Interruptor Tuya

Boa tarde a todos.
Embora ainda não tenha recebido o produto mas já esteja em Portugal, mandei vir um interruptor tuya e as novas versões tasmota já inclui, mas o que eu realmente queria era tentar perceber é se será possível alterar a parte do touch e converter em dimmer físico. Não sou fã do touch e a ideia é manter a mesma linha de interruptor e tomadas.
Gostava de saber se há alguém na mesma situação e com vontade de fazer o mesmo

Não entendi muito bem o que queres fazer…
Queres manter a mesma linha de interruptor, e de tomadas que tens em casa… e encomendaste um interruptor tuya??

Na sala tenho 2 dimmers para as lâmpadas. Quero manter o aspecto exterior. Apenas isso

Coloca umas fotos do que tens , e do que compraste.

aquilo que comprei foi isto

image

isto é o que eu tenho
image
queria aproveitar a parte exterior e colocar dentro isto ou algo parecido que dê o aspecto original.
image

atenção que toda a parte electrónica pode ficar escondida

em ultimo caso poderia colocar algo assim que pertence à mesma série

image

Pois… é que continuo a não entender porque compraste esse interruptor, é que não tem nada haver com a linha que já tens.
Era preferivel comprares o que tens ai na ultima foto, e depois por dentro do interruptor tentares usar um bhonofre, ainda assim não sei se o tasmota já suporta dimmer, tens que tentar ler a wiki deles.

O Tasmota pelo que eu sei não suportava Dimmer, mas nestas ultimas atualizações , aceita tuya , daí eu mandar vir um apenas e só para experimentar… Caso resulte, mando vir mais porque vou precisar de pelo menos mais um.
Repito… Isto é uma experiencia que poderá resultar e que pelo que eu sei seria do interesse de muitas pessoas

Mas se resultar dizes que vais mandar vir mais… mas se queres manter a mesma linha… isso é totalmente diferente…ou queres ter várias nações de interruptores ai em casa??

quando eu digo “resultar” é conseguir que externamente fique tudo igual

Das duas uma… ou metes tudo o que seja interruptores ai em casa dessa marca… ou metes a linha que ja tens, e vendes isso que compraste.

Nada disso. A casa já está toda com sonoff e só me falta a sala. Todos os interruptores são os de origem e estão a trabalhar. O que quero dizer é que mantive os interruptores originais.

Desculpa, mas não consigo entender…o que estás a dizer…não consigo arranjar forma de te ajudar.
Dizes que tens uma marca/linha de interruptores que não queres mudar…depois tens um tuya e depois ainda dizes que tens a casa toda com sonoff’s…

Olá Rui, se bem entendi queres tentar utilizar o tuya para dimmer (porque viste que o tasmota suporta) mas arranjar maneira de adaptar o exterior dos dimmers da legrand que tens, usando um potenciómetro ou rotary encoder (não percebi pela imagem) certo?

Olá Tiago, é exactamente isso que eu pretendo. Julgo que poderá ser possível essa adaptação, mas ainda não tenho o interruptor comigo (deverá chegar esta semana) e depois ainda vou estudar o interruptor e tentar perceber se electronicamente é possível essa alteração.
Caso seja penso que será a solução para algumas pessoas que têm o mesmo interesse.

Já agora uma pergunta, as lâmpadas que vais controlar com essa geringonça são dimaveis?

Tem de ser. Para já tenho gu10 incandescentes, mas irei alterar por leds.

Bom dia a todos.
Já tenho o interruptor comigo. Depois de muitas voltas e voltas lá consegui entrar em programação. Fiz um backup da flash original e em seguida flashei com tasmota.
A parte do dimmer por touch funciona e vê-se no log a percentagem a que se encontra, mas agora e depois de ver os GPIO disponíveis, queria pedir ajuda para tentar alterar de touch para dimmer com botão. Alguém me pode ajudar?
Estas são as imagens do log

Nos parametros é isto que tenho
image

(já agora gostava de saber onde é que posso obter informação de todas as opções ( Ex: saber qual a diferença entre switch1 e switch 1n)

internamente o interruptor é assim:

Muito obrigado por tudo

vou tambem pedir uma ajuda noutra situação…

consigo desligar e ligar, mas não consigo ter acesso ao dimmer no HA

o que tenho está assim

switch:

  - platform: mqtt
    name: "Tuya"
    friendly_name: "Dimmer"
    icon: mdi:power-socket-eu
    state_topic: "stat/tuyadimmer1/POWER"
    command_topic: "cmnd/tuyadimmer1/POWER"
    availability_topic: "tele/tuyadimmer1/LWT"
    brightness_state_topic: "stat/tuyadimmer1/RESULT"
    brightness_command_topic: "cmnd/tuyadimmer1/Dimmer"
    brightness_scale: 100
    brightness_value_template: >
      {% if value_json.Dimmer is defined %}
        {{ value_json.Dimmer }}
      {% else %}
        {% if state_attr('light.tuyadimmer1','brightness') == none %}
          0
        {% else %}
          {{ state_attr('light.tuyadimmer1','brightness') / 255 * 100 }}
        {% endif %}
      {% endif %}
    qos: 1
    payload_on: "ON"
    payload_off: "OFF"
    payload_available: "Online"
    payload_not_available: "Offline"
    retain: false

Falta alguma coisa ??

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade