Instalar SDM220 e equipamento para cobertura wifi

Preciso de ajuda dos entendidos.

Já andei a ler muito aqui no fórum e já tenho a instalação do HA praticamente funcional mas sem equipamentos ainda ligados e vou começar por instalar/ligar o medidor de energia que o @j_assuncao indicou neste tópico (SDM 220) :cpha_discord_icon_yes: Vou comprar/construir/remodelar uma casa, como a devo preparar para a domótica? (post 2) e quando mexer nas águas eventualmente o equipamento de medição de consumo de água (também referenciado no mesmo tópico).

Para instalar o SDM 220 estive a ler o tópico Como instalar e configurar um Medidor de Energia SDM120 mas fiquei com uma dúvida que é o tipo de equipamento comprar pois vi SDM 220 CT, modbus…
Além disso, os equipamentos indicados neste post (RS485 e o Nodemcu v3 ou Wemos D1) vão ficar junto do SDM220 certo? (desculpem a pergunta burra!)

Já agora uma outra dúvida, como estou a preparar a cablagem para a casa, e como terei equipamentos que se irão ligar “sem fios” (wifi, zigbee, etc…) pois não consigo cablar para KNX pois a casa já está construída, muito provavelmente irei precisar de ter routers wifi, AP’s, etc para estabelecer comunicação com os equipamentos.
Podem orientar-me nesta parte? Basta ter AP’s (isto para o wifi… e se precisar de usar o zigbee?) ?

Os equipamentos sem fio previstos serão alguns interruptores onde terá algo tipo sonoff, sensores de porta (e eventualmente de janelas), integração com A/C (ainda não sei se vai ser via wifi mas vou tentar que sim).

É que eu assim já deixava uma ligação de rj45 preparada para o efeito em pontos estratégicos na casa de modo a ter uma boa cobertura.

Obrigado pela ajuda.

Vai depender do que queres. A versão CT usa um CT/TI (que é um equipamento de medição não invasivo, para medir o consumo e basta colocar o referido CT/TI no fio da fase. Na versão “normal” é preciso fazer uma alteração no quadro para ligar a saída do diferencial (ou contador) à entrada do SDM e depois a saída do SDM ao barramento de fase e de neutro.

Para isso basta deixares pontos de rede em locais estratégicos para depois ligares os APs. A rede Zigbee não funciona exactamente da mesma maneira, embora funcione na mesma frequência. Em redes Zigbee o equivalente aos APs chamam-se router ou repetidores, e são todos os equipamentos Zigbee que liguem directamente à electricidade (tomadas, lampadas, etc.).

Obrigado @j_assuncao.

Basicamente quero medir e ver no HA os consumos da casa () (e se possível com histórico). Pelo que entendo será melhor a versão “normal”? (que será o SDM 220 modbus?)

Eu falei em zigbee porque não sei o dia de amanha…
A nivel de pontos de rede, vou estudar a melhor localização para por rj45 e corrente para poder ligar os AP’s.
Recomendam a utilização de VLAN’s? É que como ainda tenho que aquirir um switch para por no bastidor e comprar AP’s e assim já ter em conta a capacidade ou não para vlan. É que assim sempre poderia separar a rede “domestica” da rede onde os equipamentos estão ligados.

Quando te perguntava o querias medir, referia-me se querias medir o consumo geral, um circuito ou um equipamento especifico.

Não precisas necessariamente de deixar um ponto de energia junto a cada ponto de rede. Os bons APs são alimentados por PoE e não precisam de tomada por perto.

Podes e deves usar VLANs. Para as usares precisas de um switch que tenha Layer 2.

Desculpa, não tinha percebido isso. O objectivo é o consumo geral e posteriormente um ou outro circuito (forno, máquinas de lavar etc… ) .
No site do aliexpress do fabricante indica que o SDM220 ModBus com modbus já tem a porta de comunicação RS485. Mesmo assim é necessário aplicar o equipamento RS485 indicado no tópico de como instalar o SDM 120?

Bem lembrado… É o caso das camaras que estou a ver para instalar em casa. Vou usar o PoE.

Obrigado. Aqui vou ter que encontrar um switch com essa característica e que suporte PoE ou então (não sei se é possível) injectar a corrente no RJ45 após a ligação ao switch.

Já agora (e desculpa a burrice) mas

Isto fica tudo junto com o SDM220 correto?

Ultima questão ainda relacionada com o SDM, é que como pretendo instalar painéis fotovoltaicos e medir a “sua” produção e com isto conseguir perceber quando é que estou a gastar via produção, via rede eletrica, e depois consultar tudo no HA. Será que colocando 2 SDM (um no QE logo a seguir ao diferencial da EDP e outro SDM no QE a seguir ao equipamento de conversão conseguirei obter os dados que pretendo?

É que ao pesquisar pelo SDM, vi este modelo SDM230 Modbus onde lá tinha um esquema precisamente para fazer a medição da energia produzida e da energia consumida mas aqui fiquei com uma dúvida pois o esquema mostra que a energia produzida terá que ser entregue à rede, ou seja não me parece que seja possível obter os valores da produção e do que poderá estar a ser usado a partir da rede… será que estou a ver mal a coisa?

Obrigado.

Sim, serve para converter de Modbus para serie.

Yep, não precisam estar agarrados. Podes usar cabos de ligação com até 2 metros mas quanto mais pequeno melhor.

Todos os SDM conseguem distinguir a direcção da corrente por isso consegues medir produção e consumo.

a03dc108a8c20add606c6a63eb0835795c41d3b5 94029a3dd217c8f36f16281fd651ea6fde782bf2 1525c28994c64c919bd7a6c95d1a7a9f165c5f4d

Obrigado pelos esclarecimentos @j_assuncao.

Vou começar a adquirir os equipamnetos e vou comprar o SDM 220 modbus mid e os outros 2 que o @RodolfoVieira indica no topico.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade