Instalação de Shelly 1 ou 1PM em caldeira Baxi Roca Victoria Plus ECOX 24/24

Olá a todos.
Queria compatilha com todos como fiz a minha integração da minha caldeira Baxi Roca Victoria Plus ECOX 24/24 com o Home Assistant utilizando Shelly.

Neste primeiro post vou mostrar como instalei o Shelly 1 Gen4 na minha caldeira para liga-la e desliga-la. Vou mostrar que também é possível utilizar um Shelly 1PM Gen4 para a mesma caldeira.

A instalação do Shelly 1PM Gen4 só é possível pois a o conector 1 é na verdade ligado direto no L (fase 220V) desta forma a conexão necessária para ligar o 1 ao 2 é a propria fase. Se tiver dúvidas, consulte o manual do instalador ou manutenção da sua caldeira. Mas atenção se não tiver certeza na sua caldeira em específico recomendo que se atenha a instalação do Shelly 1 Gen4

Outro ponto interessante da minha montagem é que a propria caixa onde fica a parte eletrônica da caldeira tinha espaço suficiente para o Shelly. Segue o esquema e foto da minha ligação.

O meu proximo passo, que vou postar aqui, é a instalação de sensores NTC junto com um Shelly Add-On para monitorar a temperatura caldeira em 3 pontos específicos, boiler, saida para aquecimento e saida sanitária. Toda a instalação que estou fazendo não altera em nada a garantia pois nada é alterado na caldeira, mas isso é material para breve.

1 Curtiu

Bom trabalho :ok_hand:
Parabéns

1 Curtiu

Vê no manual se a caldeira tem OpenTherm.
Se tiver, depois deves ter controlo sobre a temperatura e acesso a mais dados.

https://diyless.com/blog/esp32-wifi-thermostat

Não estou a usar isto porque tenho um NEST ligado por OpenTherm a uma caldeira baxi.

Boa noite, eu procurei mas como moro em prédio fiquei preso a esse modelo de Caldeira que não tem OpenTherm, somente modelos superiores.

Mesmo assim coloquei válvulas Sonoff Zigbee em toda casa e agora o Home Assistant só liga o aquecedor se alguma válvula abrir e as válvulas estão monitorando as janelas, se a janela do cômodo abrir a válvula fecha. Os quartos tem todos termômetros externos Zigbee também. Assim a Caldeira liga quando necessário. Economizando energia.

Mas muito obrigado pela dica…


Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade