programado para ser ligado apena durante o periodo vazio (tenho tarifa bi-horaria). Para já não tenho automatismos. Apenas estou a controlar manualmente para reduzir o consumo de electricidade.

Na tomada onde se liga o controlador coloquei um shelly 1pm. Neste momento já estou a monitorizar os consumos do mesmo (menos de 1 w quando a bomba de circulação está desligada).
Mandei vir da Shelly o Temperature Sensor Addon for Shelly 1/1PM + 3xDS18B20 para colocar no shelly 1PM que já tenho.
A minha intenção é colocar 2 sondas de temperaturas em 2 orificios que o acumulador tem para esse efeito, ficando com a informação da temperatura da água na parte superior do acumulador (mais quente) e ainda com a temperatura na parte inferior do acumulador (mais fria, e onde já existe um sensor de temperatura do controlador). Ainda não sei se vou conseguir (devido a ser uma distância grande) mas vou tentar colocar a 3ª sonda no painel solar.
Ora, com isto, o meu objetivo é ficar com a informação total do estado do sistema no HA.

Automatismos e eventuais possibilidades de controlo no futuro:

  • ter noção da quantidade de água quente que tenho no acumulador.
  • Analisando o consumo atual do controlador/bomba de circulação consigo saber a que velocidade a mesma está (o controlador tem uma escala visual de funcionamento da bomba de 0 a 30).
  • controlar de forma mais eficaz os ciclos de ligar/desligar da resistência (isto consome que nem é bom!!!). Eventualmente integrar com a previsão do tempo, quantidade de água quente que tenho no acumulador, etc, etc…

Vantagens desta minha abordagem: Não utilizo nenhum dos sensores do sistema original. Apenas estou a obter em paralelo os dados para poder criar cenários e poupar energia pela utilização mais eficaz da resistência.

Espero ter ajudado e estou disponível para debater as minhas ideias/soluções.

Para o meu Ariston inteligente de 80 litros, coloquei uma tomada Blitzwolf SHP8, com Tasmota, e montei uma série de sensores e automações:

sensor:
# Determina se o termoacumulador está em estado de erro, por não ter aquecido a água durante o período da noite. 
  - platform: template
    sensors:
      estado_termoacumulador:
        friendly_name: 'Estado Termoacumulador'
        entity_id: sensor.termoacumulador_potencia
        value_template: >
          {% if states('sensor.termoacumulador_potencia')|int >= 200 %}
            {{ 'on' }}
          {% elif '06:00' <= now().strftime("%H:%M") and states('sensor.termoacumulador_energia_hoje')|float < 0.5 and is_state('input_boolean.away_mode','off') %}
            {{ 'Erro' }}
          {% else %}
            {{ 'off' }}
          {% endif %}
        icon_template: >
          {% if is_state('sensor.estado_termoacumulador','on') %}
            {{ 'mdi:water-boiler' }}
          {% elif is_state('sensor.estado_termoacumulador','off') %}
            {{ 'mdi:water-boiler-off' }}    
          {% else %}
            {{ 'mdi:water-boiler-alert' }}  
          {% endif %}

# Determina quantos graus o termoacumulador já incrementou na água, desde as 00h do dia. Permite vir a determinar a temperatura mínima registada antes de aquecer a água, considerando que a temperatura máxima a que ele a aquece é constante, por exemplo, 60 ºC. Estatísticas de consumo de água quente podem ser derivadas a partir daqui também.
      delta_t_termoacumulador:
        friendly_name: 'Delta Temp. Termoacumulador'
        entity_id: sensor.termoacumulador_energia_hoje
        icon_template: >
          {{ 'mdi:thermometer-plus' }}
## https://bigladdersoftware.com/epx/docs/8-0/input-output-reference/page-025.html#field-tank-volume-1
## https://www.usgs.gov/special-topic/water-science-school/science/water-density
## https://www.engineeringtoolbox.com/specific-heat-capacity-water-d_660.html
        value_template: >
          {% set cm = (4.183016667*80*0.9*0.989056667*1000) %}
          {% set energy = ((states('sensor.termoacumulador_energia_hoje')|float)*3600000) %}
          {{ (energy/cm) | round(1) }}
        unit_of_measurement: 'ºC'
switch:
# Blitzwolf SHP8 Nº 1 - Termoacumulador
  - platform: mqtt
    name: "Termoacumulador ON/OFF"
    state_topic: "stat/termoacumulador/POWER"
    command_topic: "cmnd/termoacumulador/POWER"
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    retain: false
    icon: 'mdi:water-boiler'
    qos: 1
sensor:
# Blitzwolf SHP8 Nº 1 - Termoacumulador
  - platform: mqtt
    name: "Termoacumulador - Energia hoje"
    state_topic: "tele/termoacumulador/SENSOR"
    value_template: '{{ value_json["ENERGY"]["Today"] }}'
    unit_of_measurement: "kWh"
    icon: mdi:power-socket-eu
  - platform: mqtt
    name: "Termoacumulador - Energia ontem"
    state_topic: "tele/termoacumulador/SENSOR"
    value_template: '{{ value_json["ENERGY"]["Yesterday"] }}'
    unit_of_measurement: "kWh"
    icon: mdi:power-socket-eu
  - platform: mqtt
    name: "Termoacumulador - Energia total"
    state_topic: "tele/termoacumulador/SENSOR"
    value_template: '{{ value_json["ENERGY"]["Total"] }}'
    unit_of_measurement: "kWh"
    icon: mdi:power-socket-eu
  - platform: mqtt
    name: "Termoacumulador - Potência"
    state_topic: "tele/termoacumulador/SENSOR"
    value_template: '{{ value_json["ENERGY"]["Power"] }}'
    unit_of_measurement: "W"
    icon: mdi:power-plug
  - platform: mqtt
    name: "Termoacumulador - Tensão"
    state_topic: "tele/termoacumulador/SENSOR"
    value_template: '{{ value_json["ENERGY"]["Voltage"] }}'
    unit_of_measurement: "V"
    icon: mdi:flash
  - platform: mqtt
    name: "Termoacumulador - Fator de potência"
    state_topic: "tele/termoacumulador/SENSOR"
    value_template: '{{ value_json["ENERGY"]["Factor"] }}'
    unit_of_measurement: "pu"
    icon: mdi:percent

O meu está sempre em modo “eco plus”, forçado apenas e só a ligar entre as 01:00 e as 04:00 da madrugada. Para aproveitar a tarifa bi-horária.

Adicionalmente, quanto o HA determina a minha ausência de casa após 24h, desliga a tomada dele (SHP8) e corta a água à casa, através de um atuador de válvula. Faz a operação inversa no meu regresso.

Espero ter ajudado.

[[]]

Obrigado lopitos pela partilha :slight_smile:

Eu não uso painéis solares térmicos, o meu termoaculador é apenas eléctrico, com uma resistência de 1500W.

Eu também tenho um sonoff pow a controlar os consumos e a fazer switch on/off, mas como o meu termo tem controladora que tem as funções standby, boost e eco, quando eu desligo no sonoff e volto a ligar ele fica na última função que estava antes de ser desligado.
Ou seja corro o risco de alguem ir lá fisicamente e colocar em standby, e eu atraves do sonoff não consigo colocar a aquecer água.

Eu também queria colocar umas sondas em paralelo dentro da cuba, mas não vejo sitio para as colocar.

ReDaLeRt muito boa solução para conseguir prever o comportamento do Termoacumulado.

Não sabes se há alguma forma de colocar uma sonda de temperatura dentro do termo para ter uma fonte de informação, assim era possível fazer automação através do consumo e da temperatura da agua.

Já pensei colocar algo na saída da da agua quente:

Pelo que tenho lido na net a board usada neste termo “TermoWatt SPA” já está preparada para trabalhar com um getway. A gateway chama-se “Ariston sensys net light” e custa à volta de 150€

Da controladora para o painel de botões vêm 5 fios, provavelmente será 1 para o botão standby, outro para o botão boost, outro botão ECO, outro para os botões de regular a temperatura, e talvez o 4º e o 5º o “RX e TX” para leitura e escrita dos dados.


Para intervir diretamente na placa, só intercetando os circuitos, um por um.

Eu optei por deixar o controlo de temperatura automatizado pelo próprio termo-acumulador. Para lhe aumentar a eficiência, coloquei uma válvula termoestática imediatamente à saída dele, regulada para 40ºC. Não só por isso, mas também para proteger pessoas contra queimaduras.

Poderá também usar um sensor de temperatura acoplado à saída de água quente, em linha, para determinar indiretamente a temperatura da água na cuba. Pois, a água é condutora de calor e propaga essa “informação” para a boca da saída dela quente do termoacumulador. Em regime dinâmico ou termoestático, os valores poderão ser representativos. Só testando.

Thanks again :blush:

Podes partilhar a torneira termostatica que estás a usar?
Vi algumas na banggod, achas que são eficazes?

Há no Leroy, Aki e afins. É uma normalíssima: https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Canalizacao/Acessorios-aquecimento-agua/WPR_REF_13801823

BTW, aos interessados: https://github.com/chomupashchuk/ariston-remotethermo-home-assistant

Obrigado Tiago,

Essas misturadores ainda são caras :stuck_out_tongue_winking_eye:
Queria arranjar uma que desse para colocar sondas de temperatura, para analisar a temperatura da agua que vem do termoacumulador, mas não encontro nada. Essas misturadores tem alguma sonda dentro?


Essa biblioteca que criaste é para trabalhar com o Ariston sensys net, correto?

Obrigado pela partilha

As misturadoras são caras, mas valem o dinheiro a longo prazo, em poupança de energia e na fatura do médico de uma eventual queimadura grave. Segurança em primeiro lugar. :slight_smile:

Podes comprar um acessório para a tubagem, com sonda. Não conheço, talvez em casas especializadas.

Por exemplo, um termómetro analógico para tubagens: https://www.nicolaurosa.com/valvulascaleffi/9441-termometro-radial-d80-mm-0-120-c-1-2-sonda-45-mm-688100-caleffi-8016615024128.html?search_query=termometro&results=11

Há que encontrar o respectivo digital e com interface de comunicação RS232 ou afim, para integrar num ESP8266, com Tasmota ou ESPHome.

Procura numa boa casa de canalização, aquecimento de águas ou solar térmico.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade