Impulso no grupo persianas

Boas, alguém sabe como dar um impulso de 1 segundo num grupo, a ideia é por volta da 8h abrir ligeiramente as persianas para entrar luz.
Já tentei com um sonoff e funciona o problema é que depois sempre que tento abrir por completo fica sempre com a mesma temporização de 1 segundo.
Obrigado

Partindo do princípio que instalaste tasmota no sonoff:
Tens 2 opções:
1 - crias um script no homeassistant para activar o rele do sonoff seguido de um wait de 1s, seguido de um comando para desligá-lo…
2 - usas o comando pulsetime do tasmota da seguinte forma: primeiro determinas um pulsetime de 1 segundo, activas o rele (que se desliga ao fim de 1 segundo…) e depois voltas a pôr um pulsetime maior ou desactivas o pulsetime…
(o pulsetime pode ser alterado por mqtt ou web…)

Boas, sim tenho o tasmota, na segunda opção tenho que ativar e desactivar todos os dias, também já tenho essa opção activa para desligar ao fim de 20seg de fotma a evitar acidentes caso a persiana fique bloqueada e o motor ficar em esforço.
Vou testar a primeira opção, depois dou feedback.
Obrigado

Sim, é preciso alterar sempre que for para abrir só um bocadito, mas é uma questão de enviar 3 comandos em sequência por mqtt,automaticamente… De qq forma a 1a opção é, provavelmente, melhor porque podes fazer simultaneamente para todo o grupo… (da outra forma tb podias usando um group topic, mas é mais complexo…)

Depois dá feedback… :wink:

1 Curtiu

Ainda estou a começar, os módulos ainda não estão montados por isso torna-se mais fácil testar.
Já tenho o grupo criado agora vou fazer a automação para esse grupo tenho andado a pesquisar e já deu para fazer umas coisas ontem é que descobri este forum, já tem bastante informação e é sempre mais fácil tirar dúvidas na nossa língua.

Olá @hmplima, bem vindo à nossa comunidade! O principal objectivo da Comunidade é precisamente esse que referiste, tirar duvidas na NOSSA língua.

Esperamos que por cá continues, um abraço.

Estou a tentar carregar este script mas dá erro é o primeiro que estou a fazer não consigo perceber onde está o erro.

script:
  Morning:
    alias: "impulso"
    sequence:
     - service: group.turn_on
        entity_id: group.abrir_persianas
     - wait:
        seconds: 1
     - service: group.turn_off
        entity_id: group.abrir_persianas

Podes publicar o erro?

Letras maiúsculas nos nomes são meio caminho andado para teres erros… Além disso os espaçamentos não estão certos.

Error loading /config/configuration.yaml: mapping values are not allowed here
in “/config/scripts.yaml”, line 6, column 18

Quase de certeza que são problemas com as indentações…
Entity_id deve estar alinhado com service e seconds com wait (isto porque usaste hífen)…
Além disso os espaços que usares devem ser sempre múltiplos de 2, o que não acontece antes dos hifenes…
Acho também que o service devia ser switch.turn_on ou homeassistant.turn_on e não group.turn_on… O entity_id é que seria o grupo…

1 Curtiu

Em vez do script criei uma automação, está a funcionar.:wink:

- id: Impulso Quartos 1seg
      alias: Impulso Quartos 1seg    
      trigger:
      - at: '08:00'  
        platform: time   
      action:
      - service: cover.open_cover
        entity_id: group.quartos
      - delay:
          milliseconds: 600
      - service: cover.stop_cover
        entity_id: group.quartos
      initial_state: true

um script é o mesmo que a parte da “action” de uma automação, no entanto pode ser “chamado” de várias automações… Ou seja, conseguias o mesmo com o script:

  script:
    Morning:
      alias: "impulso"
      sequence:
        - service: cover.open_cover
          entity_id: group.quartos
        - delay:
            milliseconds: 600
        - service: cover.stop_cover
          entity_id: group.quartos

Aquilo que entendi é que um script é um conjunto de automações, não sei se funciona de igual forma numa automação.
Como não consegui fazer um script e já tinha feito algumas automações consegui fazer desta forma.
Ainda estou no início do curso…:grin:

Não é bem isso, a parte da “action” de uma automação é que é idêntica a um script, no entanto um script pode ser executado por várias automações ou independentemente de automações… Além disso permite que lhe sejam passados parâmetros pela automação o que abre imensas possibilidades!

Resumindo:

Um script é um conjunto de acções (action) que correm quando são chamadas por um botão ou uma automação.

Uma automação é um conjunto da acções (action) que são iniciadas por algo (trigger) e que dependem de uma ou mais condições (condition) serem verdadeira.

Neste caso se cria-se um script tinha que criar uma automação com um horário para activar o script ou podia colocar um horário no script?

Podes ter o script na mesma se o quiseres usar noutras automações mas para o activar automaticamente tens de criar a automação. Depois para chamar o script basta adicionares na action da automação:

action:
  - service: script.kitchen_night_lights_on

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade