Integração OMIE: preços horários, diários, mecanismo de ajuste

Voltei a esta mensagem pois questionei diretamente o OMIE que me confirmou a informação da Coopérnico.
“El mercado ibérico ha adoptado el horario CET, el de España”

Seria possível adicionar mais uma entidade ao projeto para efetuar as contas da Coopérnico ou da Energia Simples de forma a sabermos exatamente o valor a que estão a comprar a nossa energia exportada? Esse valor poderia ser usado como o tarifário na dashboard de energia. Ou o ideal seria separar os projetos?

Já consultaste o hass_omie Wiki? Tenho lá exemplos para compra de energia à Coopérnico, seria uma questão de alguém os adaptar consoante a fórmula. Depois posso acrescentar ao Wiki.

Não pretendo colocar nada específico a comercializadores dentro da integração OMIE pois isso seria misturar coisas de naturezas diferentes.

O button card da-me este erro “ButtonCardJSTemplateError: TypeError: Cannot read properties of undefined (reading ‘state’) in ‘var delta=states[‘sensor.omie_delta’].state; if (delta <0) return ‘mdi:arrow-down-bold-outline’;…’”
O sensor omie já criei no Configuration.yaml.
Ando aos tombos com isto e não consigo resolver.
Alguem pode ajudar.

Excelente, vou procurar… Muito obrigado!

Estava aqui a pensar que podia contribuir ao adotar a fórmulas de outras comercializadoras, mas numa boa parte delas a parcela CGS e FP são variáveis conforme os valores transmitidos pela REN (ou ERSE…não sei bem).

Não tinha visto no wiki. Tinha criado um sensor muito mais básico com essa fórmula.
No exemplo que colocaste da Coopérnico, existe algo que possa ser alterado para utilizar a hora anterior, devido à questão do OMIE corresponder ao horário espanhol?

As médias diárias na verdade não me interessam muito, mas o preço horário anda-me a moer o juízo 😮‍💨

Obrigado

Seria alguma coisa tipo isto:

{% if now().hour == 23 %}
  {{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt_tomorrow','day_hours')[0]}}
{% else %}
  {{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt','day_hours')[now().hour+1]}}
{% endif %}

Obrigado, mais uma vez.

Penso que estou a cometer um erro muito básico de indentação ou algo do género.
Sem if consegui fazer com que o PM fosse buscar o valor correto, mas quando tento adicionar a condição da “hora 23”…não estou a conseguir.

template:
  sensor:
    - unique_id: coopernico_spot_price_simples
      unit_of_measurement: 'EUR/KWh'
      state_class: measurement
      state: >
        {% set PM %} 
          {% if now().hour == 23 %}
            {{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt_tomorrow','day_hours')[0]}}
          {% else %}
            {{ state_attr('sensor.omie_spot_price_pt','day_hours')[now().hour+1]}}
          {% endif %}
        {% endset %}

TypeError: can only concatenate str (not “int”) to str

Estou lá quase, só mais uma ajudinha por favor :see_no_evil:

Penso que o Luís estava a pensar atualizar a integração para refletir o horário. Isso depois não alterará o resultado final desse template?

Penso que não devido a cada empresa ter a sua interpretação em relação ao fuso horário… o que faz sentido.
Se vier a implementar essa alteração, retiro o que estou a (tentar) fazer

Esse erro não me cheira que seja relativo ao código que puseste no tópico, penso que deves ter omitido o resto do template?

Podes ir experimentando o template completo (código do state:) em https://my.home-assistant.io/redirect/developer_template/ até acertares com isso.

Só copiei a parte do set PM. Mas é isso que tenho estado a tentar fazer.

Para usar o block set tens de especificar que corresponde a um valor numérico: {% set PM | float %} ... {% endset %}.

Ora aí está!! :partying_face:

Muito obrigado!!

E agora que eu ia testar isto tudo e aproveitar o domingo para deixar tudo em condições, amanhã o OMIE só tem 23 horas e as entidades ficaram indisponíveis. Por causa da mudança de hora suponho!
Hehehe

Bem visto. Lancei agora a v0.0.6 com umas pequenas correcções, incluindo essa situação (pois o valor de hoje não actualizou correctamente).


0.0.6 (2023-03-26)

Bug Fixes

  • clear _tomorrow sensor attributes when state is unknown (#7) (204c427)
  • don’t error on shorter days when entering DST (#10) (58d8a69)
  • interpolate language into omie.es link (#9) (a86a057)
2 Curtiram

Muito obrigado, Luís!

Não seria possível inserir um offset para quem tem uma comercializadora que usa como hora 1 a das 23h, poder optar? Sei que varia de comercializador, mas a variação é só entre duas possibilidades…

Up and running!!

Obrigado…novamente!

1 Curtiu

É uma hipótese… ainda estou a matutar sobre a melhor forma de lidar com isso.

Se precisares de ajuda ou beta testers avisa!

Já agora, alguem já tentou fazer um sensor para calcular o valor do kwḣ em bi-horario para a Luzboa? Estou no vai-não-vai para mudar para o mercado indexado mas gosto de ter tudo controlado no HA.

A coopernico pelos vistos pede uns 60€ logo à cabeça (quotas) pelo que não vou para esse. Já a Luzboa faz a média do preço OMIE no período faturado o que significa que nunca vamos conseguir ter um valor real mas dava para ir fazendo uma estimativa…infelizmente não estou a atinar com a formula!

Não são quotas, são participações que são devolvidas caso se deixe de ser cooperante. É um bocado como ser accionista.

Já viste os exemplos no Wiki? Está lá a fórmula da Coopérnico, é uma questão de adaptar. Desde que os consumos não variam excessivamente de um dia para outro ao fim do mês vai dar um valor próximo do real.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade