HP Elitedesk 600 G2 DM micro PC Intel Core i5-6500t, 16GB RAM

Depois de dois anos a brincar com os RPI’s, chegou a hora de mudar. Não que estivesse entupido com o RPI4-8MB, o qual até ao momento estava a dar muito boa resposta, mas está na hora de dar um ar mais profissional à coisa e tentar reduzir algum do equipamento redundante. Tenho um servidor de ficheiros e um software de faturação que necessariamente tem que rodar em win+sql. Gostaria de transferir tudo para o mini pc que adquiri + HA + gestão da rede.
A maquina vem sem SSD, porque tenho aqui alguns que poderei aplicar com o objetivo de dar maior liberdade e adaptar às necessidades. Embora nunca tenha testado o PROXMOX, estava tentado a experimentar nesta maquina. Acham que daria para conviver os 2 sistemas em VM’s? Na vossa opinião vala a pena juntar tudo ou manter os 2 sistemas separados? Para a gestão da rede tenho um router openwrt e andei a brincar com o pfsense numa maquina Core duo, tenho ainda um switch gerenciável que permite VLAN’s. Será que é possivel virtualizar estas maquinas para substituir algum deste equipamento?

Não deves ter qualquer tipo de problema. Ambas as VMs (HA e Windows) podem conviver perfeitamente no proxmox com o hw identificado. A existir algum tipo de constrangimento poderá estar relacionado com o grau de exigência (só tu podes saber/conhecer) para a capacidade de hw alocado na VM do Windows.

Podes ter também o pfsense em VM, adicionando outra placa de rede… ou, teres conhecimento na criação de vLANs e utilizar switch com gestão, caso venhas a fazer só com uma placa de rede (normal nesse tipo de equipamento). Contudo, não sou muito defensor desse tipo de abordagem: acho que podes estar a “colocar demasiados ovos num só cesto”… com isto quero dizer que a parte de gestão de rede deveria ficar fora de forma a evitar determinados problemas, ou até que a falha desse equipamento possa incapacitar toda a rede e serviços.

@Luis_Andrade , ok obrigado pela dica. Vou seguir o teu conselho e separar a gestão da rede. Neste caso faz sentido manter o pfsense para a firewall e usar o switch para criar as VLAN 's, certo?

Sim. Pfsense numa outra máquina… e o switch para as vlans.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade