IOTizar termoacumolador do AQC

Boas venho aqui pedir ajuda para um projeto que tenho em mente.

A ideia seria ter um Sonoff TH a funcionar com o tasmota como termostato.


Funções necessárias:

Ponto 1:

Ser thermostat switch com set point fixo de 24 graus celsius, a função do switch é desligar a bomba circuladora para que a temperatura do termoacumulador não seja inferior 24 graus.

Esta opção seria para substituir o termostato mecânico/mercúrio pelo sonoff TH tem de ficar fixa dentro to tasmota sempre que ele arranca acume a função descrita.

Ponto2:

Ter uma opção via mqtt para forçar a paragem da bomba circuladora mesmo que a temperatura seja superior a 24 graus tipo “modo manual”

Obrigado

E o que é que ja tentaste para atingir esse fim?

Olá @j_assuncao estou a fazer testes seguindo isto:

https://tasmota.github.io/docs/Thermostat/

Mas estou com dificuldades em atingir o objectivo.

Eu tenho uma “meia solução” aplicada.

Falo um pouco do que fiz em:
ECOFORESP - IOTizar uma caldeira a pellets ECOFOREST

Na prática em mantive um termostato de imersão no cilindro, mas este passou a fazer só de entrada de switch para um Sonoff, o qual controla a electroválvula.

Tenho também uma sonda DS18B20 no cilindro para controlar a temperatura, mas não a uso na automação por ter o dito termostato.

Ola @Peixeiro lendo o teu post lembrei-me que posso deixar o termostato de emersão e por o sonoff a ligar e desligar corrente do termostato. O único senão é perder o sensor de temperatura pois não tenho mais furos no termoacumulador.

O ideal era tirar o termostato de emersão, mas vou analisar melhor no local.

Obrigado pelo teu feedback.

O termostato de imersão que eu tenho é este: https://www.caleffi.com/portugal/pt/catalogue/termostato-de-imersao-regulavel-622002

Estava a controlar directamente uma electrovalvula, mas eu coloquei-o só como comando para o Sonoff r2 Dual com Tasmota. A electrovalvula passou a estar ligada directamente ao sonoff.
Eu montei assim, pois já tinha o termostato e desta forma controla a temperatura mesmo que falhe a internet, o Home Assistant, …

Em relação ao DS18B20, eu coloquei-o no mesmo buraco onde está a sonda original que controla o apoio electríco, a mesmo do cilindro. Abri a tampa de plástico e reparei que esta la um “bom buraco para enfiar mais um” sensor e funciona muito bem! Dá é a temperatura da água a um nível superior do outro termostato, pois este está a meio do cilindro e o outro mais em baixo.

1 Curtiu

Bem depois de vários testes e com ajuda do pessoal do fórum no Discord objetivos foram alcançados.

Um especial agradecimento para @MadDoctor na correção das RULES no Tasmota e @Luis_Andrade no script para configuration.yaml..

Snap 2021-05-14 at 14.24.17

Primeiro passo vamos adicionar as Rules na consola do Tasmota

#ThermoSwitch Setpoint 24°C:
Rule1 ON DS18B20#Temperature<24 DO Power1 0 ENDON ON DS18B20#Temperature>24.5 DO Power1 1 ENDON
#Activar a Rule1 com:
Rule1 5

#Sonoff TH Button Action:
Rule2 ON Button1#State=2 DO BACKLOG Rule1 1; Publish stat/aqc_05566D/RULE1 ON ENDON ON Button1#State=11 DO BACKLOG Rule1 0; Power1 0; Publish stat/aqc_05566D/RULE1 OFF ENDON ON Button1#State=3 DO BACKLOG Rule1 0; Power1 toggle ENDON
#Activar a Rule2 com:
Rule2 1

#HA & NodeRED MQTT Integration:
Rule3 ON EVENT#aqcON DO BACKLOG Rule1 1; Publish stat/aqc_05566D/RULE1 ON ENDON ON EVENT#aqcOFF DO BACKLOG Rule1 0; Power1 0; Publish stat/aqc_05566D/RULE1 OFF ENDON
#Activar a Rule3 com:
Rule3 1

Segundo passo configuration.yaml :

# HA AQC Control configuration.yaml
switch:
  - platform: mqtt
    #unique_id: aqc_control_switch
    name: "AQC Control Switch"
    state_topic: "stat/aqc_05566D/RULE1"
    command_topic: "cmnd/aqc_05566D/EVENT"
    availability_topic: "tele/aqc_05566D/LWT"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    payload_on: "aqcON"
    payload_off: "aqcOFF"
    state_on: "ON"
    state_off: "OFF"
    optimistic: false
    qos: 0
    retain: true

Depois é só procurar por “AQC Control Switch” e integrar no dashboard ao gosto de cada um.

Este pequeno manual não esta muito detalhado mas espero que seja útil. Este mundo do Home Assistant ainda é novo para mim mas estou muito entusiasmado tenho aprendido muito com o pessoal.

Git com mais informação:
https://github.com/MiguelRenato/AQC-Automation

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade