Integração automática Shelly no HA

Malta,

Como alguns de vós poderão já ter reparado, já existe integração automática da Shelly no HA.
Tenho equipamentos Shelly configurados por MQTT como provavelmente todos de vós que também têm equipamentos desta marca.

Queria saber se alguém já testou esta nova integração e qual o feedback.
E já agora qual o procedimento para mudarem do MQTT para esta integração.

Abraço

Comigo a integração funciona perfeitamente. Basta apagar o que tens em YAML e configurar a integração.

Também tenho estado a testar.

Por agora tudo bem com as seguintes resalvas:
Tive 2 Shelly que me ficaram indisponíveis.
Um restart ao HA e tudo normal.
PS: ficaram indisponíveis após atualização do HA.

Ainda tenho a funcionar em modo produtivo em paralelo por MQTT.

Penso que a integração para quem está a começar tem muito potencial.

Quando tiver tempo devo remover o que tenho via mqtt e substituir pela integração.

Pelo que li acho que a integração actual ainda suporta poucos componentes.
Quais as vantagens que veem para migrar? Atendendo que já tenho mqtt e não vou remover porque preciso para o ZigBee2mqtt e não quero nada ligado a cloud deles, quais as vantagens?

Para quem tem setups simples e sem dúvida que vejo vantagens

Eu pessoalmente não uso a cloud. Eles nem acesso à NET têm.
Penso que existem coisas que estão a atualizar melhor pela a integração. Tipo no Shelly EM (parece-me - não consigo confirmar) que os valores são atualizados com maior frequência com a integração (CoAP) do que MQTT.
No entanto através de rest existem mais uma infindável de opções e dados que podemos obter de cada Shelly.
Até que eles coloquem muitas dessas opções/dados na integração penso que um misto de MQTT e ainda rest pode ajudar para situações mais específicas.
Exemplo: ter o valor do sinal WiFi para testes (caso esteja longe do AP, ou sinal fraco).

Obrigado a todos pelo feedback!
Vou experimentar com tempo…

O meu Shelly EM voltou a ficar indisponível.
No entanto já aprovaram uma solução na próxima release do HA. Vai ser resolvido na 1.6.0, vide: https://community.home-assistant.io/t/shelly-em-unavailable/231798/6

Relativamente à integração dos estores (shelly 2.5), alguém me consegue ajudar com estes 2 pontos:

  1. Quais comandos usar para configurar numa automação a abertura p.e. de 50% do estore;
  2. Slide button no lovelace para ajustar a % de abertura

Obrigado


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade