Histórico luzes no HA

Olá a todos

No meu HA tenho um histórico de luzes, que me diz o período em que estão desligadas e ligadas. Estou a fazer um teste, e uma está bem (quando ligo a luz, diz ligado nesse histórico, quando desligo, diz desligado), mas na outra está invertido!
Tanto faz eu ligar no botão ou na aplicação, está sempre invertido

Algum me consegue explicar o porque?

Sem saber as tuas configurações entramos no campo da adivinhação…

Convém saber que tipo de sistema tem essa luz… Se é controlada por um interruptor inteligente e qual a sua integração, se ela própria é inteligente e qual o sistema, etc etc…

Teem razão! Estou a começar nisto, e faltou-me dar alguma informação :slight_smile:

Tenho o HA instalado no raspberry com HassOS 3.7, versão 195.
Os miniSonoff teem o tasmota 8.1

Os interruptores são de teclas normais, ligados ao miniSonoff, e criei uma “quadro”, em que coloquei o binary_sensor button1 e binary_sensor switch1, de dois pontos de luz, para tentar perceber o funcionamento das opções disponíveis.
Só o switch1 de um ponto de luz me aparece trocado, os outros 3 estão corretos, com o ligar e desligar das lâmpadas.

Se for necessário mais informação digam sff. Ainda não sei bem tudo o que é útil para me esclarecerem a dúvida

Deixo aqui a forma como está configurado.

Só o primeiro switch1 me aparece trocado. Quando a lampada está acesa, aqui indica apagado, e vice versa.

entities:
  - entity: binary_sensor.salamesa_switch1
  - entity: binary_sensor.salasofa_switch1
  - entity: binary_sensor.salamesa_button1
  - entity: binary_sensor.salasofa_button1
hours_to_show: 12
refresh_interval: 5
title: Luzes Historico
type: history-graph

Essa configuração pouco importa, o que importa mesmo é a configuração desses quatro binary_sensors.

Isso é visto no HA também?

Vou ver se encontro para colocar aqui!

Bom dia,

Tu crias-te esses sensores binary_sensor, o mais provavel é teres o “payload” trocado, confirma isso com os outros

Exemplo

- platform: mqtt
    name: Varanda switch status
    state_topic: "shellies/Varanda/input/0"
    payload_on: "1"
    payload_off: "0"
1 Curtiu

E onde vejo eu isso?
A forma como os sonoff me aparecem no HA, é de forma automática. Não estou a conseguir encontrar esta opção.

Se deveria ser no configurator.ymal, não tenho lá nada dos mini, só dos dual r2

Já encontrei. Não foi dessa forma, mas já percebi.
Fui a ferramentas de programação, estados, e foi aí que alterei.

Obrigado por esta ajuda, pois só assim vou começando a entender o HA

1 Curtiu

Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade