Interligação entre multiplas localizações, multiplos HA

Boas a todos, procurei mas não encontrei algo que respondesse ao que preciso.

Tenho um HA em casa, e queria também automatizar a casa de “fim de semana” (claro, com HA).

A pergunta: qual a melhor maneira de integrar os dois HA? O que pretendo é de alguma forma, ter um unico ‘frontend’ para ambos e ainda se possivel, poder automatizar de forma cruzada (p.e. quando entro numa casa, colocar a outra casa em modo stand by, e.g. ligar alarmes, desligar aparelhos, etc, etc)

Não sei se o HA cloud permite isto, mas não é algo que me agrade (prefiro ter o meu servidor ‘lá fora’ e fazer de proxy entre ambos, ou algo assim se possivel)

Alguém com esta situação resolvida?

Thanks desde já

Para dispositivos wifi podes configurar uma vpn para a casa onde tens o servidor HA e configuras tudo num só.
No caso de dispositivos tipo zwave ou zigbee talvez seja um pouco mais difícil.

O contra da vpn é que só funciona com internet

Já viste o Mqtt eventstream?

No outro local, tenho um misto de sensores zigbee (temperatura, presença, portas e janelas) e wifi (cameras e esp8266s)

Por outro lado, eu não queria que certas automações (rega e tal) ficassem dependentes da internet (para complicar ainda mais) :nerd_face:

Nem sabia… Não, mas vou já ver…

E parece um óptimo caminho! Vou investigar… Mas é promissor. Em ambos os locais, tenho pens zigbee2mqtt

estás como eu :slight_smile: Por falta de tempo paciência ainda não liguei os dois, mas é uma coisa que está nos planos… Isto ia lá era com um salazar mqtt em cada esquina!

olha, já me arranjaste trabalhinho para hoje. Se quiseres passa no discord que sempre dá para trocar umas ideias


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade