Horários de notificações

Boas malta.
Surgiu agora uma dúvida.
Eu criei umas automações para me notificar a cada 10 mim se um determinado estado que passa de off para on e depois deveria passar para off outra vez mas continua on e o HA notifica em horas “certas”. Por exemplo 20h00, 20h10, 20h20…
Ora se eu ligar um determinado equipamento as 20h08 o HA notifica logo as 20h10 quando essa notificação deveria ser as 20h18. Alguém sabe se existe solução para este “problema” ou o HA funciona mesmo assim?
Muito obrigado pela ajuda.

A resposta a isso depende da automação que estás a usar. Coloca a automação para podermos ver.

@j_assuncao esta aqui por exemplo:

  - alias: Porta escritorio continua aberta
    initial_state: true
    trigger:
      platform: time_pattern
      minutes: '/10'
    condition:
      - condition: state
        entity_id: binary_sensor.door_window_sensor_158d00024e0c7b
        state: 'on'
    action:
      service: notify.telegram
      data:
        title: "Porta do Escritório"
        message: "Continua aberta"

eu abro a porta as 15h19 e as 15h20 ja me alertou que a porta continua aberta. Era suposto alertar as 15h29.

Ve se assim funciona

- alias: "Porta escritorio continua aberta"
  trigger:
    platform: state
    entity_id: binary_sensor.door_window_sensor_158d00024e0c7b
    to: 'on'
    for:
      minutes: 10
  condition:
    condition: state
    entity_id: binary_sensor.door_window_sensor_158d00024e0c7b
    state: 'on'
  action:
    service: notify.telegram
    data:
      title: "Porta do Escritório"
      message: "Continua aberta"

O “problema” não é funcionar, a minha está a funcionar. A cena é que se abrir a porta às 15h08 o HA as 15h10 já me está a alertar que a porta está aberta. Quando a lógica seria ele alertar só passados 10 mim, ou seja as 15h18…

A tua automação e executada de 10 em 10 minutos independente da porta estar aberta ou nao… no fim do ciclo ele verifica se a porta esta aberta e se tiver manda a notificação… para funcionar com o trigger como tens tinhas de mudar para verifica 1x por minuto e na condicao fazeres a conta da data atual menos a data em que foi aberta e se a diferenca entre as datas form maior ou igual a 10 mandas a notificacao

O trigger como mandei funciona do genero… se o estado da porta for on durante 10 minutos ele manda a notificacao

E seria tãooooo simples em Node-Red…

1 Curtiu

Já tentei iniciar em node red. Mas não dá… Demasiada confusão para mim… :weary::weary::weary:

@maxcalavera o que o @Daniel_Oliveira pos faz exactamente o que tu queres…não precisas de node red para nada, apenas precisas de lêr o que aqui te escrevem.

O que aquela automação “diz” é se X sensor passar a on SEJA a que hora for …vai começar a contar…passado 10 min do seu estado ON , se o seu estado continuar ON …vai te notificar que algo ainda está ON e não OFF.
Logo faz exactamente aquilo que tu queres.
A condição não é precisa nesse caso.

@maxcalavera, a forma correcta de fazer, na minha opinião é ter como trigger o state da porta para on e depois na action a 1a acção é ligar a luz, a seguinte é um delay de 10 minutos, a seguinte é uma condição que é a porta estar aberta (sim, é possível usar condições nas actions… ;)) e, por fim, é a acção de enviar a mensagem que só vai ser executada se a condição anterior for verdadeira… Como o @j_assuncao diria - tão fácil em NR, mas como eu diria, igualmente tão fácil nas automations do HA! :smile:

3 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade