Integrar Carro "não inteligente"

Viva. Já vi falar-se deste tema de integrar as informações de carros, mas a maior parte das vezes ou recorrendo às apps das marcas mais conhecidas ou então porque são carros electricos e são mais voltados para estas coisas do software.

Será que alguem ja testou alguma coisa, que possa ser partilhado?

Do que já procurei a maior parte das informações dos veiculos pode ser obtida através de OBD2, e através do “Torque” (com integração no HA) daria para criar sensores para muita coisa.

Alguem com experiencia nisto? Queria perceber até onde vai a potencialidade disto, já que aparecem uns dashboards com o numero de km por dia, estado do deposito de gasolina etc.

Outra questão seria, se aqui na Europa alguem tem conhecimento de dispositivos para ligar OBD2 que sejam fiaveis e que permitam o que foi mencionado.

Procura na Amazon por Bafx Obd2 e depois dá uma vista de olhos no canal do YouTube Make it Work

Foi esse mesmo video que vi. A Bafx não estaria muito inclinado pk está na Amazon a 52€ e há outros por isso gostaria de saber opiniões, se varios dispositivos funcionam ou apenas essa versao da Bafx, o que é feito por cá porque os carros americanos, modelos etc sao diferentes e no meu caso Honda é sempre mais “problematico”. Só se sabe de alguns projectos ou há pessoal por cá com algo a funcionar bem?

Experimentei uns tempos e desisti. A minha ideia seria tambem contabilizar kms das viaturas, usei o Torque e para alem de ser apenas possível 1 viatura pois a APK apesar de ter vários perfis apenas envia para o HA informação de uma. Depois os sensores que estavam disponíveis não me faziam grande diferença, os km’s por exemplo não eram lidos.

usei esta integração:

No meu entender, uma solução destas teria que funcionar independente do telemóvel e preferencialmente de forma constante e não somente quando apanha wifi em algum lado, para tal deveria ter módulo GSM (4G) e já agora GPS para podermos localizar o carro.
Há algumas placas já com isso tudo, ficando só a faltar o módulo canbus, no entanto tudo junto, mais o trabalho de programar, … talvez fosse melhor a aquisição de hardware já feito tipo isto:
https://www.openvehicles.com/

Pelo que vi faz tudo e mais alguma coisa, mas ainda são 180$ pelo hardware mais completo, já com modem 4G.

Certo, é que nos posts dá para ver a funcionar mas depois o uso continuo não consigo perceber como é. Como mencionado isto só deve funcionar quando conectado, no entanto o meu carro tem wi-fi por isso posso usar o telefone como hotspot, só que alguns destes dispositivos sao bluetooth por isso pode estar sempre emparelhado (penso eu). Mas será que todos estes leitores OBD têm os mesmos sensores? E pode variar com as marcas? Quais os que já testaram?

Também vi no video do “make it work” que por exemplo usa NFC tags para no veiculo triggar todas as automações. Isso pouparia muito tempo, especialmente se é a esposa que tiver que fazer tudo antes de arrancar com o carro haha

Bom dia,

Peço desculpa por me intrometer na conversa mas o tema é o mesmo.
E no caso de um carro antigo mas com um sistema Android tipo AENON, é possível? Como?

Se é Android instalar a app oficial do HA… Mais simples que isso parece-me difícil…

Isso eu percebo. Mas como é que depois vou retirar os dados do carro? Eles estão numa app própria. I-bus.

A app do HA tem sensores próprios e não lê dados de outras aplicações.

Já pesquisaste para saber se essa app que falas integra com o HA?

Já, mas infelizmente não tem.
Obrigado!

Sempre que busco um carro para alugar no Auto Jardim faço questão de que ele contemple uma integração total. Mas simplesmente não tem como você integrar nada em seu carro sem que ele seja (ou, pelo menos, sem que você o transforme) em um carro inteligente. A não ser que você conheça algum programador que esteja disposto a tentar essa empreitada, porque com certeza existem formas de se fazer isso, mas infelizmente não de um jeito simples como gostaríamos.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade