Interruptor convecional 3W

Estou testando o sistema que quero implementar na minha casa(que está a ser construída) na casa que moro atualmente…
Aqui é usado os interruptores de parede convencional 3Way para o acionamento das lâmpadas, minha ideia é colocar o sistema (ESP32, MQTT, HA) sem por em risco a estabilidade da instalação elétrica. E deixar independente de modo que se o sistema (ESP32, MQTT, HA) vir a falhar/queimar o interruptor de parede continue a funcionar.

Já consegui por em prática isso que quero, o único problema é que se a lâmpada for acionada pelo interruptor de parede o sistema (ESP32, MQTT, HA) não identifica que a lâmpada está acionada.

Há algum modo de fazer essa identificação? Pensei em sensores de corrente ou de tensão, porém estou sem saber como implementar isso.

Alguém me ajuda com dicas de como proceder?

Grato a todos.

Se estas a contruir a casa do 0 deverias pensar melhor como vais fazer a tua rede, tens aqui 1 hipotece de fazer algo em condiçoes.
Estamos a usar o ESP8266, ESP32, ou equipamento zigbee porque é facil e barato de instalar numa casa onde a instalação electrica já está passada.
Eu entendo o teu raciocínio mas estas te a limitar, se fizeres a instalação dessa maneira por exemplo nunca vais poder controlar a intensidade e/ou temperactura da luz com o interruptor.

@backonline em caso de contrução o que recomendas?

Também gostaria de saber o que tu recomendas.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade