Iluminação a 12V

Boas,

Em termos de iluminação interior (e mesmo exterior) algum de vocês usa 12v ?
Estou a renovar e toda (mesmo toda) a instalação eletrifica vai ser nova, ponderei usar 12v para toda a iluminação (com lâmpadas/focos/fitas LED) … existe alguma contraindicação ao uso de 12v para este fim?

Obrigado desde já.

Bom dia,

A ideia é colocar um transformador central e distribuir em 12v DC ?
Se sim, talvez o maior problema seja a corrente elétrica.
Com toda a iluminação em paralelo, a intensidade de corrente exigida vai ser muita, a secção dos cabos teria que ser grande, transformador muito potente, …

Depois, também diminui muito a oferta de módulos de controlo.

1 Curtiu

Para iluminação não uso. Como diz o @Peixeiro , em função das potencias dos devices podes ter problemas com intensidade de corrente muito grandes e com todas as implicações que isso trás.

Uso sistema 24VDC fonte + baterias para alimentar a maior parte do sistema HA (rpi, router, modem , zigbee, cameras, sensores …etc) em caso falta energia não perco a info minima.

1 Curtiu

depende das distancias envolvidas, faz sentido numa autocaravana por exemplo, e mesmo aí já tem que se ter atenção as secções do fio usado.
Numa casa teria que ser mesmo muito pequena para se poder considerar.
5W em 230v são 21mA qualquer fio serve basicamente, 5W em 12v são 500mA, dependendo da distância já pode precisar dum diâmetro importante para manter as perdas em níveis aceitáveis.

2 Curtiram

Boas Rui,

Era uma solução distribuída com vários transformadores, um por zona …
Eu disse “era” pois já abandonei esta solução, existem vários inconvenientes, e feitas as contas não tinha qualquer vantagem económica nem funcional.

Abraços
PA


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade