Interruptores de parede para as lampadas e candeeiros philips hue

Boas,

Tenho instalado na minha casa, em quase todas as divisões, lampadas e candeeiros da philips hue. Para cada divisão / candeeiro / lampada, necessito de utilizar o dimmer switch da philips, Em termos de colocar esses dimmers na parede nao é facil e obriga a comprar um suporte para fixar na parede. A minha questão é, nao ha possibilidade de utilizar um interruptor de parede, como tem a yeelight e ou a tplink e que seja compativel com a philips hue? Os buracos que tenho na parede com o sistema antigo nao é facil de tapar :slight_smile:

Podes colocar um esp dentro do interruptor e mudares a vista para botões de pressão.

Adicionalmente, podes utilizar um outro comando remoto (ex: Logitech) para controlares (dimming incluído) todas as lâmpadas, interruptores, tomadas, … que defines no HA. Ficando assim com um único comando remoto para controlares todas as lâmpadas, estores e demais equipamentos multimédia que tenhas definido no HA e ficarem visíveis no comando.

obrigado pela ajuda, mas eu queria manter na mesma interruptores de parede. A ideia era ter interruptores de parede que dessem para as lampadas da philips hue, manter o padrao tradicional na parede (em termos de ideia). Sei que, por exemplo, a tplink tem interruptores engraçados que funcionam com as lampadas da tplink. A questão era saber se tambem podiam funcionar com a philips, ou outro switch de parede parecido.

Como referi anteriormente, se colocares um esp (ex: bhonofre) dentro do interruptor podes manter toda a estética em termos de interruptores. A sugestão de trocar por interruptores de pressão é para a função de dimming.

Em termos lógicos o interruptor ao ser pressionado envia para o HA um mqtt que por sua vez faz atuar a lâmpada. Ou seja: esp (mqtt) -> ha (mqtt)/ ha (cc2531 ou hue bridge) -> lâmpada (zigbee).

Pessoalmente, tenho montado várias a funcionar dessa forma. Inclusive, num cenário um pouco mais complexo que envolve outro relé antes da lâmpada, no caso da rede zigbee/wifi/mqtt/ha não estar operacional e poder sempre ligar/ desligar as lâmpadas.

Obrigado pela ajuda, não há nenhum esquema ou vídeo a explicar a Última resposta com o exp? Muito obrigado

Não conheço nenhum esquema já feito ou vídeo. O que tenho implementado foi só mesmo para o meu cenário em específico.

Contudo, a solução sem relé é relativamente simples de fazer. Basta criar uma light no HA que subscrever o tópico enviado pelo esp que está no interruptor e atuar/ comandar a lâmpada.

No caso em que tens um relé no interruptor, deve ser criado um grupo com o interruptor e a lâmpada. Quando o grupo é ativado ambos (interruptor e lâmpada) são ligados/ desligados.

No meu cenário em específico é possível ligar/desligar a lâmpada de um candeeiro de teto, fisicamente no interruptor de parede, mesmo no caso em que parte/ tudo o resto não esteja operacional. Basta haver eletricidade para acender a lâmpada :wink:

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade