Home assistant deixa de funcionar

Se consegues ter capacidades para configurar o NR, yaml,… instalar on Proxmox e uma VM é muito mais simples. O sistema pode parecer um pouco “assustador” e dissuador na forma apresentada. Contudo, na prática é precisamente o oposto.

Para ajudar outros membros da nossa comunidade, estamos a pensar fazer um tutorial para a instalação do HA em Proxmox em breve, caso o interesse seja geral, visto o tema ser um pouco lateral ao HA.

@jgracio o Proxmox com VMs não tem muito que saber, na minha opinião. Mas como se costuma dizer Devil is in the details…

Nada melhor do que usar para aprender e isto aplica-se em várias situações. Podes utilizar uma máquina mais antiga e fazeres uma instalação de Proxmox. Depois crias uma VM com o HA e usas para testes. Vais ver que ao.fim.de algum tempo estás totalmente rendido com a facilidade de utilização mas acima de tudo com a rapidez com que fazes rollback a um upgrade que corre mal ou uma alteração das configurações impede o HA de arrancar.

Ao fim de algum tempo vais perguntar a ti mesmo.porque não usavas isso à mais tempo, garantidamente!

1 Curtiu

Conte com o meu interesse no tema. Já conhecia o VM Virtual Box e VMware mas apenas para aplicações simples domésticas, foi com os posts aqui da comunidade que tomei conhecimento do Proxmox e me despertou muito interesse. Já que apesar de novo no mundo HA tenho ficado cada vez mais dependente das automações e principalmente dos alarmes e com isso aumentava a preocupação com uma eventual falha de hardware. Principalmente para instalações em sítios remotos como eu pretendo fazer.

Despertaram-me a curiosidade (além da necessidade).
@Luis_Andrade, estou interessado no tutorial mas vou já seguir o conselho do @j_assuncao

O processo de instalação é simples… só uma atenção antes de começar: verificar se o cpu suporta a virtualização (vtx para Intel) e está ativado na bios em virtualização.

O tutorial servirá também para dar alguns truques e dicas com o objectivo de ter guidelines e conseguir um sistema o mais optimizado possível.

@Luis_Andrade nao poderia estar mais certo, quando na primeira vez me aconselhou a usar o proxmox, foi sem duvida das melhores escolhas que fiz…
acabei por comprar um NUC e por o proxmox a correr nele… o proxmox acabou por me dar um melhor control ao meu HA, uma vez que posso criar varias VM para diferentes situações, no meu caso tenho (VM para produção e VM para beta releases)deu me também a vantagem dos rollovers e backups que sao super rápidos, acabando com as frustraçoes que tinha muitas das vezes quando usava o RPI, com isto nao estou dizendo que usando o RPI ou outros sistemas sejam maus, apenas posso falar da minha experiencia e sem duvida que a aquisição de um NUC e de por tudo a correr em proxmox foi das melhores coisas que fiz…

1

3 Curtiram

Já tenho o HA a funcionar de forma fiável mas tive que começar do zero a instalar Raspbian, HA, …

Talvez isto seja para outro tópico mas o tema já aqui foi abordado … que especificação de NUC deverei considerar para o HA e afins em Proxmox? MQTT, NR, … ?

Obrigado

O mais importante é o cpu suportar virtualização ( para a Intel é vtx), disco (preferência ssd, não necessita muito espaço) teres no mínimo 4 GB de RAM para estares “confortável” em utilizar vários addons.

Acabei de receber um NUC e este fim de semana vou começar a explorar o proxmox.

Qual será a melhor organização de VMs? Hassio com ou sem raspbian? Mosquitto/Node red, … na mesma VM do Hassio ou separado?
Será possível fazer backup integral do meu RPi e depois fazer restore numa VM?

Se alguém já descobriu o caminho das pedras pode ser que não molhe muito os pés …
Obrigado

3 Curtiram

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade