Homeassistant Shelly Pro, KNX, Boneio, RS485 esphome ou outros

Estou a construir casa de raiz e estou a tentar fechar a arquitetura de domótica para:

• ~20 estores
  • ~10 pontos de iluminação exterior (jardim, muros, fachada, varandas). Dentro de casa não preciso de domótica na iluminação.
  • Homeassistant
  • Sensores de temperatura BLE em cada divisão.
  • AC Mitsubishi com esphome esp32
  • Video-porteiro Dahua
  • Cams Dahua
  • Sistema DVR Frigate ou Blueiris
  • Sistema Wifi / switch - Unifi e router OPNsense.
  • Painéis solares com bateria da Deye.
  • Logus 90 EFAPEL para interruptores

A ideia é:

• Tudo centralizado em quadro (1 principal + 3 parciais)
  • Sem Wi-Fi atrás de interruptores
  • Usar botões de mola físicos (obrigatório, nada de depender só de HA e ter menos redes sem fios)

Solução que estou a considerar:

• Shelly Pro (DIN rail)
    • Shelly Pro Dual Cover PM
    • Shelly Pro 4PM V2
  • Comunicação por Ethernet
  • Lógica depois em Home Assistant
  • Continua a funcionar não dependendo do Homassistant

Problema/dúvida:
Como os Shelly usam entradas a 230 V para os botões:

• Cada botão implica levar fase(s) até ao quadro
    • cabos dos motores dos estores
    • iluminação

:point_right: Isto vai dar uma quantidade grande de cabos/tubos até ao quadro

Alternativa que estive a ver:

• KNX (resolvia bem a cablagem com bus e low voltage)
  • Mas o custo é bastante mais alto e não planeio usar KNX na casa toda
  • Vou ter outras coisas fora de KNX (ex.: alarme com ESPHome, cams Dahua etc.). Sinceramente não tenho dinheiro para KNX. E o caso da licença de 1000€ fora o hardware comparado com o custo de Shelly e tubos acho que não compensa para o meu caso de uso.

Objetivo:

• Sistema fiável (mesmo sem HA)
  • Botões sempre funcionais
  • Boa relação qualidade/preço
  • Deixar preparado para futuro (eventual bus tipo KNX ou RS485)

Perguntas:

1. Faz sentido esta abordagem com Shelly Pro + botões a 230 V?
  2. Estou a complicar demasiado a cablagem?
  3. O que fariam numa casa de raiz:
  • manter 230 V e passar tubos extra para futuro?
  • ou já passar um bus (KNX/RS485), mesmo que não use tudo já?
  1. Há alguma solução intermédia (low voltage em botão + módulos DIN) que faça mais sentido?
  2. Como é que é possível não existirem módulos esp32 com interlock para estores com mais de 4 canais. No KNX existem módulos de 8 ou 16.
  3. RS485 faz sentido usar neste setup para poupar no número de tubos ao quadro?
  4. Botões push / mola com low volage ou 220v?

Obrigado

referências:

1 Curtiu

Interruptores físicos é uma boa prática. Já que vais optar por Efapel, recomendo-te que algumas tomadas sejam de modelos com USB-C (90637 T) ou USB-A + USB-C (90630 T) colocadas em locais estratégicos (por ex, junto às camas e ao sofá)

Tomadas Ethernet nas divisões principais também é recomendável. Cablagem Cat 7, de preferência.

“sem Wi-Fi atrás de interruptores” vai implicar mesmo muitos tubos e cabos até ao quadro…
Mesmo que vás por diante com isso, recomendo-te, mesmo assim, colocares caixas de tomadas e interruptores com profundidade suficiente para, caso no futuro precises de colocar lá algum dispositivo, tenhas espaço disponível. E fio neutro em todos os interruptores.

Tetos falsos (pladur) em todas as divisões dão especial jeito pois permitem que futuramente:

Considera também:

• Contador de água “smart” (isto é, um contador para além do contador da companhia)
  • Fechadura smart: recomendo Nuki Smart Lock Pro. Tem tudo o que se pode querer (Thread, Bluetooth, WiFi, MQTT, etc.) e um design atraente.
  • Videoporteiro: escolhe um produto europeu como Bticino/Netatmo (exemplo) e deixa as chinesices para quando não existir alternativa
  • Pontos de eletricidade que permitam ligar sensores debaixo das camas sem ficarem fios à vista
  • Um estacionamento para o(s) aspirador(es) robô que não estorve, nem seja inestético (um belo desafio)

“Dentro de casa não preciso de domótica na iluminação.”
Pá, que sacrilégio. Isso equivale a dizeres “não necessito que o meu frigorífico acenda a lâmpada quando abro a porta” :sweat_smile:
Uma luz da despensa que acende quando abres a porta, luzes de casas de banho que acendem e apagam com sensores de presença, luzes de corredores que acendem com sensor de movimento, etc. Domótica em iluminação é incontornável.

Aconselho que comandes toda a iluminação interior com KNX. O mais caro do KNX são os ‘botões’. Para evitar esse custo podes instalar módulos de entrada e levas cabos tipo ACN até botões da Logus, tipo 21164 com teclas 90600 ou 90610. Desta forma vai sair-te muito mas em conta. Não deixes é de ter a iluminação interior toda ligada à domótica.
Outra coisa que aconselho, que fiz na minha casa e dá imenso jeito, é ter luzes fraquinhas para a hora de ir dormir. Umas luzes tipo piloto a apontar para o chão, luz atrás do espelho das casas de banho…

1 Curtiu

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade