Instalação HA em casa de alojamento local

Boa tarde,
Este é o meu primeiro post no grupo. Muito obrigado.

Gostaria de obter um feedback / ajuda / sugestões de como implementar HA num AL.
Adquiri recentemente um apartamento de Alojamento Local que pretendo automatizar de forma a controlar os custos de eletricidade. A minha ideia é desligar a iluminação e alguns eletrodomesticos de forma automática caso o apartamento não tenha utilização ou caso os hospedes se esqueçam das coisas ligadas.
Já tenho HA em minha casa há vários anos e sei como proceder e o que instalar porém preciso de orientação de como proceder (boas práticas), na minha casa tenho device tracker dos smartphones cá de casa e tenho detetores de presença à base de bluetooth e em algumas divisões utilizo também sensores de movimento.

Porém num AL em que vai haver inúmeros hóspedes o device track ou sensores de proximidade bluetooth não tem sentido. E os sensores de movimento podem dar falsos disparos ou automações, por exemplo à noite quando os hospédes tiverem a descansar. Gostaria de saber o que sugerem de equipamentos ou formas de se criar automatismos de forma a automatizar e controlar alguns consumos energéticos.

As minhas ideias para já é a colocação de uma fechadura do tipo smart lock e fazer alguns automatismos no caso de a mesma estar fechada ao final de X minutos ou horas, porém de noite se fecharem a porta não tem lógica desligar as luzes e os eletrodomesticos… claro que posso fazer isso com alguma condição… mas não estou a ver bem o quê, como mencionado em cima os sensores de movimento podem ser uma solução… mas à noite como não há movimento e a fechadura está fechada não tem lógica os equipamentos se desligarem

Agradeço a vossa ajuda.
Qualquer feedback será positivo.
Cumprimentos e obrigado

Podes sempre utilizar uma tag NFC e um leitor para funcionar tipo “cartão de hotel”. Quando os hóspedes entram metem a tag no leitor e as coisas funcionam, quando saem tiram a tag e o que estiver programado para se desligar desliga-se. A tag poderá estar no porta chaves por exemplo.

Já tinha pensado nisso e o conceito do cartão de hotel seria o ideal… quanto à tag NFC tenho uma no carro para me abrir os portões da garagem, mas quem lê e executa a tag é a APP do HA que tenho no telemóvel, neste caso como serão vários turistas que dispositivo recomendarias para ler a tag sendo que o mesmo teria de estar ligado no HA para a execução dos automatismos.

Obg

Penso que neste link tem a resposta à questão que coloquei.

https://github.com/adonno/tagreader

Porém fico com a dúvida sobre o que acontece… o leitor apenas lê a tag … há alguma forma de a tag estar ativa enquanto estiver em contacto com o leitor? Isso seria perfeito para fazer o conceito tipo hotel.

Penso que a tag…tipo hotel resolveria todos os pontos…

Se o cartão está inserido, tens energia…quando retirar, passado alguns segundos desliga tudo…

Penso que é assim que funciona…

Quando a tag com integração no HA…apenas para saberes de está alguém no quarto ou não…

Pois… A questão é saber se haverá alguma coisa identica para HA?
Com uma impressora 3D era possivel fazer um case para o leitor e respetiva inserção de um cartão NFC… o problema é que o cartão apenas é lido uma vez quando inserido… Porreiro era que ele estivesse sempre ativo enquanto estivesse em contacto com o leitor.

Uma coisa que pensei em vez de usar uma tag NFC, seria usar um equipamento que feche um circuito… tipo um sensor de porta magnético (reed switch), mas adaptado. Quando o sensor estiver em contacto fecha o circuito e despoleta uma série de acções/automações.

A questão de ele estar sempre activo pode ser resolvido com uma automação que leia o cartão a cada X tempo. Se estiver o cartão presente continua tudo a funcionar, se não estiver inicia um temporizador para desligar os equipamentos selecionados. Com Node-Red isso pode ser feito com muita facilidade.

Caso tenhas uma fechadura inteligente que informe se a porta foi fechada do lado de fora seria o suficiente. Contudo, como aqui já foi referido, um tag nfc é uma boa solução (desde que esteja bem agarrada a chave para evitar deixarem no interior e fecharem a porta com o cartão dentro da casa).

Muito obrigado a todos pelas sugestões. Vou fazer uns testes e ver então qual a melhor solução que se adapte a este projeto.
:+1: :muscle:

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade