Preciso de ajuda dos entendidos.
Já andei a ler muito aqui no fórum e já tenho a instalação do HA praticamente funcional mas sem equipamentos ainda ligados e vou começar por instalar/ligar o medidor de energia que o @j_assuncao indicou neste tópico (SDM 220) Vou comprar/construir/remodelar uma casa, como a devo preparar para a domótica? (post 2) e quando mexer nas águas eventualmente o equipamento de medição de consumo de água (também referenciado no mesmo tópico).
Para instalar o SDM 220 estive a ler o tópico Como instalar e configurar um Medidor de Energia SDM120 mas fiquei com uma dúvida que é o tipo de equipamento comprar pois vi SDM 220 CT, modbus…
Além disso, os equipamentos indicados neste post (RS485 e o Nodemcu v3 ou Wemos D1) vão ficar junto do SDM220 certo? (desculpem a pergunta burra!)
Já agora uma outra dúvida, como estou a preparar a cablagem para a casa, e como terei equipamentos que se irão ligar “sem fios” (wifi, zigbee, etc…) pois não consigo cablar para KNX pois a casa já está construída, muito provavelmente irei precisar de ter routers wifi, AP’s, etc para estabelecer comunicação com os equipamentos.
Podem orientar-me nesta parte? Basta ter AP’s (isto para o wifi… e se precisar de usar o zigbee?) ?
Os equipamentos sem fio previstos serão alguns interruptores onde terá algo tipo sonoff, sensores de porta (e eventualmente de janelas), integração com A/C (ainda não sei se vai ser via wifi mas vou tentar que sim).
É que eu assim já deixava uma ligação de rj45 preparada para o efeito em pontos estratégicos na casa de modo a ter uma boa cobertura.
Obrigado pela ajuda.