Integração Saj H1 inverter

Boa tarde
Gostaria da vossa ajuda para poder integrar no home assistant o meu inversor solar SAJ h1.
Já tentei a integração no HACS SAJ esolar mas não consigo ter quaisquer dados.
Alguém que use esta integração que tenha a funcionar?
Obrigado a todos

Bom Dia

Por aqui está a funcionar estas a usar a versão local ou a que se liga a api da plataforma deles

Bom dia
O meu inversor não tem local, só tem por api.
No entanto já tenho a situação resolvida pois entrei em contacto com quem desenvolveu a integração e com a ajuda dele implementou o meu modelo e tudo já funciona agora.
Obrigado

1 Curtiu

Está resolvido então :slight_smile:

Boas, estou com dificuldades neste processo. Tenho um H1 instalado, tem o módulo Wifi (pen grande preta) conectada, acedo à App pelo tlm, mesmo no site da SAJ tb tenho acesso aos dados (que renovam a cada 5 min). A dificuldade está em não conseguir descobrir o IP do inversor/pen wifi no router da MEO. Aparecem-me vários dispositivos na rede wifi: de telemóveis, pcs, android Tvs, uns ligados, outros desligados. Mas nenhum que diga respeito a inversor ou modulo wifi da SAJ. Tem algum nome especifico/standard? Como conseguiu integrar? Já tentei no Hacs também, mas sem sucesso.

Geralmente essas pens só enviam dados para a cloud

Pelo mac address AA:BB:…

b)

[https://community.home-assistant.io/t/saj-solar-inverter/111932/10?u=nikito7]

Há muita informação sobre esse inversor por acaso

Bom dia
No home assistant, tens de através do HACS, instalar o saj e solar.
Localmente não funciona.

Bom dia Miguel,
Obrigado! Logo já vou tentar novamente. Mas ainda assim, se “localmente” não irá funcionar, só vou conseguir obter a informação a cada 5 min, correto?
Com o objetivo de gerir excedentes de produção, essa informação tão espaçada não vai ajudar muito. Parece-me que terei de optar por uns shelly e pinças para medir produção, consumo e injeção na rede, para obter dados instantâneos e poder canalizar o excedente para um termoacumulador…

Bom dia easyhan.pt, realmente não há muita informação sobre este inversor. E para juntar ao processo, eu também sou novo nestas andanças… Quando andava a escolher, ainda procurei se havia integração, vi que existia, fiquei descansado. Afinal está mais difícil do que esperava. :slight_smile:
Talvez esqueça a informação do inversor e tenha de optar por uma solução shelly, conforme disse na resposta ao Miguel Paiva.

Obrigado!

Bom dia
Quando digo que localmente não funciona, é porque ainda ninguem se deu ao trabalho de implementar a leitura dos dados por rs485 (perdoem-me se não é este o protocolo).
existe a possibilidade de realizar a leitura no inversor ou então no contador que foi instalado no quadro elétrico. agora decifrar por rs485, já não é para mim. se algum conseguir posso disponibilizar-me para fornecer a informação que seja necessária.

Depende.

Há 2 modelos com rs232 e um com rs485.

Há muita informação no google.

Com pen acho que só a versão ethernet tem modbus tcp.

[https://www.google.pt/search?q=saj+h1+inverter+modbus]

Elfin’o


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade