Instalação de Shelly 1 ou 1PM em caldeira Baxi Roca Victoria Plus ECOX 24/24

Olá a todos.
Queria compatilha com todos como fiz a minha integração da minha caldeira Baxi Roca Victoria Plus ECOX 24/24 com o Home Assistant utilizando Shelly.

Neste primeiro post vou mostrar como instalei o Shelly 1 Gen4 na minha caldeira para liga-la e desliga-la. Vou mostrar que também é possível utilizar um Shelly 1PM Gen4 para a mesma caldeira.

A instalação do Shelly 1PM Gen4 só é possível pois a o conector 1 é na verdade ligado direto no L (fase 220V) desta forma a conexão necessária para ligar o 1 ao 2 é a propria fase. Se tiver dúvidas, consulte o manual do instalador ou manutenção da sua caldeira. Mas atenção se não tiver certeza na sua caldeira em específico recomendo que se atenha a instalação do Shelly 1 Gen4

Outro ponto interessante da minha montagem é que a propria caixa onde fica a parte eletrônica da caldeira tinha espaço suficiente para o Shelly. Segue o esquema e foto da minha ligação.

O meu proximo passo, que vou postar aqui, é a instalação de sensores NTC junto com um Shelly Add-On para monitorar a temperatura caldeira em 3 pontos específicos, boiler, saida para aquecimento e saida sanitária. Toda a instalação que estou fazendo não altera em nada a garantia pois nada é alterado na caldeira, mas isso é material para breve.

1 Curtiu

Bom trabalho :ok_hand:
Parabéns

1 Curtiu

Vê no manual se a caldeira tem OpenTherm.
Se tiver, depois deves ter controlo sobre a temperatura e acesso a mais dados.

https://diyless.com/blog/esp32-wifi-thermostat

Não estou a usar isto porque tenho um NEST ligado por OpenTherm a uma caldeira baxi.

Boa noite, eu procurei mas como moro em prédio fiquei preso a esse modelo de Caldeira que não tem OpenTherm, somente modelos superiores.

Mesmo assim coloquei válvulas Sonoff Zigbee em toda casa e agora o Home Assistant só liga o aquecedor se alguma válvula abrir e as válvulas estão monitorando as janelas, se a janela do cômodo abrir a válvula fecha. Os quartos tem todos termômetros externos Zigbee também. Assim a Caldeira liga quando necessário. Economizando energia.

Mas muito obrigado pela dica…

Boa noite sou novo no forum! Tenho uma caldeira ROCA CUBIC 28/28 e tenho um termostato RX200 da caldeira anterior ligada na atual CUBIC. Gostaria de controlar por WIFI e tenho algumas duvidas. Poderei usar um shelly 1 GEN 3 ou 4 e ligar no mesmo borne onde está ligado atualmente o RX200 e depois usar um sensor ou vários de temperatura shelly bue HT ligados ao Shelly 1 GEN 3. Como já tenho alguns shelly em casa gostaria de manter. Obrigado
Esquema da caldeira:

Você controla os Shelly com o quê? Home Assistant ou a aplicação da Shelly?

Viva, com a aplicação da shelly para já. Tenho o HA instalado mas em modo rascunho apenas para testar e aprender.

Bem, na aplicação da Shelly, não sei se é possível… Sobre a troca do RX200, pode trocar, sim. Eu troquei o meu. Somente utilize Shellies. Te contato seco não pode ter PM no nome.

No Home Assistant, você pode criar um template de sensor que indique quando alguma válvula termostática estiver aberta.

{{
  is_state('binary_sensor.someone_home', 'on') and (
    states('sensor.living_room_front_radiator_valve_hvac_action') == 'heating' or
    states('sensor.living_room_back_radiator_valve_hvac_action') == 'heating' or
    states('sensor.master_bedroom_radiator_valve_hvac_action') == 'heating' or
    states('sensor.office_radiator_valve_hvac_action') == 'heating' or
    states('sensor.pietra_room_radiator_valve_hvac_action') == 'heating'
  )
}}

Depois, criar uma automação que liga e desliga o Shelly quando necessário.

alias: Turn Boiler On/Off when Needed
description: ""
triggers:
  - trigger: state
    entity_id:
      - binary_sensor.heating_needed
    for:
      hours: 0
      minutes: 0
      seconds: 5
conditions: []
actions:
  - if:
      - condition: state
        entity_id: binary_sensor.heating_needed
        state:
          - "on"
    then:
      - type: turn_on
        device_id: 8a033204e710e68bf414609cc112b2a6
        entity_id: 47baf8b48c2213ae211af96851b88940
        domain: switch
    else:
      - type: turn_off
        device_id: 8a033204e710e68bf414609cc112b2a6
        entity_id: 47baf8b48c2213ae211af96851b88940
        domain: switch
mode: single

Você pode instalar válvulas termostáticas automáticas da própria Shelly e integrá-las. No meu caso, como tenho tudo em Zigbee, coloquei válvulas Sonoff. Um detalhe que eu recomendo… Termômetros externos às válvulas para obter uma leitura mais precisa, pois o termômetro da válvula, pelo calor do radiador, coleta dados incorretos. As válvulas da Sonoff permitem que você envie dados de temperatura de outra fonte para elas.

No Home Assistant, recomendo até mesmo instalar o Better Thermostat via HACS. Nele, vc pode colocar mais informações, como a temperatura externa da casa, a janela do ambiente para desligar e fechar a válvula, e também vincular, por cômodo, aquecedores e ar-condicionado. Ele controla o que liga e o que desliga, conforme a necessidade.

Links

Tudo tem na Mauser.pt

Obrigado tenciono usar este:
Shelly 1 Gen3 - Módulo interruptor para automação WiFi 110/240VAC 12VDC 24-48VDC - 16A.
Quanto ao HA não sei programar, mas no futuro a ideia será mesmo utilizar porque conseguimos integrar várias marcas diferentes.

1 Curtiu

O Shelly 1 Gen3/4 é perfeito para isso.

Vale lembrar que usar Home Assistant não inviabiliza usar a aplicação da Shelly. Você pode aos poucos mover as automações de um lugar para o outro. Hoje em dia com tantas AIs por ai o trabalho de automatizar fica muito mais facil. E o que passei é uma representação textual de uma automação que é bem visual dentro do Home Assistant.

Mais um ponto, sem uma automação você terá de ligar o boiler manualmente. Será necessária uma automação de alguma forma para que cnseguir replicar o que o RX200 faz.

Estou a pensar usar este dispositivos da shelly:

Shelly Sensor de Temperatura e Humidade BLU H&T ou este

Shelly Temperature and Humidity Sensor H&T Gen3

Em algum lugar você tera de fazer uma automação instruindo para ligar e desligar quando chega a uma determinada temperatura. Acredito que a App da shelly tenha isso. Para utilizar a linha BLU da Shelly você tem de ligar o Bluetooth no Gen 3/4. Veja a distancia pois se for grande a conexão pode não ser confiável. Você pode adicionar outros interruptores shelly com bluetooth para aumentar o alcance. Eles aumento a o alcance um do outro. Desde que o bluetotooth esteja ligado.

Está perto cerca de 5 metros, por isso não deverá haver problema.
Estou agora a mexer um pouco na HA e tenho instalada a aplicação num PC. Quero fazer um reset a minha conta para começar tudo de novo qual a forma mais fácil de o fazer ? Obg

Recomendo que monte em um computador separado… Ou até mesmo adquira um device especifico para tal. Digo isso pois quanto mais você usa mais essencial vai ficando para a casa toda e segurança e estabilidade falam alto. Pode comprar um computador usado de na OLX. um small factor. Mas para melhor experiência recomendo investir um pouco mais em pegar algum device do home assistant mesmo. No final tudo depende da sua proficiência em instalar sistemas operacionais e máquinas virtuais.

https://mauser.pt/095-3152/home-assistant-green-hub-de-casa-inteligente

Eu arranjei um pequeno “servidor” dedicado e formatado só para o HA. Só que não sei como fazer reset a programação para começar do zero.!

@HRFM Veja as informações aqui https://www.home-assistant.io/installation
O Home Assistant não tem uma opção para limpar tudo e começar do zero.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade