Instalação Alarme em domótica com PLC e HA

Estou neste momento a planear a instalação elétrica de uma moradia em construção, na qual vou fazer a parte de domótica com recurso a um PLC e o home assistant.

Assim por alto, a instalação vai consistir em ligar os interruptores de pulso às entradas do plc e as saídas vão ativar a iluminação e alguns circuitos de tomadas. Em paralelo vou ter o Home Assistant a correr para ter um dashboard a controlar tudo remotamente e adicionar mais integrações.

A minha dúvida neste momento prende-se com a instalação de um sistema de alarme. Inicialmente pensei em comprar os sensores separadamente e a sirene, ligar tudo no PLC e fazer a gestão por lá. Para ativar e desativar usaria a interface do HA.
Não sei se esta será a melhor abordagem, ou então optar por um sistema wired já existente no mercado, mas para isso teria de dar para interligar com estes sistemas (dar para interligar com o HA ou dar para ativar/desativar e ver estado através de contatos secos para ligar no PLC).

Alguém me consegue dar alguma sugestão?

se queres que te diga, quando comecei a planear a domotica da minha casa também pensei no PLC, inclusive comprei um Siemens CPU 1214C para fazer testes, fiz funções para os interruptores para ligar e desligar as luzes com interruptores por mola e com multi funções para diminuir ou incrementar as luzes em caso de dimmer… o problema:

  • o PLC em si já não foi barato (400€ se não me engano), mais fontes de alimentação, mais reles de interface, mais cartas de saídas e entradas, mais a falta de sensores disponíveis para residências, como Temperatura/humidade, CO2, qualidade do ar, o problema de o integrar no quadro eléctrico, plc não é feito para aplicar em quadros eléctricos residenciais, seria necessario um quadro separado do quadro eléctrico. teria de construir todas as funções para todos os sensores e actuadores…enfim acho que estás a perceber o que estou a explicar…

  • problema dois, existe um delay qualquer na comunicação TCP Modbus entre o home assistant e o PLC, eu sempre o tive e do que pesquisei era algo normal da qual não dava para alterar, não sei se entretanto alguém resolveu isto. isto para mim era um não não.

juntando estes dois problemas e a dificuldade em fazer a instalação já que tudo tem de ir ao PLC e isso implica metros e metros de cabo tubo e trabalho, mudei e escolhi o KNX. em equipamento deve ficar o mesmo preço e muito mais fácil de integrar e aplicar, menos cabos, mais tipos de sensores, alguns até mais baratos que os da industria, e um cabo bus para tudo, alem de que se um equipamento falhar a rede KNX continua operacional, excepto esse participante, se o PLC falhar ou avariar nada funciona, redundâncias (atenção não é que o PLC avarie todos os dias, mas quando tens tudo num só equipamento a probabilidade de teres um problema e esse afectar a casa toda é grande).

são os meus dois cêntimos sobre a coisa…

sobre o alarme, eu na minha casa escolhi passar cabos de todas as janelas e portas da casa para o quadro, e depois agrupo em serie por área e ligo cada um á carta de entradas KNX (custou me uns 250€ 16 inputs).

depois no HA tenho um tablet que fará a interface gráfica de tudo inclusive o alarme, notificações, alarme sonoro(o alarme sonoro também será dado para colunas exteriores através de automações no HA) :

sorry pela imagem, estou a trabalhar no tablet e ele está cheio de dedadas! :smiley:

1 Curtiu

Eu também fui pelo caminho do PLC, mas optei por um mais IoT friendly:

https://www.industrialshields.com/

Com interface Ethernet e a comunicar via MQTT foi de facil integração com o HA, claro… é preciso saber programar …

Alarme tens coisas muito fixes como o https://konnected.io

Força nisso :slight_smile:

1 Curtiu

O addon do Paradox Alarm Interface funciona muito bem no HA. Recomendo.

https://github.com/ParadoxAlarmInterface/pai

1 Curtiu

Obrigado pela resposta @Duarte_Santos.

Eu já ponderei bastante o uso de PLC ou outras soluções como o KNX e em termos de valor de material, sem dúvida que a opção do PLC me sai muito mais barata. E também acho que fico com uma solução mais versátil em vez de ficar agarrado a uma marca.

Em termos de valores, eu já tinha um S7-1200 1214C em casa que me custou cerca de 100€ e também já tinha uma foste de 24V (logo aqui já é um valor que não o vou gastar). Para o restante material, tenho a sorte de ter colegas que me arranjam com valores de fornecedor. Por exemplo, para os IO’s que são cerca de 60 inputs e 60 outputs (já a deixar algumas reservas para o futuro), arranjei módulos da Weidmuller que vão comunicar por profinet com o PLC. Cada carta de 16 inputs ou outputs rondou cerca de 50€.

Para fazer dimmer, tenho pensado usar os shellys dimmer 2. Posso fazer liga/desliga normal, como posso fazer a regulação através de pulsos ou então através do home assistant.

Quanto aos quadros, já estava a pensar colocar pelo menos dois separados, para ter pelo menos os relés e contactores separados de tudo o resto, por causa de aquecimentos e interferências (jogar pelo seguro).

Falaste também no delay de comunicação… Isso foi das primeiras coisas que testei (visto que foi das primeiras coisas que me preocupou). Tenho interruptores ligados ao PLC, PLC a comunicar com o HA por nodered e também por MQTT (testei as duas comunicações) e sempre que pressiono o interruptor ou então através do dashboard, a luz liga/desliga sem qualquer delay.

Tens razão quando dizes que se o plc avariar, tudo falha (se o HA falhar, continuo a ter controlo total de tudo pelos interruptores), mas isso também é questão de ter um PLC de backup e descarregar logo o software para lá. No entanto, visto que o PLC é um componente industrial, a probabilidade de ele avariar é muito pequena. Cheguei a ver PLC’s bem piores a trabalhar 24/7 em condições bem mais extremas e já lá estavam há mais de 30 anos a bombar xD

No final, é óbvio que vou gastar mais cabo e tubo, mas em valores finais isso compensa-me o uso de outras marcas.

Quanto ao alarme, também estou a pensar passar tudo por cabo ao quadro e ligar a inputs do PLC e fazer lá a gestão (mas colocar sensores de presença em cada zona). A minha dúvida é caso o HA falhe, fico a arder com o alarme.

Obrigado pela resposta @dgomes
Vê a minha resposta anterior. Eu também cheguei a pesquisar por esses módulos, mas ficavam-me muito mais caros.
O resto que estou a pensar fazer é semelhante. Sei programar PLC e o HA, por isso essa parte é tranquilo.

Quanto ao konnected, também já tinha visto isso noutros fóruns e acho que isso vai fazer exatamente o mesmo que ligar os sensores diretamente no PLC, visto que o PLC depois já está ligado ao HA.

Estas bem encaminhado então :slight_smile:

O konnected só ganha pelo facto de estar tudo bem testado e validado para a função desejada.

Quanto aos quadros, já estava a pensar colocar pelo menos dois separados, para ter pelo menos os relés e contactores separados de tudo o resto, por causa de aquecimentos e interferências (jogar pelo seguro).

ventilação com força nisso para não teres problemas!

Falaste também no delay de comunicação… Isso foi das primeiras coisas que testei (visto que foi das primeiras coisas que me preocupou). Tenho interruptores ligados ao PLC, PLC a comunicar com o HA por nodered e também por MQTT (testei as duas comunicações) e sempre que pressiono o interruptor ou então através do dashboard, a luz liga/desliga sem qualquer delay.

yah! na altura(4anos atras) que testei com o PLC a versão que tinha não dava para trabalhar com a função MQTT da Siemens no plc então desisti da ideia, também não experimentei com o node-red. mas se funciona ainda bem! eu só tinha experimentando com Modbus tcp.

Cheguei a ver PLC’s bem piores a trabalhar 24/7 em condições bem mais extremas e já lá estavam há mais de 30 anos a bombar xD

eu também já os vi a trabalhar muito tempo(trabalho na industria)! mas a realidade é que tudo avaria! eventualmente vai avariar e o problema é que pode avariar numa altura mais complicada, fica a teu cargo e tu sabes as consequências disso.

No final, é óbvio que vou gastar mais cabo e tubo, mas em valores finais isso compensa-me o uso de outras marcas.

tubo, cabo e trabalho…sei do que falo porque fiz a instalação toda da minha casa e custou me bastante(trabalho) mesmo usando knx e a maioria dos sensores estão todos no bus, os tubos que vês é tomadas independentes e sinais digitais das portas e janelas.quadro electrico
este é um dos quadros.

Quanto ao alarme, também estou a pensar passar tudo por cabo ao quadro e ligar a inputs do PLC e fazer lá a gestão (mas colocar sensores de presença em cada zona). A minha dúvida é caso o HA falhe, fico a arder com o alarme.

podes deixar a parte da segurança no PLC(código), em caso de falha do HA acedes á webgui do PLC e forças o desarme do alarme. não te esqueças de deixar espaço para UPS para os sistemas mais importantes. eu tenho UPS para o bus KNX e network. se falhar os 230V a casa continua tem sempre sinais e sensores em funcionamento e o sistema de segurança activo.

A parte do trabalho já me mentalizei disso. Como vou ser eu a fazer com ajuda de um conhecido, a mão de obra é “gratuita”. Por isso depois é tirar umas férias do emprego e ir para lá.

O facto de poder avariar, isso é certo. Nada dura para sempre e a qualquer momento pode avariar. Mas para esse caso, para já estou precavido. Vou tentar arranjar um segundo PLC para ficar como backup e assim é só descarregar o programa e meter no sítio. Em segunda alternativa, sempre posso ir ao quadro e “simular” as saídas do PLC, metendo 24V diretos nos circuitos que pretendo. Sempre dá para o desenrasque.

A webgui do PLC não me tinha lembrado. Também é uma opção válida para backup.
A UPS também estou a estudar como a posso aplicar.

outra coisa que a malta esquece se muito, visto que estas a investir uma quantidade de dinheiro considerável na tua casa e no sistema eléctrico, não poupes nas proteções. Ex: descarregadores de tensão tipo 2 e tipo 3… é raro ver isso por aqui em residências, eu aconselho a malta a colocar…

Não tinha considerado isso. Obrigado pela sugestão.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade