Integração da app Torque no HA através de Node-RED

Boa noite caros membros,

Antes de mais, um feliz ano novo a todos. Venho por este meio divulgar uma ideia para um projecto, mas encontro-me com alguma dificuldade em desenvolver o mesmo, e gostaria de saber se alguém entendido em Node-RED estaria interessado em participar.

O projecto consiste em utilizar-mos a app Torque que faz leitura dos dados do carro através de um adaptador OBDII-bluetooth (ELM327) e enviar estes dados para o HA para fazer uma organização dos mesmos. A verdade é que já existe um componente para este fim, acontece que o mesmo não funciona, e até já houve um “MacGyver” que criou um projecto para resolver esta situação, eu próprio já testei, e não recomendo de todo, este envolve a utilização da app Tasker para desmontar o ficheiro csv emitido pelo Torque e enviar tudo por MQTT. Nem é uma app gratuita e necessita a instalação de plugins, além disso o protejo para o Tasker está desenvolvido apenas para o caso específico do criador, é algo que para modificar é extremamente difícil, e pior de tudo, muitas das vezes nem funciona…

Então a minha ideia seria, instalando uma app de servidor FTP no telemóvel(que tem muito menos consumo de bateria que o Tasker) e através do Node-RED, ir buscar pelo node de ftp o ficheiro csv emitido pelo Torque, de seguida usa-se o node para ficheiro csv e desmonta-se o ficheiro, depois enviam-se os dados para o HA.

Penso que seja algo simples, mas não consegui meter ainda nada a funcionar pelo simples motivo de não ser grande entendido em Node-RED, se alguém tiver interesse em ajudar no desenvolvimento da ideia ou até outra ideia, todas as dicas são bem vindas.

Abraço,
Cumprimentos.

E sem duvida uma cena fixe, mas sinceramente node red é uma coisa que estou longe de dominar…@tmarques tás a vontade com o ftp e node red?
@abmantis @dpjrodrigues isto interessa desenvolver ? :slight_smile:

@Lazaro_enes ainda falando um pouco do teu desafio, lembrei-me do seguinte existe aqui ao lado nos nossos hermanos um blog em que eles usam (quase) o que tu queres mas para o FUELIO.
Basicamente tem tudo o que tu necessitas da uma vista de olhos Neste link

Já agora, qual o objectivo da integração dos dados do Torque? É só para visualização?

Não tenho conhecimento de Node-Red, mas de qualquer modo parsers de csv já há muita coisa na net e em varias linguagens. Tens aqui alguns exemplos em Python que penso ser o mais eficiente para HA
Quanto ao FTP acho que é mais facil tentar seguir o que o Rodolfo disse, i.e. estrategia do FUELIO. Usar um cloud sync qq.

De qualquer modo não sei bem se compensa o esforço para o beneficio… @Lazaro_enes o que ias fazer com esta info?

O objectivo seria elaborar uma recolha de dados para centralizá-los, com esses dados fazer cálculos, automações e por aí adiante, tudo depende da imaginação.
O exemplo dado pelo Rodolfo é bastante bom, a ideia do Dropbox é bem mais eficaz que utilizar FTP, mas acontece que o Torque não tem essa opção de sincronização com cloud. E a questão agora seria, porque usar Torque e não Fuelio, bem eu uso Torque e consigo informação bastante detalhada da viatura, já o Fuelio nunca utilizei e pelo que vi serve mais para preços de combustíveis, no entanto, uma combinação de ambas não está fora de questão.
A ideia principal era tonar isto num sistema simplificado que qualquer utilizador podia implementar para o seu caso, algo do tipo plug and play… Realmente pode não justificar todo o esforço necessário para a realização deste projecto, pode ser que entretanto o componente oficial para o Torque fique a funcionar.

Olá @Lazaro_enes achei interessante sua ideia.
Poderia detalhar mais sua ideia. Qual aplicativo está usando e qual a estrutura do arquivo que é gerado.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade