Instalar um sensor de movimento

Olá pessoal,
Tive de trocar um sensor de movimento e comprei um da efapel mas não consigo fazer as ligações, tenho 2 fios a sair da caixa, um preto e um castanho e já tentei ligar no L e no N mas ou a luz fica sempre acesa ou nem sequer acende. Alguma ajuda?

Tens aí os fios todos só que o neutro está ligado por ligador diretamente. Precisas de pelo menos 4 fios. A fase e o neutro vindo do quadro, e a fase e o neutro que vai para a lâmpada.
O que vem do quadro ligas ao L e N. O neutro da lampada metes ligador juntamente com o N do quadro. Ligas o COM à fase do quadro. E metes a fase da lâmpada, ou ao NA ou ao NF dependendo do que queiras (Normalmente aberto ou normalmente fechado)

Ricardo, desculpa a minha ignorância mas acho que fiquei ainda mais baralhado… Se me puderes indicar concretamente, que número vai para onde, era mais fácil… :slight_smile:
Obrigado

Pela fotografia parece-me que tens 2 azuis, 2 verdes, e 1 preto e 1 castanho. Estou certo?

Só tens de seguir esta imagem

L = Fase (cor castanho ou preto)
N = Neutro (cor azul)

Os fios cor verde são terra, deixa como estão que estão bem. Não precisas mexer.

Assim?

Não. Não deves ter 2 fios pretos nem 2 fios castanhos. Tens 1 fio castanho e 1 preto. E 2 verdes.
Vamos assumir que os pretos são verdes.
Faz estas ligações
1 (fio que vem do quadro) liga ao L e ao COM
2 (fio que vai para a lampada) liga ao NF
5 (fio que vem do quadro) liga ao N e ao 6 (fio que vai à lampada)
3 liga ao 4

Essa caixa da 1° imagem parece ter as ligações de um comutador (interruptor que liga e desliga a lâmpada, se ligar o castanho com o preto acende a lâmpada).
Para ligar o sensor, primeiro tem que saber qual o fio que vai a lâmpada (castanho ou preto) e ligá-lo ao COM, o outro fio (castanho ou preto) é a fase “L” e tem que ligar no L e fazer uma ponte com uma ponta de fio do L para o NA, o Neutro N liga com uma ponta de fio ao ligador dos Azuis.

Muito obrigado pela vossa ajuda, deixo aqui o esquema comprovado, a funcionar.

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade