Integrar televisões Hisense em Home Assistant

Como não existem à data integrações muito funcionais para integrar estas smart tv em Home Assistant, decidi criar um tutorial, passo-a-passo, testado e a funcionar para ajudar.

Para garantir que o conteúdo do tutorial está mantido em várias plataformas, deixo-vos o repositório do github onde ele está atualizado: https://github.com/tiagofreire-pt/tv_hisense_home_assistant/

Existem os seguintes conteúdos que poderão ajudar quem quiser desenvolver mais:

muito obrigado. vou testar mais logo.

Tenho uma 55U7A e nunca vi uma smart tv mais burra do que esta. Uma perfeita desilusão em termos de aplicações e restrições. update, nem vê-los. Assistência técnica… o que é isso?

Não recomendo hisense!

Na minha opinião, o melhor investimento, sendo escalável, funcional e mais económico a longo prazo, é investir numa TV “burra” com o melhor painel de ecrã possível e adicionar-lhe inteligência com recurso a box android por HDMI.

Efetivamente, as verdadeiras “smart tv” pagam-se muito caro e fica-se sempre mal servido. A longo prazo, pior ainda. Esta TV não é excepção disso mas funciona muito bem.Tanto apps integradas, como a box android com SoC S912 que lhe associei, já integrada em HA por Android ADB.

Boa tarde.

Tenho uma Smart TV Hisense. Consigo comunicar com ela através de um cliente MQTT no meu pc, e executar o WOL (Wake-on-LAN), através dos endereço MAC e IP e porta. Ou seja, a parte dos certificados não é necessária.
Contudo, sou bastante novato no HASS.io e ainda estou a aprender.
Infelizmente, não consigo fazer a integração nem com o método do @ReDaLeRt, nem com o do newAM. Alguém me pode ajudar?

Obrigado,
João.

Há modelos de anos anteriores que não têm o seu broker MQTT encriptado. Melhor ainda.

Creio que bastará ignorar a parte dos certificados e usar esta configuração no /share/mosquitto/hisense.conf:

connection hisensemqtt
address TV_IP_ADDRESS_CHANGE_IT_HERE:36669
username hisenseservice
password multimqttservice
clientid HomeAssistant
try_private false
start_type automatic
topic +/remoteapp/# both

Boas. Obrigado pela resposta! Antes de me responder, entretanto, já consegui fazer setup da mesma no Hass.io.
O meu problema é que o sensor que determina se a TV está ligada não parece funcionar.
Tenho usado dois botões separados para On e Off. Seria possível fazer ping ao endereço IP da TV. Se a tv responder, está ligada. Se não, estaria desligada. Antes de encontrar o seu post e este fórum, tinha dado uma vista de olhos na thread do @K-1/Krazy998, e também usa ping. Embora seja uma solução um pouco rudimentar, não consigo ver outra solução.
Como é que o seu método para determinar o estado da TV funciona?

Obrigado mais uma vez.

Explora o broker MQTT da TV, vendo os tópicos que estão disponíveis, usando o programa “MQTT Explorer”.

Podes encontrar algum tópico relevante. Que me lembra, há-os que são periódicos e que só têm mensagens novas quando está ligada.

Já tinha experimentado. Vou experimentar se com o WOL, a tv dá broadcast de alguma coisa nos tópicos. Reparei também que comigo, pelo menos, o ficheiro hisense.conf parece ser opcional. Tenho o ip da TV configurado na integração do Mosquitto e funciona perfeitamente.
Se for do vosso interesse, adicionei também outro cartão ao lado do input com a aplicação que está a ser usada.
Na minha tv, pelo menos, no tópico ‘/remoteapp/mobile/broadcast/ui_service/state’, a tv dá resultado em json: “{“statetype”:“app”,“name”:“netflix”,“url”:“netflix”}”.
Uso no ‘value_template’: “{{ value_json.name }}”. O nome vem em minúsculas. Não dará para mudar com um if statement? (não sei se isso é possível no Hass).
Vou então explorar. Obrigado!

com um if, não, mas podes mudar…

Copyright © 2017-2020. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade