Integração de termóstato caldeira a gás

Boa noite,

De que forma posso automatizar este termóstato de uma caldeira a gás no HA, ou substituir por um outro digital que faça a mesma função?

Neste momento este liga e desliga a caldeira consoante a temperatura se estiver ativo, é a unica função.

Obrigado

Tirar esse termostato, colocar algum módulo que tenha um relé com contactos secos (sem passagem de energia). Eu fiz com soluções DIY e usei optocopladores em vez de relés. Mas sei que a Shelly tem módulos com os contactos secos.

Depois é só usar um qualquer termómetro conectado ao Home Assistant e configurar um Generic Thermostat (https://www.home-assistant.io/integrations/generic_thermostat/) e o cartão “type: thermostat”

climate:
  - platform: generic_thermostat
    name: Aquecimento R/C
    heater: switch.aqs_control_valvula_aquec_rc
    target_sensor: sensor.sala_temperatura
    min_temp: 15
    max_temp: 30
    cold_tolerance: 0.3
    hot_tolerance: 0.2
    min_cycle_duration:
      minutes: 5   # importante para evitar o liga-desliga consecutivo da caldeira (no meu caso é só válvula de zona)

Com shelly 1 mini dá usar os contactos secos I/O para arrancar e parar a caldeira e substituir o termostato.
Neste tópico tem vários exemplos, deixo o meu caso: Automatização Caldeira Gás Baxi Roca - #70 por apsilva

fica a faltar a parte em que pode programar com a temperatura.

ATENÇÂO: muito cuidado a mexer com a energia para não sofrer nenhum acidente.

Boas obrigado aí pelas dicas. A minha ideia era mesmo manter lá algo que manualmente também pudesse ajustar a temperatura e ligar e desligar o termostato.

Vi este no aliexpress:

A questão é se será integrável no HA :confused:

Ola, sendo tuya sim. E podes configurar via local tuya sem estares dependente da cloud.

Eu usei Logo Siemens via Modbus pois assim uso as outras saídas para outras funções.
A medição de temperatura através de esp32 com dht.

Boa automação

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade