IOTizar termoacumolador do AQC

Boas venho aqui pedir ajuda para um projeto que tenho em mente.

A ideia seria ter um Sonoff TH a funcionar com o tasmota como termostato.


Funções necessárias:

Ponto 1:

Ser thermostat switch com set point fixo de 24 graus celsius, a função do switch é desligar a bomba circuladora para que a temperatura do termoacumulador não seja inferior 24 graus.

Esta opção seria para substituir o termostato mecânico/mercúrio pelo sonoff TH tem de ficar fixa dentro to tasmota sempre que ele arranca acume a função descrita.

Ponto2:

Ter uma opção via mqtt para forçar a paragem da bomba circuladora mesmo que a temperatura seja superior a 24 graus tipo “modo manual”

Obrigado

E o que é que ja tentaste para atingir esse fim?

Olá @j_assuncao estou a fazer testes seguindo isto:

https://tasmota.github.io/docs/Thermostat/

Mas estou com dificuldades em atingir o objectivo.

Eu tenho uma “meia solução” aplicada.

Falo um pouco do que fiz em:
ECOFORESP - IOTizar uma caldeira a pellets ECOFOREST

Na prática em mantive um termostato de imersão no cilindro, mas este passou a fazer só de entrada de switch para um Sonoff, o qual controla a electroválvula.

Tenho também uma sonda DS18B20 no cilindro para controlar a temperatura, mas não a uso na automação por ter o dito termostato.

Ola @Peixeiro lendo o teu post lembrei-me que posso deixar o termostato de emersão e por o sonoff a ligar e desligar corrente do termostato. O único senão é perder o sensor de temperatura pois não tenho mais furos no termoacumulador.

O ideal era tirar o termostato de emersão, mas vou analisar melhor no local.

Obrigado pelo teu feedback.

O termostato de imersão que eu tenho é este: https://www.caleffi.com/portugal/pt/catalogue/termostato-de-imersao-regulavel-622002

Estava a controlar directamente uma electrovalvula, mas eu coloquei-o só como comando para o Sonoff r2 Dual com Tasmota. A electrovalvula passou a estar ligada directamente ao sonoff.
Eu montei assim, pois já tinha o termostato e desta forma controla a temperatura mesmo que falhe a internet, o Home Assistant, …

Em relação ao DS18B20, eu coloquei-o no mesmo buraco onde está a sonda original que controla o apoio electríco, a mesmo do cilindro. Abri a tampa de plástico e reparei que esta la um “bom buraco para enfiar mais um” sensor e funciona muito bem! Dá é a temperatura da água a um nível superior do outro termostato, pois este está a meio do cilindro e o outro mais em baixo.

1 Like

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade