Hassio vs HomeAssistant numa VM + docker

Bom dia a todos,

Tenho um server com varias VM’s, numa dessas VM’s tenho um ubunto + docker a correr o hassio.

1- Usar hassio ou home assistant, visto não usar raspberry, qual deles é melhor? porque?

2- Gostaria de saber se é possivel configurar uma coluna bluetooth no hassio e como o fazer no docker. (na VM o bluetooth funciona, mas com o add-on spotify connect não vejo o bluetooth dongle no audio output, penso que é preciso configurar o bluetooth no docker, mas não sei como o fazer) é possivel user esta coluna tambem para TTS?

Obrigado pela ajuda

Bom dia @lucky

1 - Hassio e Home Assistant são duas coisas diferentes. Home Assistant (HA) é um software de automação doméstica e o Hassio é uma imagem de um sistema operativo que já inclui o HA.

2 - Sim, é possível usar o bluetooth mas apenas se tiveres acesso total ao SO para poder activar e emparelhar a coluna. No Docker depois basta adicionar o dispositivo no comando de arranque do container. Qualquer dispositivo que seja um media_player no HA pode ser usado para TTS.

O @tmarquespt talvez te possa dar mais informações sobre o assunto.

Obrigado @j_assuncao pela resposta.

Eu sei qual é a diferença entre os 2 teoricamente, gostava de saber se a longo termo, o HA é mais viavel ou não, visto que o hassio pode ser mais limitado.

Access total tenho, pois o server é meu :slight_smile:
O que preciso mesmo de ajuda é em relação ao container, pois não sei como adicionar o dispositivo bluetooth.

Fico então a espera do @tmarquespt para me ajudar Obrigado :slight_smile:

@lucky

1 - Para mim é Hassio all the way. E é Hassio pelo mesmo motivo que uso um espremedor de citrinos eletrico e não manual. Os puristas dirão que não é a mesma coisa, e que podem obter mais qualquer coisa do manual. Eu só quero o sumo de laranja :slight_smile:

brincadeiras à parte, se fizeres desenvolvimento de algo relacionado com o HA, ou precisares (lol) de ter sempre a última versão assim que sai (a do hassio demora mais 3 dias), pode ser que faça sentido utilizares o homeassistant e instalares tudo manualmente.
Por outro lado se queres instalar o NodeRed com 2 clicks, ou outro addon qualquer sem te andares a chatear com containers, configurações e afins, queres Hassio.

Relativamente à tua segunda questão, não faço ideia. Eu uso gHome para TTS e portanto nunca testei emparelhar nada com o SO diretamente.

@lucky
Em relação ao bluetooth em Docker, o Google tem resposta para isso e só levei uns segundos a encontrar…

https://hub.docker.com/r/hilschernetpi/netpi-bluetooth

@tmarquespt mas ao que parece não vou poder usar hassio em VM :confused:

@j_assuncao

Obrigado pela dica, mas já tinha visto esse e outros sites.
Ao que parece, não dá para adicionar devices ao hassio em docker :confused:
Pelo menos eu não encontrei solução.

Se alguem me poder ajudar. Agradecia

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade