Instalação do Shelly EM no quador eletrico

Estive a instalar o Shelly EM em meu quadro eletrico mas diferente do que vejo nos videos pela internet tenho 3 fases a chegar no meu disjuntor principal a sair do disjuntor com o selo da EDP.

image

image

Disjutor principal


“Caixa” do disjuntor da EDP

Nesse caso, sera que preciso entrar em contacto com a EDP para eles abrirem para eu colocar o mudulo de medição? Não acho que eles entrem aqui em casa com 3 fios.

Ou sera que existe alguma forma de fazer isso sem envolver a EDP?

Desde já, obrigado.

1 Curtiu

Provavelmente é uma instalação trifásica, ou seja, não vai lá com um EM… Seria necessário um 3EM…

Oi @Maddoctor. Eu tinha pensado exactamente nisso mas que eu saiba não tenho nada trifásico em casa. Veja que posso esta a falar besteira, sei muito pouco de eléctrica.

Na minha factura (GALP) não diz nada, onde será que posso confirmar isso? Só vejo aqui minha potencia contratada.
image

Eu para teste coloquei em uma das fases o Shelly e realmente pego alguns equipamentos de casa mas outros nem da sinal.

E se meter o coil no Neutro não obtém o total das fases?

No meu caso, tenho a infrastrutura preparada para tri-fasico (Chegam 3 cabos de fase) mas na verdade uso monofásico, anteriormente tinha tri-fásico e quando mudei para monofásico eles só mudaram o contador sem interferir com o que tenho no quadro elétrico

2 Curtiram

Aqui também pelos outros disjuntores estão todos apenas com uma fase, apenas esse que chegas as 3 fases e saem as 3 fases dele para os outros.

image

Mas o neutro com não tem corrente será que vai medir algo? (Pergunta de leigo)

Na minha instalação, como tinha 3 cabos de fase, meti o coil no neutro e funciona
Aliás, cheguei a ver exemplos na net que indicava que podia usar o Neutro

Perfeito, assim que puder vou fazer isso.
Eu com não estou a vontade para mudar o coil a quente tenho que desligar o disjuntor da EDP e para isso desligar a casa toda. Mas vou mudar para o neutro e ver como se comporta.

Muito obrigado @ricreis394

Num sistema trifasico equilibrado e bem distribuido pelas fases , colocar o transformador de corrente (“coil”) no neutro não vai medir correctamente o total do consumo.
Por exemplo se tivermos um motor trifasico como por ex. uma bomba de poço, a corrente de neutro vai ser “zero” logo os kwh que vai medir vai ser tambem “zero”.

A confirmar que é sistema trifásico, ou usas 3 Shelly EM (um em cada fase) ou um Shelly 3EM será a melhor solução.

NOTA: No final da montagem muita atenção aos apertos dos parafusos no disjuntos

1 Curtiu

@PDM percebo o que quer dizer e e pelo pouco que sei concordo, mas aqui não tenho equipamentos trifásicos, eu realmente acho que eles tem aqui uma entrada de uma fase e na caixa da EDP tem um barramento ou algo assim que saem 3 fios da mesma fase, como o @ricreis394 disse, eles deixaram preparado para uma trifásica mas não estão a me dar isso, não sei com testar para saber se são um fase dividida em 3 ou 3 fases separadas.

@ricreis394 fiz o que me indicou e realmente esta a contar tudo agora, 5 estrelas.
Não sei se por ser o neutro tenho alguma perda, e difícil medir com precisão já que esta a medir tudo da casa, mas se tiver é uma falha é bem pequena pelo que tenho visto. Muito obrigado.

1 Curtiu

Pelo que dizes, deves ter uma instalação monofásica , a maneira de verificar era fazer uma medição no teu aparelho de corte na entrada , que apesar de ser trifasico pode estar feita uma ligação mono.
Não consegues fotos com mais pormenor das ligações que chegam do disjuntor da EDP e das ligações que saiem para o resto do quadro.?

Se a instalãção for monofasica, a intensidade de fase = a de neutro (se não houver defeitos), nesse caso a potencia que está a ser medida deve ser correcta, compara durante um periodo de tempo com a EDP e já ficas a saber .

Oi @PDM a única coisa que conseguir ver sem desmontar foram os cabos a sair por baixo da caixa do disjuntor da EDP, como ele esta lacrado não consigo ver o que esta ligado a ele. Acredito que cada fase dessa que sai esta ligada a um barramento do quadro.

Por agora fiz apenas a ligação do Shelly para ver o funcionamento, mas esse final de semana vou organizar os fios no quadro como deve ser, por agora ficaram por cima. Aproveito que vai estar desligado e dou uma olhada como esta a ligação das 3 fases, se não conseguir ver faço um teste de continuidade.


Se tens aparelho de medida, podes fazer umas medições (multimetro em VAC em auto range ou com selectror >400V) , mede entre ponto 1 e 2 ; 1 e 3; 2 e 3; se for trifasico vai dar valores da ordem dos 400V, se estiver em monofasico pela foto não parece ser ( a não ser que a “marosca” esteja feita dentro da caixa do disjunotor EDP) vais dar 0V.

Desconfio que os pontos 5, 6 e 7 sejam barramentos de cada uma das fases.
Depois, podes medir entre 1 e 5 ; 1 e 6 ; 1 e 7; … 2 e 5 ; 2 e 6 … . se por exemplo a medção entre 1 e 5 der “0” , quer dizer que a fase “L1” está no ponto 5.

Assim em principio não necessitas fazer teste de continuidade , mas se fores fazer teste de continuidades , não esqueças deligar o disjuntor da EDP.

Escusado será dizer que tudo o que fizeres no quadro electrico deves fazer com o maior dos cuidados e tirando as medidas de tensão , desliga sempre o geral da EDP. No fim verifica sempre os apertos de todos os parafusos em que mexestes, aproveita e verifica todos os outros.

1 Curtiu

Bom dia @PDM, muito obrigado pela bela explicação, foi mesmo bem detalhada.

Fiz os testes de tensão entre os pontos 1,2 e 3 e realmente temos uma “marosca” na caixa da EDP, todos os testes (1-2, 1-3, 2-3) foram 0 variando um bocado apenas nos decimais.

Como é então a mesma fase dividida em 3 os outros testes também foram 0 independente de ser no ponto 1,2 ou 3. Quando for desligar o disjuntos da EDP para organizar os fios vou ver exactamente para onde qual barramento esta sendo ligado, mesmo para ter isso organizado.

Quanto aos cuidados obrigado por relembrar (nunca é demais) e os tenho sempre, respeito muito ligações eléctricas (para não dizer que tenho medo :stuck_out_tongue: ) sei que pode correr muito mal se não tiver atenção e como não é minha área mais cuidado tenho que ter para não fazer algo errado.

Parece estar desvendado o mistério do neutro dar a medida correcta do consumo, ainda bem que tens monofasico, assim evitas gastar € num shelly3EM :smile:
O monofasico actualmete é o mais normal e até o mais vantajoso para utilizador comum, evita alguns problemas de disparos por sobregarga do disjuntor da EDP , pois permite ter 3 vezes mais intensidade mantendo a mesma potencia contratada.

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade