Integração Bomba Calor e VMC Mitsubishi

Boa tarde,

Estou a construir uma moradia onde irei colocar um sistema de domótica que chamo “hibrido” com o HA como integrador. Knx para aquilo que considero crítico: piso radiante; iluminação e estores, o tudo resto, em zigbee; Wi-Fi etc…

Está a aproximar-se o momento de aquisição do equipamento de climatização, e tenho duas propostas para instalar uma bomba de calor para o piso radiante da Ecodan e VMC Lossnay ambas da Mitsubishi. Ambas podem ser geridos via Wi-fi pela aplicação da marca a Melcloud.

Alguém aqui no fórum que tenha algum destes equipamentos com integração no HA que me possa dar algum feedback? Que entidades conseguimos ter no HA para fazer automações?

Para controlo da VMC, seria por exemplo, através de um sensor ou botão de cenas, dar instrução que iria tomar banho, e assim o ventilador da VMC funcionaria numa velocidade alta durante x tempo…

Relativamente à bomba de calor, seria para fazer automações de arranque e paragem em função da temperatura interior e produção fotovoltaica.

Desde já agradeço as vossas opiniões.

Obrigado

Não te consigo ajudar, mas vou ficar atento ao topico.

Tenho uma VMC Mitsubishi LGH-25RVX-E, nao tem wifi nem qualquer integração ainda…
tenho apenas o teclado (digital) deles que da para programar agendamentos…

O unico que andei a ver é um cabo que daria para ligar um shelly por exemplo para fazer os comandos necessarios (ligar, desligar, velocidade da ventoinha)… mas ainda nao consegui que a empresa me arranjasse o cabo…
Por acaso não aprofundei se daria para meter modulo wifi e qual seriam as integrações…

Mas o teu cenário e ideias é importante, sinto falta que ela ligue mais forte quando o banho é usado.

Olá Luis,

Obrigado por responderes.

Já confirmas-te se esse modelo não dá para colocar o módulo Wi-fi e correspondente integração ao Melcloud?
Sei que o HA tem integração direta com o Melcloud mas não sei que tipo de entidades são passadas para o HA…

Vamos ver se mais algum membro da comunidade nos consegue ajudar.

Bom fim de semana.

Esses sistemas tem controlo remoto por ir? Eu controlo os A/C com esphome e infravermelhos…

Infelizmente os que vou meter não têm controlo por IR…

Mitsubishi (electrics) é top, mas a aplicação Melcloud é horrível. Fazer um agendamento é sinónimo de doutoramento.
Já na integração com HA fica top, já que consegues fazer tudo.

Por acaso ando à procura de uma vmc onde consiga fazer o essencial, ligar, desligar e mudar a velocidade e o bypass, de resto tudo tem a ver com humidade, qualidade do ar e temperatura. Não há ciência nenhuma numa vmc.

Carlos Castro,

A tua bomba de calor é da Ecodan? Que entidades ficam disponíveis no HA para fazer automações?

Será que com as vmc Lossnay também conseguiremos controlar o que referes? Para mim também seria o suficiente…

1 Curtiu

Fiquei a espera de receber notificações deste tópico, mas não chegaram, so vi agora as respostas.

Não vi nada do WiFi, não investiguei sequer… Ia tentar usar esta cabo (PAC-SE55RA-E) para fazer ligar a VMC com um Shelly ou algo do genero.

Tenho que voltar ao assunto para ver o que faço…


Mas com esse cabo o máximo que conseguirás fazer é ligar e desligar a vmc certo?
No caso da vmc, na minha opinião é importante termos controlo da velocidade do ventilador mediante determinados cenários. Penso que o mais flagrante será conseguirmos uma automação que aumente a velocidade do ventilador quando formos tomar banho.

Das pesquisas que já fiz, no caso da vmc que estou a pensar colocar a VL-350, sei que funciona na aplicação da Melcloud mas não sei se integra com o HA…

Acho que dá para mudar as velocidades, mas acabas por nem saber o estado que está.

Não tinha sequer conhecimento desse MELCloud…
Acabei de pedir o interface (MAC-587IF-E) ao meu instalador para se testar se for compativel… quando o tiver posso dar feedback.

Ótimo!
Então depois dá feedback sff.
No HA tens lá a integração direta do Melcloud.
É só depois meter os dados de acesso à aplicação da Melcloud e com um bocadinho de sorte deverá passar algumas entidades!!

Vamos ver…

Pessoal,

Acabei de conseguir integrar uma bomba de calor Mitshibishi Ecodan de um amigo pelo Melcloud.

Segue print das entidades que ficam disponíveis no HA.

Pena não dar para ligar e desligar…

:sob::sob:

O sistema Knx para estores, também tive a explorar isso, é bastante caro e obriga a passar cabos directo até ao quadro para controle dos estores. Porque não optas por um shelly 2.5 ou o novo modelo que custa 25€ por estore e resolve o problema?

Também vou começar construcao de moradia e nos meus planos tudo o que queria “iotizar” e shelly
estores, luzes de jardim e algumas interruptores que devo meter zigbee com o futuro protocolo matter.

Se fizeres bem as contas não fica assim tão caro quando comparado com shelly… e um sistema por cabo é, na minha opinião muito melhor que wi-fi.

Funcionaria com shelly? Com certeza que sim… mas não é a mesma coisa…

@jluisfreitas já tens alguma novidade relativamente à VMC?

Obrigado

Já cá está… já a liguei… mas ainda não consegui que se ligasse à minha rede WiFi… tentar fazer mais uns resets a ver se vai lá!!!

1 Curtiu

olá. Já testou o equipamento?
Funciona?

Também gostava de saber…

desculpem, ainda não consegui…
provavelmente este interface tem defeito ou outro problema qualquer…
ficaram de me trazer outro para testar, mas ainda não trouxeram… e eu também acabei por não forçar, ferias e tal…
vou insistir novamente a ver se consigo testar com outra unidade a ver se fica a funcionar :wink:

Ok Luís
Ficamos então a aguardar o teu feedback sff.
Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade