Intercomunicador COMELIT - D1 mini

Boas,

Tenho um intercomunicador a COMELIT 2622 no prédio ao qual pretendia ser notificado quando tocam à campainha como também proceder à abertura da porta do prédio remotamente.
Segui a ideia deste projeto ( https://community.home-assistant.io/t/how-to-smartify-my-intercom/676723/6 ), e com algumas partilhas aqui do pessoal também procedi a ideia desta forma (foto em anexo).

• D1 mini alimentado externamente;

• Sensor de vibração encostado ao bezouro ( para detetar o acionamento da campainha);

• Relé 5v ( este relé sofreu uma adaptação para funcionar) https://www.youtube.com/watch?v=p7wmzAzDX-Q; para abertura de porta;

Com isto foi só proceder às ligações de ambos e tudo a funcionar com ESPHome durante uns dias. O que me trás aqui é que após uns dias, não sei precisar quanto tempo, deixou de abrir a fechadura do prédio e ultimamento sempre que acionava o relé, a fechadura ficava com um barulho ensurdecedor que me deu a ententer que o relé estava sempre a acionar o botão mesmo com a alimentação dele desligado.
Ou o relé avariou por coinsidencia, ou a ligação não pode ser assim feita e ter que levar alguma resistência pelo caminho? Que me dizem?

Ou haverá outra forma de fazer o acionamento da fechadura?

OBS: o esphome do D1 mini, estava com 1s para acionamento do relé e voltar a NO novamente:

switch:
  - platform: gpio
    id: open_relay
    name: "Porta Predio"
    restore_mode: ALWAYS_OFF
    pin: GPIO2
    on_turn_on:
      then:
        - delay: 1000ms
        - switch.turn_off: open_relay

binary_sensor:
  - platform: gpio
    pin: GPIO13
    name: "Campainha"
    filters:
    - delayed_on: 10ms
    - delayed_off: 10ms

Obrigado
Abraço

eu penso que o teu problema está aqui minuto 4:30 do video… porque não arranjar um rele de 3.3V para fazer o trabalho em vez de inventar com um de 5V. já agora os 5V que tens são contínuos de uma boa fonte de alimentação correcto? verifica se o D1 mini não tem estado constantemente e fazer Brownout… os 5V DC devem ser de uma fonte fiável.

o gajo diz que pode ser difícil encontrar um modulo rele de 3,3V 10 segundos de pesquisa no google:::

1 Curtiu

Apliquei este relé como o tinha aqui sem uso. Mas quando o fui a experimentar ele não dava sinal, então procurei o porquê, e fiz essa alteração…

Posso vir a experimentar com um de 3.3v, por não ser contacto seco não tem nada a ver? Ou não ajudará? Ou até mesmo alguma resistência será necessária?

A fonto do D1 mini penso que não tenha problemas, apliquei mesmo um carregador 230v para 5v USB.
Como no D1 mini também está o sensor para a campainha, sempre que toco no interruptor, ele da mês sinal por isso quero querer que o transformador está ok nesse sentido.
Mas volta e meia recebo notificações falsas,as deve ser do sensor de vibração… Digo eu…

Posso vir a experimentar com um de 3.3v, por não ser contacto seco não tem nada a ver? Ou não ajudará? Ou até mesmo alguma resistência será necessária?

tanto o teu que tens agora como o que te mandei é contacto seco. e para esta situação convém sempre ser contacto seco, não sabes qual é a voltagem de funcionamento do sinal que estás a tentar comandar e o mais certo é ser 12V AC que era algo que se utilizava muito nas campainhas e nos fechos das portas.

Mas volta e meia recebo notificações falsas,as deve ser do sensor de vibração… Digo eu…

é possível que seja isso, no entanto podes calibrar isso para diminuir falsas notificações, o esphome tem forma de filtrar o sinal analógico, se é assim que estás a controla o sensor de vibração.

Para não interferir com a instalação do prédio, usei um switchbot. Não é a solução mais elegante, mas não corro riscos e funciona na perfeição há anos.

1 Curtiu

Kama – Substitui o Comelit por B Ticino com WI-FI e terás o que queres, e mais.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade