Integração de Inversor no HA

Bom dia,

Podem-me indicar se será possível integrar os Inversores SUN2000-100KTL-M1 no HA?

Vão me fazer uma instalação de paineis solares que integrarão estes inversores e eu pretendi saber se consigo integra-los no HA.

talvez com isto:

Em OpenHAB a integração só funciona caso o inversor tenha uma sDongle (a qual é std nalguns equipamentos e noutros se pode adquirir à parte), ou então via RS485 (se bem que tal ligação sofra de frequentes interferências). Sobre HA não opino, aparentemente a versão do Emilv2 permite usar a rede wifi de serviço do inversor mas tal pode criar outros problemas.

Caso não haja baterias talvez seja preferível obter os dados de produção / consumo pela porta HAN do contador da eRedes.

Também existem alguns scripts no github (por exemplo este) que extraem os dados da cloud da Huawei e os podem “injectar” em MQTT.


Funciona com respetivo dongle

Qual o dongle utilizado?

Boas,
O dongle que tenho instalado é este:

A integração necessária no HA é esta:
GitHub - wlcrs/huawei_solar: Home Assistant integration for Huawei Solar inverters via ModbusTCP

Tens que entrar na configurações do dongle (seguir instruções do manual) e alterar 2 definições:

  • Tipo de conexão ModBus TCP → “Connection” to “Enabled (Unrestricted)”
  • Definir também “Parallel system communication parameter setting” → “Parallel communication mode” to “RS485”

Esta integração também funciona com uma ligação Wi-Fi sem necessidade do Dongle . Para isso é necessário que a maquina onde tens o HA instalado consiga apanhar a rede que o Inversor cria ( WiFi SSID SUN2000-<inverter serial number>)

Se necessitares de mais ajuda diz.

2 Curtiram

Olá a todos.

Tenho um inversor Huawei sun2000-3ktl, alguém me consegue ajudar a integrar o mesmo homeassistant?

Ja passei a pasta para o homeassistant mas mesmo assim dá erro quanto tento fazer a ligação ao inversor.

Obrigado

Acabei de instalar o SUN2000 e estou tb com dificuldades de integração. Tenho o inversor na mesma rede do HA, que está a rodar num Pi4. O PI está ao lado do inversor, mas não consigo entrar na rede gerada pelo dongle SUN2000-BTxxxxxx através do wifi do PI. Na app entro sem dificuldades e reconhece a password.
Tenho acesso através da app às configurações com perfil de utilizador e instalador, mas não consigo identificar o dongle para fazer as configurações que sugeres. Alguma dica?

Vais precisar criar rotas ou NAT na firewall.

Pelo que consegui perceber a maquina onde está instalado o HA tem que ter uma placa wifi activa e sincronizar com a rede do Dongle usando a gama de IP’s usado pelo dongle que por default (192.168.200.1). É isto?
Não sei porquê o meu RPI que corre o Hassio identifica redes através do Wifi, mas não consegue sincronizar com o rede do Dongle. Não sei se foi da instalação do Hassio com RPI imager ou se é pelo facto de estar com VLAN’s no HA e double NAT porque estou com a vodafone.

Se não se liga e não recebes ip da dongle. Não consegues fazer nada


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade