Integracao - Smartthings Vs Wifi, HA etc

Viva
estou me a iniciar nestas coisas …mas acho que ja ando a gastar dinheiro a mais sem necessidade…ou seja:
comprei Hub V3 Smartthings para ver se ele me ligava a TV …mas nao liga…mas detecta tudo, inclusivamente a soundbar…consegui integrar um sensor multifuncoes muito fixe que tem vibracao, temperatura e movimento no HA via smartthings…

por outro lado comprei shelly para interruptores e persianas que sao excelentes…ainda nao integrei mas acho que da…

ao mesmo tempo comprei uma tomada TUYA bitzwolf e pretendo comprar mais…

ate agora nao vi qualquer problema de integracao no HA a nao ser o Tuya que que acho que tenho que flashar com Tasmota para ter o consumo eletrico…

nao quero abdicar dos Shelly que ha partida dão para integrar, mais nao seja com MQTT…mas por enquanto é cedo para me meter em MQTT

tenho o Hass.io instalado numa box android de acordo com o tutorial do forum e funciona bastante bem,…nao sei é se a durabilidade da box vai ser grande coisa…mas é muito rapida…

a minha grande duvida é,…nao estarei eu por exemplo a gastar no HUB sem necessidade ? tenho medo de “diverseficar” muitos sistemas e estar-me a dispersar…
o que me aconselham?

Bem vindo a CPHA @Marcelo_Claudio ,

No início é normal ficar confuso, perdido e disperso com a quantidade de informação e sistemas quando entramos neste mundo do IOT. O processo de aprendizagem pode ser muito complicado e até por vezes desanimador. Foi precisamente por esse motivo que construímos e mantemos este espaço que é um local de conhecimento, orientação e ajuda. Graças a uma comunidade que está a crescer exponencialmente todos os dias é possível também crescer individualmente, sempre num espírito de partilha de conhecimento de forma independente e livre.

No que respeita ao assunto em concreto, devemos entender que o HA e o Smarthings servem o mesmo objectivo: centralizar os devices de IOT numa plataforma de gestão.

A integração do Smarthings no HA permite adicionar alguns devices que estão ligados a esse HUB. O conceito de HUB pode ser, neste caso, um pouco lato. No caso da smarthings acredito que a maior vantagem será tirar proveito da comunicação de devices com tecnologia zigbee e zwave. Contudo, podes fazer o mesmo no HA recorrendo a PENs/HUBs Zigbee e Zwave, como por ex: Philips HUE brige.

No que respeita ao MQTT é a tecnologia de comunicação mais utilizada para os devices IOT (em especial os wifi) por ser muito leve, bastante completa e robusta. Não deves ter receio em entrar já. A instalação e configuração é muito simples e praticante automática.

Respondendo diretamente a tua questão, acredito que o Smarthings possa ser útil na prespectiva de bridge para o HA. Ou seja, caso queiras ter dispostos com zigbee, zwave, … este faça a ligação aos mesmos e possas passar para o HA. Contudo, tens formas alternativas e independentes para fazer o mesmo, dependendo dos equipamentos que pretendas adicionar.

A maior questão que por norma é colocada está diretamente relacionado com a parte financeira: Qual é o melhor equipamento (durabilidade, fiabilidade, funcionalidade,…) e mais barato para fazer o que pretendo, mantendo sempre a independência de fabricantes e cloud por motivos de segurança e liberdade.
A resposta quase sempre dependente da capacidade financeira individual. Tens equipamentos com tecnologias diferentes que fazem o mesmo, podendo variar em qualidade, fiabilidade… e refletida no preço final.

No nosso fórum pretendemos abordar o máximo número possível de tecnologias e tentar assim orientar e por vezes indicar a melhor solução relação preço/ qualidade.

Se puderes ser mais concreto no teu objectivo principal, será mais fácil conseguirmos orientar para algumas soluções.

1 Curtiu

Viva.
antes de mais …nao sei como agradecer esta resposta tao clara !
o que eu pretendo basicamente é ter o controlo sobre a casa e poder estabelecer cenarios. sempre que possivel quero ter controlo sobre o consumo e pretendo evoluir para sistema de alarme…mas nao sei se o HA permite por exemplo ver camaras no interface…
ja vi que é muito poderoso e pelo que estou a concluir se calhar o smarthings nao tem nada que eu precise pois se por um lado é mais fiavel devido a qualidade dos equipamentos…se calhar tambem posso comprar por exemplo Tuya com mais qualidade…
gosto mesmo muito do interface shelly …nao me importo de abdicar para colocar em HA…mas nao sei se por exenplo as persianas com o shelly 2 ficam a funcionar bem…
acho que é so vantagens ter o HA e nao depender de servidores externos sabe-se la onde…

no futuro pretendo ter tablet na parede para controlar a casa…ou seja:

  • table de controlo
  • controlo por telemovel
  • sistema de alarme
  • Gostaria tambem de poder controlar o acendimento da caldeira

pelo que tenho visto acho que me vai custar muito a começar…mas depois acho que vai acabar por ser facil.

Começar é o mais difícil. Contudo, acredito que rapidamente entres em velocidade de cruzeiro.

O HA permite fazer tudo o que pretendes, com uma grande vantagem: não necessitas modificar firmwares em grande parte dos equipamentos (a não ser que pretendas tirar um partido diferente dos mesmos). Contudo, com o eventual crescimento do número de equipamentos ligados, ter aplicações de BackOffice (tasmoadmin, tdm,… ) podem ser muitos práticos para gestão. A título de exemplo: alterar o firmware do shelly para tasmota abre um novo mundo de funcionalidades de gestão e parametrização centralizada, regras, templates, sensores, comunicações,… que podem ser úteis dependendo das necessidades e objectivos.

O mais importante neste momento é definires um “roadmap”, com objectivos e metas claros. Por exemplo: 0 - Acesso, monitorização, backups; 1- Controlar a iluminação; 2 - Controlar estores; 3 - Monitorizar temperatura; …
Para tal, deves escolher os equipamentos conforme orçamento, localização (limitações,…), funcionalidade,…
De seguida, adquirir um ou vários e fazer testes para entender o funcionamento e limitações. Posteriormente, colocar em produção em um local pouco crítico e deixar durante algum tempo para fazer as últimas “afinações”. No final, será só replicar por quantos locais for necessário.

Garantidamente, não terás problemas em ter resposta dentro da nossa comunidade. Já muitos “desbravaram” o caminho que agora começas e podem ajudar ou orientar.

Se pesquisares no fórum tens muitos tutoriais e questões já esclarecidas.

A título de exemplo, tens a tua questão do shelly 2 a funcionar com estores, abordada de diversas formas e equipamentos como sonoffs dual, touch,… e com firmwares como o tasmota, shelly,…

O que deverás fazer para que seja mais simples obter respostas é pesquisar primeiro e perguntar depois. Quando abrires um tópico tenta ser o mais objectivo, claro e direto. No caso de problemas, tentar dar sempre o máximo de informação possível.

Para orientação, recomendo a leitura (rápido):

FAQ em : https://cpha.tech/faq
Boas Vindas em : Bem-vindo ao nosso fórum!

@Marcelo_Claudio o Luís Andrade disse tudo, mas há duas coisas também muito importantes a não esquecer.
1º É preciso lêr muito, muito mesmo,o que queres fazer embora já haja muito informação é preciso perder tempo, o Home Assistant requer tempo e dedicação, caso não tenhas estes dois requesitos… garantidamente não vai correr bem de futuro…

2º Nunca queiras fazer várias coisas ao mesmo tempo… se não fritas o cérebro em pouco tempo.
Começas, acabas… e só depois partes para outro assunto.

São apenas alguns conselhos de quem NÃO sabe tudo, mas que já perdeu muitas horas nisto.

2 Curtiram

Boa tarde, onde comprou o Smarthings, queria comprar também. Obrigado

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade