Instalação SONOFF v3.6 via OTA

Boa Tarde

Estou a tentar flashar o Sonoff mini R2 v3.6 (não tras jumper nem antena) com o firmware Tasmota via OTA.
Já vi variadíssimos tutoriais, explicações, etc tendo chegado à conclusão que o problema parece estar mesmo entre a minha cadeira e o meu monitor, alias em vários vídeos é dito que esta solução pode levar ao desespero. True that.
Estou a trabalhar em ambiente Windows e a ferramenta DYI da sonoff não deteta os artigos.
Eles estão conetados na minha rede pelo que sei os seus IPs bem como IDs.
Entretanto encontrei esta possivel resolução que parece responder à questão: https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=L3rgkrIBoCM
versão escrita: https://medium.com/@egermano/tasmota-com-sonoff-diy-5c479066400e
Utilizando o Postman consigo interagir com os sonoff, ON/OFF e já os pus ota_unlock.
Então criei um web server nginx a correr em Docker mas não estou a conseguir enviar a localização para o container. O comando é o seguinte:

PS C:\WINDOWS\system32> docker run -it --rm -d -p 8080:80 --name web -v C:\Users\ASUS\Desktop\firmwares:/usr/share/nginx/html nginx
4b1578059e866cd3f68fbab70a813518f388569f59245607f9a5c41033d51d29
PS C:\WINDOWS\system32> docker ps
CONTAINER ID   IMAGE     COMMAND                  CREATED         STATUS         PORTS                  NAMES
4b1578059e86   nginx     "/docker-entrypoint.…"   6 seconds ago   Up 5 seconds   0.0.0.0:8080->80/tcp   web

O problema surge quando vou ao browser e escrevo http://localhost:8080/ e me da o erro 403 Forbidden.
Ou seja do que tenho lido, parece que a pasta, C:\Users\ASUS\Desktop\firmwares, não terá permissões de acesso ou partilha, mas isso deveria estar ativo por default e só se estivesse a correr linux é que teria a opção de ir ao docker fazer share. Em windows nem temos essa opção pois está tudo partilhável.
Bem tento procurar soluções para isto mas 95% das vezes remetem-me para Linux directed solutions e cmd lines.
Supostamente assim que consiga ultrapassar esta questão já poderei flashar via OTA usando o Postman e apartir dai configurar o Tasmota.
Desde já agradeço a ajuda disponibilizada.

Normalmente esse problema deve-se à rede funcionar a 2.4 e 5GHz e os dispositivos poderem apenas ligar-se a 2.4GHz. Eu tive esse problema e tive de usar outro PC para flashar os dispositivos por permitia escolher a frequência da rede.

Quando publicares código ou logs deves fazê-lo como texto. Depois deves sublinhar o texto que queres transformar em código e clicar no icone </>. Deverá existir um espaço antes e outro depois do bloco de código para que funcione correctamente. O código em Yaml é muito sensível aos espaçamentos e sem o código devidamente formatado não te poderemos ajudar. E nos logs há pormenores que só devidamente formatados se conseguem ver. Além disso, existem regras no fórum que devem ser cumpridas e que podes ler nos nossos Termos do Serviço/Regras e na FAQ.

Vê um exemplo:

Relativamente à questão da rede, os sonoff estão ligados em 2.4ghz à minha rede da Ubiquiti que de facto disponiliza as duas frequências. No inicio desta maratona despistei essa situação ligando-os à rede do ISP que separa as 2 frequências e nada. Tambem já testei mais recentemente por na rede da Unifi apenas a frequência de 2.4ghz e nada.

O código segue abaixo foi lapso da minha parte.

PS C:\WINDOWS\system32> docker run -it --rm -d -p 8080:80 --name web -v C:\Users\ASUS\Desktop\firmwares:/usr/share/nginx/html nginx
4b1578059e866cd3f68fbab70a813518f388569f59245607f9a5c41033d51d29
PS C:\WINDOWS\system32> docker ps
CONTAINER ID   IMAGE     COMMAND                  CREATED         STATUS         PORTS                  NAMES
4b1578059e86   nginx     "/docker-entrypoint.…"   6 seconds ago   Up 5 seconds   0.0.0.0:8080->80/tcp   web

Não consigo perceber se é o path que está incorreto ou se tem algo a ver com as permissões da pasta.

Cumprimentos

@Nezumi e está fora de hipotese um flash via ftdi ou seja com fios? Não seria mais simples e mais rápido?

Aqui tens as minhas notas para flashar com sucesso um Sonoff BasicR3

Tools: RESTer (extensão do Firefox) e eWeLink (aplicação telemóvel)

 1) Usar o eWeLink para actualizar o fw Sonoff para versão 3.5.0+
 2) Remover o Sonoff do eWeLink
 3) Descarregar o tasmota-lite.bin e carregá-lo no NAS
 4) Obter o sha256 em https://emn178.github.io/online-tools/sha256_checksum.html
 5) Ver o documento SONOFF DIY MODE Protocol Doc v2.0 Doc.pdf para
	- activar o modo DIY
	- usar a rede wifi
	- permitir ota flash
	- ver sintaxe do comando ota_flash (usar o seguinte payload):
{
"deviceid": "",
"data": {
"downloadUrl": "http://192.168.130.210:88/tasmota-lite.bin",
"sha256sum":
"c61dd7448ce5023ca5ca8997833fd240829c902fa846bafca281f01c0c5b4d29"
}
}

Ou seja, tive de usar uma rede wifi 2.4GHz com acesso à internet (mudei isso depois do tasmota estar flashado), e tive de usar o web server do meu NAS para provisionar o bin do tasmota.

E depois, como a minha rede wifi de domótica não tem acesso à internet, criei um NTP server com OpenWrt e parametrizei o tasmota

 1) Ligar o wifi do PC à rede tasmota_xxxx e parametrizar a rede de wifi normal
 2) Actualizar o Tasmota no caso de se ter carregado uma versão lite ou mini
 3) Parametrizar o perfil do dispositivo (ver site do Tasmota)
 4) Parametrizar o MQTT
 5) Parametrizar o NTP: ntpserver1 192.168.130.1
 6) Parametrizar a time zone: timezone 0
 7) Parametrizar o wifi para a rede de domótica
 8) Tomar nota do mac addr (info do Tasmota) e reservar IP no OpenWrt

Boa sorte

Edit: timezone 0 não faz mudança da hora de verão. Para isso são necessários 3 comandos:

timezone 99
timedst 0,0,3,1,1,60
timestd 0,0,10,1,1,0
1 Curtiu

@RodolfoVieira Essa solução de momento ainda não me é possível. Apenas tomei conhecimento deste mundo à pouco tempo graças ao @Encarnacao, que me pos o bixinho (obrigado pelas dores de cabeça), portanto muito deste gear ainda não possuo, nomeadamente tenho 2 ftdi em transito vindos china e tbm ja estou a montar esta peça para flashar especificamente os sonoff minis.
Já fiz uma pequena prova de conceito em interruptores, simples, de escada e só me falta fazer o mesmo com os estores. Supostamente é possivel.
Ou seja pretendo flashar muitos desses pequenotes.

Em virtude de não ter webserver NAS gerei um webserver nginx a correr em docker, só que o mesmo não está acessivel para download digamos, ou o caminho está mal ou a pasta não é Shared.


Enquanto não conseguir ultrapassar essa questão de po-lo a ir buscar ao sitio certo a firmware que disponilizo não consigo flashar nada.

Se queres acelerar o processo a mauser vende os Ftdi e em 24/48 ta em tua casa.
Relativamente a quem te pos o bichinho tás bem acompanhado.

Penso que será possível usares o XAMPP

Seria um bico d’obra no Sonoff BasicR3, mas talvez seja possível no mini R2. O ftdi é bom para a linha antiga dos Sonoff, os novos nem sempre têm pontos de contacto acessíveis e OTA é a melhor opção.

Claramente que OTA não é a única opção.
Contudo aceito dizeres que pode ser mais complicado fazer por quem não tenha skills.

https://tasmota.github.io/docs/devices/Sonoff-Basic/#sonoff-basic-r3

impossível não será, mas está certamente ao alcance de muito poucos. Vou emendar o post anterior.

Nesse caso é meter as culpas no Ninja de Faro!


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade