Obrigado pela resposta @Duarte_Santos.
Eu já ponderei bastante o uso de PLC ou outras soluções como o KNX e em termos de valor de material, sem dúvida que a opção do PLC me sai muito mais barata. E também acho que fico com uma solução mais versátil em vez de ficar agarrado a uma marca.
Em termos de valores, eu já tinha um S7-1200 1214C em casa que me custou cerca de 100€ e também já tinha uma foste de 24V (logo aqui já é um valor que não o vou gastar). Para o restante material, tenho a sorte de ter colegas que me arranjam com valores de fornecedor. Por exemplo, para os IO’s que são cerca de 60 inputs e 60 outputs (já a deixar algumas reservas para o futuro), arranjei módulos da Weidmuller que vão comunicar por profinet com o PLC. Cada carta de 16 inputs ou outputs rondou cerca de 50€.
Para fazer dimmer, tenho pensado usar os shellys dimmer 2. Posso fazer liga/desliga normal, como posso fazer a regulação através de pulsos ou então através do home assistant.
Quanto aos quadros, já estava a pensar colocar pelo menos dois separados, para ter pelo menos os relés e contactores separados de tudo o resto, por causa de aquecimentos e interferências (jogar pelo seguro).
Falaste também no delay de comunicação… Isso foi das primeiras coisas que testei (visto que foi das primeiras coisas que me preocupou). Tenho interruptores ligados ao PLC, PLC a comunicar com o HA por nodered e também por MQTT (testei as duas comunicações) e sempre que pressiono o interruptor ou então através do dashboard, a luz liga/desliga sem qualquer delay.
Tens razão quando dizes que se o plc avariar, tudo falha (se o HA falhar, continuo a ter controlo total de tudo pelos interruptores), mas isso também é questão de ter um PLC de backup e descarregar logo o software para lá. No entanto, visto que o PLC é um componente industrial, a probabilidade de ele avariar é muito pequena. Cheguei a ver PLC’s bem piores a trabalhar 24/7 em condições bem mais extremas e já lá estavam há mais de 30 anos a bombar xD
No final, é óbvio que vou gastar mais cabo e tubo, mas em valores finais isso compensa-me o uso de outras marcas.
Quanto ao alarme, também estou a pensar passar tudo por cabo ao quadro e ligar a inputs do PLC e fazer lá a gestão (mas colocar sensores de presença em cada zona). A minha dúvida é caso o HA falhe, fico a arder com o alarme.