Integrações em tablet com vista ao público

Boa tarde.

Tenho HA a rodar em box android, a coisa funciona bastante bem, com poucos soluços. No meu caso, esta instância do HA deveria ser mais um WA (Workplace Assistant), visto que controla várias coisas no meu local de trabalho, e muito bem.

Tenho um tablet android num suporte, em parte dedicado ao HA, mas parcialmente visível ao público.

Quero saber/quero ajuda:

  • É possível criar um dashboard no lovelace com um único cartão a passar as notícias do Google News, nem que seja ao estilo RSS? Já pesquisei e dizem ser possível, com um addon do HACS chamado “list-card” (https://github.com/iantrich/list-card), que encontro no git, mas não no HACS, apesar de no git dizer que se instala via HACS. No list-card, iria mostrar um sensor.feedparser, mas não consigo por isto a funcionar. Consigo ler o sensor num cartão entidade (diz-me que tenho 10 notícias novas, que foi o configurado), mas mais nada. (PS: Já tinha exposto a dúvida no grupo do Facebook, mas sem resposta, e entretanto o list-card começou a funcionar, mas sem dar notícias…)

  • É possível fazer com que o HA vá circulando pelos vários dashboards de modo automático?

  • Por vezes, quando tento adicionar um novo dashboard, o novo dashboard copia um dos outros, não o conseguindo apagar via interface, apenas consigo apagá-lo via yaml. Fez-me isto algumas vezes. Porquê? Alguém sabe? Assume o icon que lhe atribuo, mas assume o nome e tudo o resto do último dashboard visto.

  • Tenho um humidificador/ambientador blitzwolf, consegui usa-lo via localtuya como entidade fan. Consigo ligar e desligar apenas. Alguém sabe como se conseguirá regular a intensidade e a luz?

Obrigado desde já!

Boas,

Quanto à primeira questão, a resposta é sim. Se o google news tiver alguma feed rss, ainda melhor, caso contrario podes criar um scraper para criar uma lista de noticias a mapear para um sensor que vai sendo atualizado de x em x minutos (conforme definires). Podes utilizar depois um card html que utiliza os dados dos sensores para mostrar no card. Definines a UI à tua maneira.
Eu tenho o custom card “list-card”, na altura fiz um teste com uma feed rss do jornal O Jogo e Jornal de Noticias.

Obrigado pela resposta.
Eu criei um sensor feedparser, mas não funciona. Andei à procura na net e uns diziam que se tinha que alterar configurações, outros que se tinha que usar uma versão anterior do add-on… Já tentei tudo e nada resulta. Como configuraste o sensor? E o custom list-card no Lovelace?
Obrigado!

Para criar o sensor, segui estes passos: https://github.com/custom-components/feedparser

Criei o sensor assim:
image

Codigo do card:

type: custom:vertical-stack-in-card
cards:

  • type: custom:list-card
    entity: sensor.o_jogo_ultimas
    feed_attribute: entries
    row_limit: 20
    style: |
    table {
    border-collapse:separate;
    border:solid black 1px;
    border-radius:6px;
    -moz-border-radius:6px;
    }
    @media print {
    table,
    table tr td,
    table tr th {
    page-break-inside: avoid;
    }
    }
    th {
    text-align:centerriob
    }
    td, th {
    border: 1px solid #ddd;
    padding: 8px;
    }

    tr:nth-child(even){
    background-color: #f2f2f2;
    }

    tr:hover {
    background-color: #ddd;
    }

    th {
    padding-top: 12px;
    padding-bottom: 12px;
    text-align: left;
    background-color: #04AA6D;
    color: white;
    }
    columns:

    • title: O Jogo - Últimas Notícias
      field: title
      add_link: link
  • type: custom:list-card
    entity: sensor.jornal_noticias_ultimas
    title: Jornal Notícias Últimas
    feed_attribute: entries
    row_limit: 20
    style: |
    table {
    table-layout: fixed;
    }
    @media print {
    table,
    table tr td,
    table tr th {
    page-break-inside: avoid;
    }
    }
    th {
    text-align:centerriob
    }
    td, th {
    border: 1px solid #ddd;
    padding: 8px;
    }

    tr:nth-child(even){
    background-color: #f2f2f2;
    }

    tr:hover {
    background-color: #ddd;
    }

    th {
    padding-top: 12px;
    padding-bottom: 12px;
    text-align: left;
    background-color: #04AA6D;
    color: white;
    }
    columns:

    • title: Notícia
      field: title
      add_link: link

Já respondi à tua questão. Será que não te falta adicionar o feedparser para conseguires criar o sensor?!

Esse código deve ser publicado como texto, sff. E o código a seguir está mal formatado…

https://forum.cpha.pt/faq

Então agradece-se ajuda porque da parte do sensor eu consigo trabalhar. O código para o card percebo pouco ou nada disso.
O sensor está configurado no ficheiro sensor.yaml da seguinte maneira (está criada uma entrada no configuration.yaml a dar o caminho para o ficheiro sensor.yaml):

- platform: feedparser
  name: Notícias
  feed_url: "https://www.noticiasaominuto.com/rss/ultima-hora"

O card está configurado da seguinte maneira:

type: custom:vertical-stack-in-card
title: Notícias ao Minuto
cards:
  - type: custom:list-card
    entity: sensor.noticias
    feed_atribute: entries
    columns:
      - title: Categoria
        content: term
      - title: Título
        content: title
      - title: Notícia
        content: summary_detail
      - title: Link
        content: link

O problema é que não percebo nada do outro código colocado, agradeço ajuda para criar o cartão!
O layout que pretendo é o seguinte:

O que preciso escrever para a tabela ficar preenchida? Se desse para acrescentar uma coluna de imagem da notícia, melhor!
A fonte do feed é esta: https://www.noticiasaominuto.com/rss/ultima-hora
O sensor dá esta informação:


Cumprimentos e obrigado pela ajuda!

Parece que variável term está mal mapeada. Está associada à variável tags. Tens de mapear o campo de forma correta

E como o posso fazer? Sendo que não sou da área da informática/programação (sou profissionais de saúde), preciso de ajuda sff!

Boa tarde, com esta configuraçao, consegui ver os dados.

  - type: custom:list-card
    entity: sensor.noticias_ao_minuto
    title: Noticias ao Minuto
    feed_attribute: entries
    row_limit: 20
    columns:
      - title: Notícia
        field: title
        add_link: link

Podes mostrar um print de como fica o cartão? E qual versão do feedparser usas? A mim continua tudo na mesma…

image

Versão do feedparser: 0.1.5

Já agora, código do feedparser?

type: custom:vertical-stack-in-card
cards:
  - type: custom:list-card
    entity: sensor.noticias_ao_minuto
    title: Noticias ao Minuto
    feed_attribute: entries
    row_limit: 20
    columns:
      - title: Notícia
        field: title
        add_link: link

Eu dizia mesmo do sensor, para saber se está igual ao meu…

- platform: feedparser
  name: Notícias Ao Minuto
  feed_url: "https://www.noticiasaominuto.com/rss/ultima-hora"

Tenho igual, mas tinha a versão 0.0.5 do feedparser. E dava-me tal e qual como postei anteriormente. Atualizei o feedparser para o 0.1.7 e deixou de dar sinal de vida. Fiz downgrade para o 0.1.5 como tens, e começou a dar erro na configuração, vou para reinicar o home assistant e diz-me “module ‘base64’ has no attribute ‘decodestring’”

Ahhh já consegui por a funcionar. Só dá mesmo é a notícia e eu gostava de ter algo com o layout da imagem na zona do “Upcoming Shows”:


Será que dá?


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade