Home Assistant Supervised

Minha dependência no HA está cada vez maior…

Eu estou a rodar o HA a partir da máquina virtual disponibilizada para KVM, pondo 4 vCPUs e 16GB de memória nela. Mesmo assim eu tenho verificado que está havendo um aumento de latência entre o HA, InfluxDb e MQTT e até mesmo alguma instabilidade na apresentação dos dados pois vejo o dado a ser publicado via MQTT por um dispositivo mas o MQTT do HA parece não computar o dado. Dito isto, há no grupo alguém que esteja a utilizar o HA no modo “Supervised” onde nós mantemos o sistema operativo? Se sim, verificas algum benefício ou só complicamos a nossa vida a utilizar esta opção?

Mais ainda, eu já pensei em criar uma máquina virtual específica com o InfluxDb, MariaDb e Node Red, ou seja, colocar tudo em sistemas independentes para que o HA se mantenha o mais simples possível. Alguém no grupo com tem uma configuração parecida? Se sim, julgas benéfica esta abordagem ou ela só nos trás complicações?

Obrigado!

Considerando que estás a utilizar a VM do HA (anteriormente conhecida por HassOS com supervisor) instalado pelo versão oficial da imagem KVM, deverá ser o suficiente para não teres problemas de performance. Aliás, colocar os serviços identificados fora da atual VM poderá acrescer overhead e ainda maior lentidão, complicando mais a manutenção.

Creio que deves abordar o problema pela instalação atual e possíveis causas na origem da lentidão. No que respeita aos recursos alocados é complicado dizer se são suficientes. Desconhecendo a carga que tens e características mais específicas do cpu, ram e disco… como podes entender, qualquer sugestão será puramente especulativa. Contudo, se formos considerar recursos de hardware atuais e cargas normais, o que identificas será mais do que suficiente.

Visto ser uma VM, podes consultar mais informações no hypervisor (IO delay, CPU usage, server load, network…).

Ao nível do HA podes observar as informações dos recursos utilizados pelo addons, integrações como do próprio do host, diretamente do frontend. Adicionalmente, tens outras ferramentas como o addon do glances (atenção que por si só dá também cargar), para fazer algum outro tipo de investigação.

2 Curtiram

@Luis_Andrade, obrigado pelo feedback! Eu não utilizo o HA como a grande maioria das pessoas utiliza. Controlo todos os sistemas “vitais” da minha casa, tipo onde utilizar o excedente de produção solar; quando ligar as ventoinhas da minha estufa; colher dados da produção e de consumo energético, contagem de consumo de água quente; obter a cotação diária do custo de energia; comunicar automaticamente os meus consumos, etc. Não me importo muito em “comandar” coisas por voz; abrir portões; ouvir música; etc.

Com esta dependência enorme no HA, fui buscar alternativas. Criei uma VM com InfluxDb, MQTT broker e Node Red, a pensar em utilizar uma solução não HA para todos os pontos críticos que quero gerir. Não funcionava! As mensagens de MQTT saiam dos meus dispositivos; via sniffer eu via que eram enviadas para o MQTT broker; nada chegava ao InfluxDb.

Depois de 2 dias de troubleshooting, descobri que mesmo sem autenticação o MQTT permite tu abrires uma sessão com ele, publicar algo, algo este que vai para o lixo se não tiveres autenticado. Só depois disto é que descobri que parte dos meus dispositivos raspberry tinham um script em Python, feito por mim, em que eu abria a ligação e só depois me autenticava, coisa que o plugin do Python não fazia. Após corrigir este erro meu, tudo ficou a funcionar tal como esperado.

Eu penso que o problema está no plugin do MQTT no HA porque, após reinicializar várias vezes o mesmo, às vezes os valores eram publicados, mesmo eu tendo um problema de autenticação. Isto levava-me a crer que o meu script em Python estava ok quando não estava.

Em resumo, eu creio que durante o arranque do plugin MQTT do HA ele permite receber mensagens mesmo que o originador não esteja autenticado, resultando daí uma interpretação errónea de que quem publica está corretamente configurado.

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade