Boa noite caros membros,
Antes de mais, um feliz ano novo a todos. Venho por este meio divulgar uma ideia para um projecto, mas encontro-me com alguma dificuldade em desenvolver o mesmo, e gostaria de saber se alguém entendido em Node-RED estaria interessado em participar.
O projecto consiste em utilizar-mos a app Torque que faz leitura dos dados do carro através de um adaptador OBDII-bluetooth (ELM327) e enviar estes dados para o HA para fazer uma organização dos mesmos. A verdade é que já existe um componente para este fim, acontece que o mesmo não funciona, e até já houve um “MacGyver” que criou um projecto para resolver esta situação, eu próprio já testei, e não recomendo de todo, este envolve a utilização da app Tasker para desmontar o ficheiro csv emitido pelo Torque e enviar tudo por MQTT. Nem é uma app gratuita e necessita a instalação de plugins, além disso o protejo para o Tasker está desenvolvido apenas para o caso específico do criador, é algo que para modificar é extremamente difícil, e pior de tudo, muitas das vezes nem funciona…
Então a minha ideia seria, instalando uma app de servidor FTP no telemóvel(que tem muito menos consumo de bateria que o Tasker) e através do Node-RED, ir buscar pelo node de ftp o ficheiro csv emitido pelo Torque, de seguida usa-se o node para ficheiro csv e desmonta-se o ficheiro, depois enviam-se os dados para o HA.
Penso que seja algo simples, mas não consegui meter ainda nada a funcionar pelo simples motivo de não ser grande entendido em Node-RED, se alguém tiver interesse em ajudar no desenvolvimento da ideia ou até outra ideia, todas as dicas são bem vindas.
Abraço,
Cumprimentos.