Integrar televisões Hisense em Home Assistant

Como não existem à data integrações muito funcionais para integrar estas smart tv em Home Assistant, decidi criar um tutorial, passo-a-passo, testado e a funcionar para ajudar.

Para garantir que o conteúdo do tutorial está mantido em várias plataformas, deixo-vos o repositório do github onde ele está atualizado: https://github.com/tiagofreire-pt/tv_hisense_home_assistant/

Existem os seguintes conteúdos que poderão ajudar quem quiser desenvolver mais:



muito obrigado. vou testar mais logo.

Tenho uma 55U7A e nunca vi uma smart tv mais burra do que esta. Uma perfeita desilusão em termos de aplicações e restrições. update, nem vê-los. Assistência técnica… o que é isso?

Não recomendo hisense!

Na minha opinião, o melhor investimento, sendo escalável, funcional e mais económico a longo prazo, é investir numa TV “burra” com o melhor painel de ecrã possível e adicionar-lhe inteligência com recurso a box android por HDMI.

Efetivamente, as verdadeiras “smart tv” pagam-se muito caro e fica-se sempre mal servido. A longo prazo, pior ainda. Esta TV não é excepção disso mas funciona muito bem.Tanto apps integradas, como a box android com SoC S912 que lhe associei, já integrada em HA por Android ADB.

1 Curtiu

Boa tarde.

Tenho uma Smart TV Hisense. Consigo comunicar com ela através de um cliente MQTT no meu pc, e executar o WOL (Wake-on-LAN), através dos endereço MAC e IP e porta. Ou seja, a parte dos certificados não é necessária.
Contudo, sou bastante novato no HASS.io e ainda estou a aprender.
Infelizmente, não consigo fazer a integração nem com o método do @ReDaLeRt, nem com o do newAM. Alguém me pode ajudar?

Obrigado,
João.

Há modelos de anos anteriores que não têm o seu broker MQTT encriptado. Melhor ainda.

Creio que bastará ignorar a parte dos certificados e usar esta configuração no /share/mosquitto/hisense.conf:

connection hisensemqtt
address TV_IP_ADDRESS_CHANGE_IT_HERE:36669
username hisenseservice
password multimqttservice
clientid HomeAssistant
try_private false
start_type automatic
topic +/remoteapp/# both

Boas. Obrigado pela resposta! Antes de me responder, entretanto, já consegui fazer setup da mesma no Hass.io.
O meu problema é que o sensor que determina se a TV está ligada não parece funcionar.
Tenho usado dois botões separados para On e Off. Seria possível fazer ping ao endereço IP da TV. Se a tv responder, está ligada. Se não, estaria desligada. Antes de encontrar o seu post e este fórum, tinha dado uma vista de olhos na thread do @K-1/Krazy998, e também usa ping. Embora seja uma solução um pouco rudimentar, não consigo ver outra solução.
Como é que o seu método para determinar o estado da TV funciona?

Obrigado mais uma vez.

Explora o broker MQTT da TV, vendo os tópicos que estão disponíveis, usando o programa “MQTT Explorer”.

Podes encontrar algum tópico relevante. Que me lembra, há-os que são periódicos e que só têm mensagens novas quando está ligada.

Já tinha experimentado. Vou experimentar se com o WOL, a tv dá broadcast de alguma coisa nos tópicos. Reparei também que comigo, pelo menos, o ficheiro hisense.conf parece ser opcional. Tenho o ip da TV configurado na integração do Mosquitto e funciona perfeitamente.
Se for do vosso interesse, adicionei também outro cartão ao lado do input com a aplicação que está a ser usada.
Na minha tv, pelo menos, no tópico ‘/remoteapp/mobile/broadcast/ui_service/state’, a tv dá resultado em json: “{“statetype”:“app”,“name”:“netflix”,“url”:“netflix”}”.
Uso no ‘value_template’: “{{ value_json.name }}”. O nome vem em minúsculas. Não dará para mudar com um if statement? (não sei se isso é possível no Hass).
Vou então explorar. Obrigado!

com um if, não, mas podes mudar…

Boa tarde,
Obrigado por esta partilha, funcionou tudo à primeira, excepto o ON/OFF, não dá mesmo qualquer sinal. Já testei o wake on lan e funciona, mas apenas com IP além do MAC. Têm alguma ideia do que pode estar errado no home assistant?

switches.yaml
- platform: template
  switches:
    hisense_tv:
      icon_template: >
        {% if is_state('switch.hisense_tv','on') %}
          {{ 'mdi:television-classic' }}
        {% else %}
          {{ 'mdi:television-classic-off' }}
        {% endif %}
      friendly_name: 'Hisense TV'
      value_template: >
        {{ is_state('device_tracker.hisense_tv', 'home') }}
      turn_on:
        service: wake_on_lan.send_magic_packet
        data:
          mac: 'TV_MAC'
          broadcast_address: 'A.B.C.D'
      turn_off:
        service: mqtt.publish
        data:
          topic: '/remoteapp/tv/remote_service/REMOTEAPP_MAC$normal/actions/sendkey'
          payload: 'KEY_POWER'
> Bloco de Citação

configuration.yaml

switch: !include switches.yaml
...
sensor:
- platform: mqtt
    name: "TV - Source"
    state_topic: "/remoteapp/mobile/broadcast/ui_service/state"
    value_template: "{{ value_json.sourceid }}"
...
wake_on_lan:

Boas

Boa Pascoa a Todos e Saúde.

O que estou a fazer de errado ? Não consigo obter os certificados.

Olá Malta!
Espero que esteja tudo bem convosco!
Estou com o problema de integrar a minha tv hisense no HA.
É uma A7 e não consigo establecer concexão com o MQTT.
Alguém me poderia ajudar?
Abraços a todos!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade