Interruptores para estore

Precisava de ajuda no seguinte: estou a pensar numa de 2 soluções para interruptores de luz estores.

  1. Manter todos os interruptores comuns Legrand e instalar switches nas caixas. Agradecia sugestão para esta aplicação, se possível de integração fácil no HA

  2. Ir substituindo os interruptores. Neste caso, de modo a manter o aspecto, teria de optar por uma marca que tivesse os 2 tipos: normais para a luz e dos alternados para estores. Gosto muito da estética dos AQARA, mas julgo não terem destes dos estores (para além do formato quadrado). Alguém conhece uma marca que tenha interruptores para ambas as aplicações? (não queria os touch).

Obrigado!

A solução é Shelly 2.5 com interruptores de mola EFAPEL.

1 Curtiu

Obrigado mais uma vez @j_assuncao.
Suponho que com essa solução possa manter os actuais interruptores, correcto?

Já agora, tenho-me apercebido de muitos tópicos sobre flashar o shelly, etc. É um equipamento de integração directa ou vai requerer muita lavoura?

Podes sempre manter os interruptores mas os de mola são os mais utilizados até pelo aspecto visual.

Podes usar o Shelly com o firmware de origem com MQTT mas eu pessoalmente prefiro flashar Tasmota.

Pessoal numa casa nova, optavam por colocar shelly ou interruptores wifi (tuya por exemplo)? Ou outro? Quais as razões dessa opção? Isto em relação aos estores. Obrigado

Numa casa nova, havendo orçamento para tal, knx…
Não havendo, em caso de instalação centralizada e “gerida” pelo próprio, ou sonoff 4ch pro ou wemos + placas de relés (ou PLC para malta mais “avançada”). Se não centralizada, shelly…
Isto IMHO, claro!

alem de mqtt tens uma integração direta que não precisa de mqtt e funcionar bastante bem. chama-se shelly4hass e está disponível no HACS

Sonoff 4ch pro para estores? Além disso mesmo que seja para luzes é possível integrar depois com interruptores normais e guardar o estado caso a alteração ligado/desligado seja despoletada manualmente no interruptor?

sim, é possível, usando interruptores de mola, os quais aconselho vivamente se usares um sistema destes instalado de raiz… Implica saber usar um ferro de soldar…

Onde posso encontrar como fazer as ligações entre os interruptores e o sonoff 4ch pro de modo a que o estado se altere qd a comutação é feita pelo interruptor?
Se utilizar a saida dos relés NC/NO com o interruptor em paralelo o estado não se altera se a comutação for feita pelo interruptor, certo?

Em lado nenhum. Os Sonoff 4CH (Pro ou não) não permitem a ligação a interruptores sem que sejam feitas alterações a nível de hardware.

Não se altera nem pelo interruptor nem nem pelo Sonoff porque isso não pode ser ligado assim.

Tens de soldar os fios em paralelo com os botões que ele já tem…

Podes usar o esquema abaixo para soldar os fios. Marquei as soldaduras de cada botão em cores diferentes mas as ligações não têm polaridade.

:warning: Atenção que estas ligações funcionam a 3V3 pelo que em ligações muito longas poderá haver ghost switching e NUNCA ligar a interruptores que também comutem cargas a 230V (excepto se os interruptores tenham os circuitos isolados, como por exemplo o EFAPEL 21156).

Obrigado @Maddoctor

E relativamente à configuração do Tasmota necessito de alguma alteração?
Já agora o interruptor tem que ser de mola ou pode ser basculante?

Deve ser de mola neste caso… Noutros devices depende…


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade