Integrar UPS Salicru SPS SOHO+ em Proxmox e Home Assistant

Partilho um tutorial, passo-a-passo, para integração de UPS SPS SOHO+, da Salicru, com um HUB de domótica a executar Home Assistant. Por exemplo:

É possível graças à porta de comunicação USB que está disponível na parte de trás da UPS, usando o software NUT diretamente em Proxmox. Tanto o server como o client que despoletarão processos de encerramento do Proxmox, bem como reportarão dados para o HA.

Esta integração foi testada numa configuração de HA virtualizado em Proxmox. Contudo, não fica limitada, podendo ser portada para outras facilmente e sem esforço.

O tutorial atualizado está aqui: https://github.com/tiagofreire-pt/Home_Assistant_Salicru_SOHO_UPS

10 Curtiram

Muito bom tutorial, obrigado pela partilha!

Agora, com automação para desligar o host de Proxmox VE, em caso de descarga da UPS: https://github.com/tiagofreire-pt/Home_Assistant_Salicru_SOHO_UPS/blob/master/README.md#automating-the-shutdown-process

3 Curtiram

@ReDaLeRt Obrigado pelo tutorial.

No meu caso é uma salicru SPS 1500 e o meu ficheiro /etc/nut/ups.conf ficou assim:

maxretry = 3
[salicru]
#driver = usbhid-ups
driver = blazer_usb
port = auto
desc = "Salicru"
# 15 seconds between each polling
pollinterval = 15

Caso pretendes podes adicionar ao teu tutorial :wink:

1 Curtiu

Obrigado!

Não conseguiste com a usbhid-ups?

Dava erro que não se ligava a ups (vi nos logs).

@ReDaLeRt Muito obrigado pelo excelente tutorial.

A minha UPS SPS SOHO+ 1200 já está a bombar no HA.

Só não implementei a última parte do tutorial (automatismo para reiniciar a UPS), porque não percebi o que tenho de fazer aqui " /config/shell_scripts/proxmox_shutdown_host_pve.bash"

1 Curtiu

Basta criar uma pasta e esse ficheiro dentro da de configuração do HA (onde reside o configuration.yaml).

Queria comprar uma mais barata, tipo a UPS Salicru SPS ONE 700VA Line-interactive USB, acham que dá na mesma para integrar.?

É provável que sim. Mas sem garantias.

Olá Tiago

Excelente tutorial !!

Eu tenho uma Salicru SPS SOHO+ 1200VA tenho que alterar alguma coisa ?

Obrigado,

Francisco Quaresma

1 Curtiu

Consegui integrar com a SPS ONE 700VA seguindo este tutorial. É semelhante ao tutorial partilhado pelo Tiago (obrigado pela partilha!) mas tem algumas diferenças, como o driver por exemplo.

Já agora, perdi algum tempo porque tinha uma password com caracteres especiais, caso tenham um problema de ligação do Home Assistant ao nut server verifiquem se funciona com uma password mais simples.

Boas

Desculpem desenterrar o tópico mas tentei fazer o mesmo e consegui através do Add-on oficial “Network UPS Tools”.

Depois basta nas integrações adicionar o server e ficam os dados disponíveis.

Utilizei para integrar uma Salicru SPS ONE 700VA

Abraço

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade