Iniciar no HA - dúvida tomadas

Olá mata

Instalei o HA no meu proxmox e quero começar aos poucos a automatizar algumas coisas.

Quero começar por colocar 3 tomadas inteligentes para ligar em cada aquecedores a óleo, consumo máximo de 2000watts, mas nunca os uso ao máximo (1000-1400w), e a função que quero começar por dar é desligar e ligarem a X hora para evitarem estar ligados quando não está ninguém em casa.

A minha dúvida é, um aquecedor é um equipamento sensível e não devo usar tomadas de fraca qualidade pra evitar ou reduzir o risco de incendio, o que sugerem para esta função?

Eles estão ligados em tomadas legrand niloe e tem cabos de 2.5mm e fio terra em disjuntores de 16a, estás tomas legrand sendo tudo plástico são ok para aquecedores a 1000-1400w?

a tomada em si não é o problema, as tomadas são feitas para muito mais que 1400W podes inclusive deixar o aquecedor nos 2000W embora não vás querer tanta potencia já que isso sobre aquece a zona junto ao aquecedor e deixa zonas mais quentes e frias na divisão. isto também depende onde deixas o sensor.

para controlar o aquecedor precisas de duas coisas, um sensor e um actuador, o sensor junto com o setpoint(valor definido por ti sobre a temperatura de conforto) controlam o actuador que não é nada mais nada menos que um interruptor eléctrico. podes comprar os dois na loja da Mauser, procura por shellys.

obrigado pela resposta, eu inicialmente não quero controlar por temperatura mas sim janela de horario, nesse caso pensei numa tomada inteligente e pensei exatamente isso shelly, e integrar no HA, mas eu ao fazer umas pesquisas , vim para aqui ao forum e li mensagens de varios users a não recomendar ligar aquecedores a estas tomadas inteligentes sobe risco de incêndio, gostava de saber se ha alguma no mercado segura.

Ponderei uma Shelly plug S, suporta 12A 2500w

Eu uso uma tomada Gosund SP1 para controlara resistência de apoio de um cilindro de AQS, que tem 2000w e já lá vão uns anos e nunca deu problemas.
No verão, chego a usar para ligar e desligar para aproveitamento do saldo quarto horário

O problema destas tomadas são os relés e a possibilidade de ir queimando ao ligar e desligar (altura em que pode provocar pequenas faíscas). Em caso de dúvida, vais vendo se ele aquece ou até desmontar e e ver o estado exterior do relé.

essas Gosund SP1 são superiores às shelly plug S?

Não deve ser. É uma chinesa de 10€ com medição de consumo… Mas até ver o relé vai aguentando.

Os 16A chineses desta, pouco devem diferir dos 12A da shelly.

Conheço várias pessoas a usarem Tapo em carregadores de carro a 16A com sucesso.

Só para dar resposta a uma coisa que me ficou de há muitos anos, que quando comecei não podia: as marcas podem contar alguma coisa, mas por exemplo, os meus Shelly’s (que me aconselharam na altura noob) tiveram problemas de condensadores, é algo reconhecido, e acabei por ter de os trocar e confesso que troquei novamente por Shelly’s, so para manter a mesma funcionalidade. No entanto, também quando era noob, massacraram-me aqui por causa do material chinês (que no fundo é de onde tudo vem). Posso dizer que das 6 tomadas Tuya baratas, que controlo também localmente, apenas 1 rebentou e foi porque lhe caiu água em cima (estupidez minha na localização), 5 funcionam em dispositivos “pesados” desde 2019, uma delas controla o meu temosifao com consumo já respeitável durante algumas horas seguidas.
Isto para dizer que “não há receita”.
Há uns anos atrás não me podia dar ao luxo de meter este feedback, mas passados 6 anos de uma tomada “mixuruca” que me aguenta mais do que marcas conhecidas, tenho de salientar isto. Não há receita certa.

Também tenho tomadas tuya e blitzwolf e nada a apontar até agora. E algumas delas são para um aquecedor cerca de 2000W e tenho módulos também nos disjuntores estores, central de som e ar condicionado e o do ar condicionado por vezes está com um consumo constante de 3000W e até agora não tive problemas. Só compro tomadas de 16a/3680W e sempre tuya ou blitzwolf.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade