Home Assistant KNX

Boa tarde a todos,

Sou novo por aqui e por estes assuntos por isso peço já desculpa pelas perguntas que possam ser ou parecer meias tolas….

Tenho um sistema de domotica da Hager (com um servidor da mesma marca) que controlo através do domovea.

Gostava de ter um monitor com um dashboard com diversas informações sobre o sistema. Como posso começar a pensar nisso? Um pc dedicado, já ouvi falar num raspeberry (apesar de não conhecer), outro sistema? Em termos de hardware o que será necessário?

E depois em termos de “programação”? É fazível para um nabo nesta área?

Por onde começar?

Obrigado a todos

começa por aqui

arranja um portátil velho ou um computador antigo mas em funcionamento e instala o home assistant.

em relação ao knx, sim existe uma integração no home assistant para o knx basta teres o projecto da tua instalação para poderes adicionar os participantes no home assistant. no entanto vais precisas de um gateway knx/tcp para poder aceder ao knx pelo home assistant e penso que esse domovea não tem, nem faz isso.

em termos de dificuldade existe muita informação online, mas prepara te que vais ter de partir pedra.

Tem tudo em KNX?

Normalmente para comunicação exterior costuma-se usar um KNX router para que os pacotes sem resposta não sejam repetidos na KNX.

tenho tudo knx para o principal, e depois tenho gateways para interligar coisas que não falam knx, como por exemplo Modbus com maquinas, ou o home assistant.

não percebi isto:
Normalmente para comunicação exterior costuma-se usar um KNX router para que os pacotes sem resposta não sejam repetidos na KNX.

o que eu conheço é que para comunicação exterior knx usa se um coupler com filtro para impedir o acesso á rede interior pelo exterior, de forma a não comprometer a segurança da rede.

Quando dizes gateways dizes interfaces?

Em KNX existem 2, interfaces (que normalmente o pessoal diz que é uma gateway) e um router.
Uma interface não envia callbacks o que dependendo de como tens configurado pode fazer com que o dispositivo inicial tente enviar várias vezes a informação por achar que foi perdida.

Exemplo:

Uma lampada que tem um GA de status, se esse status não for lido por ninguém (e não tiver configurado como passive que nem sempre dá) faz com o switch controller envie pelo menos 3 vezes cada pedido e termine com erro.

Se tiver um router ele pode fazer o ACK e não alivias o trafego de rede.

Por isso é que estava a recomenda um router e não uma interface, já que se vai comprar novo é melhor comprar o correcto

Acho que não estamos a falar da mesma coisa! No knx os telegramas são enviados para todos, só o equipamento com o endereço de destino é que lê o telegrama! Não existe erros quando o telegrama nao é lido! Como deste o exemplo: o status de uma lâmpada pode não ter uma memória associada para ninguém ler que não existe erros, mas também nunca saberás se a luz está ligada ou desligada!

Bom dia, penso que não faz sentido para o HA usar um router KNX (mais caro). O interface IP KNX serve perfeitamente. É o que eu uso e os estados estão sempre atualizados. O HA no arranque faz um pedido dos estados aos atuadores e sempre que há uma alteração dos estados os atuadores enviam.

Mas e quando o endereço existe é só importante para o HA e não há nenhum dispositivo dentro de KNX para responder?
Entrem lá no vosso ETS → Diagnostics → Bus monitor e olhem para os GA que só lêm no homeassistant. No meu caso algumas temperaturas por exemplo

Se o vosso interface terminar os telegramas tudo bem, os da Shneider e da MDT não terminam por isso estava a recomendar routers que eses garantidamente terminam.

O preço é o mesmo praticamente, 10€ de diferença pela rapida pesquisa

O Router IP oferece as mesmas funções que a interface IP e mais, uma vez que o dispositivo encaminha e filtra mensagens ou telegramas como um acoplador de linha faria.
Mas para o caso do HA, qual é o interesse de filtrar endereços de grupo ou fazer de acoplador de linha?

Se achas que isso é o melhor para ti e com essa diferença de preço, compra! Ainda não percebi o problema…

E em algumas marcas não é só essa a diferença de preço. Já tive algumas experiências com routers KNX, que não foram boas, como bombardear o BUS com endereços sem razão. Mas cada um compra o que quiser.

A minha resposta para comprar Era para o Helder!

Só percebi mais tarde. Sem stress! :grin:

Eu na verdade tenho um interface mas se fosse hoje comprava um router.
Acho que estamos é a confundir o Alexandre :slight_smile:

Eu não trocava o meu interface por um router, exceto se precisasse de acoplar 2 linhas por IP (necessário apenas quando não temos ligação entre linhas por cabo KNX ou quando as distâncias entre elas ultrapassam os 1000 metros).

Muito obrigado. Estava a pensar utilizar um mini pc para o efeito. O sistema não necessita de grandes requisitos?

Sim tudo KNX - pelo que me disseram o servidor do KNX da Hager (TJA 451 acho) já terá uma saída TCTP/IP.

Eu comprei agora á pouco tempo um dell optiplex i5 500Gb 8RAM e realmente é uma coisinha de outro mundo, roda o home assistant e um monte de addons sem problemas e custou pouco mais de 100€ usado no olx! Sinceramente recomendo o aparelho para quem quer um sistema fiável e robusto e económico!
Até agora usava o home assistant numa VM no unraid e manter o servidor é um pouco caro, alem de que sempre que queria mexer no servidor tinha medo, porque a qualquer altura poderia fazer asneira e tinha sempre os serviços todos mais importantes todos em baixo.

Mesmo…eu só queria começar e nem aí cheguei ainda….

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade