Instalação de raíz com mais de 50 shellys

Olá a todos,

tenho uma casa com imensos shellys. Uns para luzes e outros para controlar frigoríficos (temperaturas, consumos, etc). Instalei o HA num pc e estou pronto a dar início neste mundo que me deixa fascinado.

Já pesquisei aqui pelo forum, mas ainda não encontrei os passos a dar a seguir. Existe algum tutorial para o efeito?

Ou existe alguém da zona de Santa Maria da Feira com gosto de partilhar o conhecimento?

Pedro

Olá @Pedro_Pires

Eu iniciei-me neste “mundo” em Fevereiro/2022 e já tenho muitas coisa feita, foi necessário muito estudo e muita experimentação, mas com um pouco de paciência fui conseguindo cumprir todos os meus objetivos.

Se precisas de ajuda, eu posso te ir guiando no que fiz, dentro daquilo que sei, mas as tuas dúvidas devem ser específicas, só assim vou ser capaz de ajudar.

Explica aqui o que já tens montado e quais os teus objetivos finais.
Depois, vamos tentar definir milestones razoáveis até atingir o objetivo, parece-te bem?

Ah! Bem vindo :wink:

Abraço

Olá @Pedro_Pires podes sempre aparecer no discord tens lá malta que te pode ajudar e aprenderás de forma gratuita a dar os primeiros passos.

O primeiro passo será a instalação do HA e a integração de todos os Shellys. Depois disso só a tua imaginação é o limite!

Obrigado @RuiDias

a principoal dúvida prende-se ao facto de quere começar bem logo no inicio. Ou seja, não quero apenas adicionar shellys e depois de ter tido imenso trabalho descubro que o ideal é ter usado MQTT ou TASMOTA. Não que eu perceba efectivamente o resultado de usar um ou outro :wink:

Já passei por lá @RodolfoVieira e certamente irei continuar por lá.

A minha imaginação só precisa de ter um ponto de partida @j_assuncao . O problema com as novidades é parecido com a mudança de windows (com experiencia de 30 anos) e querer passar para MAC e não teres ninguém a quem recorrer :wink:

Aqui tens muito a quem recorrer!

Quanto à questão inicial resume-se a isso mesmo, adicionar Shellys. Usando a integração oficial apenas tens de te preocupar em fazer update ao firmware e dar um device name ao equipamento (e eventualmente um channel name caso ele exista).

A integração oficial da Shelly está muito boa e já não se justifica a utilização de Tasmota+MQTT. Praticamente todos os valores disponiveis na UI do equipamento aparecem na integração e se alguma não aparecer podes sempre activar o MQTT e utilizar em paralelo com a integração.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade