Tenho um server com varias VM’s, numa dessas VM’s tenho um ubunto + docker a correr o hassio.
1- Usar hassio ou home assistant, visto não usar raspberry, qual deles é melhor? porque?
2- Gostaria de saber se é possivel configurar uma coluna bluetooth no hassio e como o fazer no docker. (na VM o bluetooth funciona, mas com o add-on spotify connect não vejo o bluetooth dongle no audio output, penso que é preciso configurar o bluetooth no docker, mas não sei como o fazer) é possivel user esta coluna tambem para TTS?
1 - Hassio e Home Assistant são duas coisas diferentes. Home Assistant (HA) é um software de automação doméstica e o Hassio é uma imagem de um sistema operativo que já inclui o HA.
2 - Sim, é possível usar o bluetooth mas apenas se tiveres acesso total ao SO para poder activar e emparelhar a coluna. No Docker depois basta adicionar o dispositivo no comando de arranque do container. Qualquer dispositivo que seja um media_player no HA pode ser usado para TTS.
O @tmarquespt talvez te possa dar mais informações sobre o assunto.
Eu sei qual é a diferença entre os 2 teoricamente, gostava de saber se a longo termo, o HA é mais viavel ou não, visto que o hassio pode ser mais limitado.
Access total tenho, pois o server é meu
O que preciso mesmo de ajuda é em relação ao container, pois não sei como adicionar o dispositivo bluetooth.
Fico então a espera do @tmarquespt para me ajudar Obrigado
1 - Para mim é Hassio all the way. E é Hassio pelo mesmo motivo que uso um espremedor de citrinos eletrico e não manual. Os puristas dirão que não é a mesma coisa, e que podem obter mais qualquer coisa do manual. Eu só quero o sumo de laranja
brincadeiras à parte, se fizeres desenvolvimento de algo relacionado com o HA, ou precisares (lol) de ter sempre a última versão assim que sai (a do hassio demora mais 3 dias), pode ser que faça sentido utilizares o homeassistant e instalares tudo manualmente.
Por outro lado se queres instalar o NodeRed com 2 clicks, ou outro addon qualquer sem te andares a chatear com containers, configurações e afins, queres Hassio.
Relativamente à tua segunda questão, não faço ideia. Eu uso gHome para TTS e portanto nunca testei emparelhar nada com o SO diretamente.
Obrigado pela dica, mas já tinha visto esse e outros sites.
Ao que parece, não dá para adicionar devices ao hassio em docker
Pelo menos eu não encontrei solução.