Viva , vou colocar painéis solares na minha casa e gostaria saber qual o vosso inversor e se conseguem facilmente integrar os valores de produção atual no Home Assistant e até integrar no dashboard de energia.
Até agora tenho orçamentos para inversores Huawey mas a integração parece-me bastante complexa.
Sei que há integração para o meu inversor Solax; mas como já tinha, antes da sua instalação, pinças no quadro (ligadas a Shelly EM & Wibeee) a analisar corrente(consumo), foi só posicionar outras vindas do inversor a analisar produção. Nunca usei dita integração.
Tens até bastantes topics, por aqui, sobre receber dados directos do contador inteligente bi-direcional (e-redes); quando te forem instalar um apto a isso, depois da instalação solar. É uma outra opção.
Eu optei por Microinversores IQ7+ - Enphase juntamente com a gateway Envoy. É através desta que comunica com a internet (wifi ou eth) e o sistema/app da Enphase, que tem integração direta no HA. Nunca falhou até ao momento. Tenho lá ligadas duas pinças, para medir o consumo na entrada e a produção dos painéis. Monitoriza os dados gerais pela gateway e ainda identifica a produção por painel.
Há vantagens e desvantagens na utilização de microinversores vs inversor, pelo que só lendo e ponderando bem… esta gateway permite ligar até 600 microinversores e visto que passam a ter suporte e updates de firmware via fabricante, expande a garantia dos IQ7+ para 25 anos.
Eu ainda adicionei a leitura dos dados do contador. No entanto um não substitui o outro.
Utilizo um inversor Studer. Não existe uma integração específica para esta marca, mas consigo ler os dados de desempenho no HA através da ligação JSON dos sensores RESTful ao portal da nuvem da Studer.
Tenho um Growatt, como regularmente os servidores deles não funcionam, optei por ligar um Raspberry PI com o software Solar Assistant, funciona muito bem como standalone e igualmente bem com o HomeAssistant (só uma chamada de atenção, como ele calcula os kWh de hora em hora e para que o HA mostre os dados correctamente no dash da energia convem adiantar o relogio do Solar Assistant uns 2-3min).