Hassio - NAS QNAP

Boa noite,

Estou a tentar instalar o Hassio no meu QNAP.

Segui o tuturial seguinte:
-Instalar o container (ubuntu LXC)

-Instalar o Hassio

Eu executei quase tudo conforme o tuturial à exceção do ponto 2 do tuturial para instalar o docker, não fiz porque não encontrei aquele ficheiro que lá indica

Apesar disso consegui fazer todos os outros passos mas quando tento aceder ao “ipdocontainer”:8123 não dá.

Preciso de ajuda para resolver este problema ou outra maneira de instalar o Hassio no qnap (o meu equipamento não é compatível com o virtualization station).

Obrigado desde já

A melhor forma de instalares o HA no QNAP é criando uma VM (podes seguir o tutorial do proxmox na parte da criação da vm).

Instalar em container (LXC) só se for o HA core. Contudo, ficas sem acesso ao repositório para instalares addons. Caso faças a instalação da versão não core num container LXC do qnap irás ter um problema de container inception, o que resulta em degradação de performance e outros problemas.

A minha recomendação, como dito anteriormente, será criar uma VM (por exemplo com Ubuntu 18.04 lts server) e correr o script de instalação do HA. Esta forma de instalação posso garantir por experiência própria e de outros membros da comunidade que é segura, estável e garantes todas as funcionalidades sem compromissos de performance.

Visto que o teu QNAP não é compatível com o virtualization station, só podes/ deves fazer a instalação do HA core num container LXC. Para tal, garante que o container está com o interface de rede em modo bridge (para teres ip diferente e evitar colisão de portas), e acede ao ip dado a esse container (será diferente do qnap).

O segundo link na minha opinião não deverá ser considerado uma correta instalação por ficares com containers dentro de containers o que poderá causar diversos tipos de problemas.

No teu caso específico, só posso considerar um tipo de instalação: HA core num container LXC em modo bridge. No que respeita aos addons da versão não core terás de instalar container a container.

Desde já obrigado pela resposta.

Estou um bocado a nora com o assunto, como faço a integração do HA core com os addons noutros container, com essa solução fico limitado nos addons? ou existem todos os que necessito?

Obrigado

Podes instalar praticamente todos os addons manualmente em containers LXCs… contudo, o trabalho e a manutenção dos mesmos é inúmeras vezes superior. A integração pode variar conforme o container.

estive a tentar seguir a sugestão da VM, instalei o ubunto no container station do Qnap, no entanto quando tento correr o scrip de instalação nunca consigo dá:

[Error] Please set machine for armv71

o scrip que usei foi:

curl -sL https://raw.githubusercontent.com/home-assistant/supervised-installer/master/installer.sh | bash -s

Para usar os addons em container separados vai ser dificil para mim, ainda estou a dar os primeiros passos neste mundo e existe muita coisa nova que estou a descobrir e outras que ainda não sei bem o que são.

Segue esta instalação… tens a forma correta para QNAP NAS no container station, dentro deste link:

Fiz todos os passos, consigo aceder ao HA mas não tenho o icon para o hassio para instalar os addons.

desde já desculpa por ser chato com isto por falta de conhecimentos.

Esse link, salvo erro, é para instalação apenas do HA core…

1 Curtiu

Conforme referi acima a instalação é para o HA core… dentro de um LXC não é recomendável ter a versão “normal” porque a mesma instala o docker e acabaria por ser um container inception.

A versão do HA (antigamente com o nome hass.io) é onde tens os addons. A versão do HA (não a versão core) requer um sistema de docker e container. Visto não poderes ter VMs, só podes ter a versão core no container station e depois instalar separadamente os outros containers dos addons que pretendes.

1 Curtiu

Em resumo, para teres o home assistant sem VM nesse QNAP de forma estável e segura só podes fazer com o container station e na versão HA CORE.

1 Curtiu

Caso venhas a cruzar com outro tipo de instalações (como direto no OS da QNAP ou LXC em modo privilegiado)… fica aqui uma informação muito importante que pode não só comprometer o correto funcionamento do HA como todo o sistema da NAS.

1 Curtiu

OK, mais uma dúvida o add-on samba, mqtt, etc instalo como se fosse outro container. Como faço a integração deles no Há, porque já instalei o mqtt mas não consegui fazer nada.

Eu instalei numa VM Linux server 18.04 e correu tudo bem. O pior é que se reiniciar o Linux server fico sem os containers, nem como inactivo. Tenho de voltar a correr o script para eles voltarem.

e como é que fizeste essa instalação? Eu tenho tudo a correr em ubuntu numa vm no qnap e nunca tive problemas com containers a desaparecer :thinking:

1 Curtiu

Se fizeres restart da VM ficas sem o HA ? Qual é a configuração da VM do QNAP?

1 Curtiu

Olá.

Eu usei este tutorial: https://m.youtube.com/watch?v=ekVfLXnoM7k.

Se vires no que ele escreveu no ritual escrito: https://www.juanmtech.com/set-up-hassio-in-docker-and-in-an-ubuntu-server/ ele tem o seguinte:

The last thing that you want to do before installing Hass.io is to make sure that Docker starts when the server boots. So enter the following:

systemctl enable docker

Podes verificar se é esse o comando que te está a faltar?

Eu tenho uma VM com o Ubuntu server e HA a bombar às mil maravilhas. Ts-251A com 8Gb RAM.

Cumprimentos.

Obrigado a todos. Fiquei sem a HA na primeira vez que fiz restart. Entretanto hoje já fiz duas vezes e já não fico sem a HA. Não sei o que aconteceu mas ficou resolvido…

Boa noite a todos. Tenho o HA numa VM na minha nas, mas sempre que reinicio a nas, os dispositivos USB têm que ser manualmente “linkados” com a VM, já que, tanto quanto sei, é impossível fazer “auto-mount” na VM.
Também tentei instalar o HA no docker, onde este consegue aceder aos USBs sem problemas, mesmo após reboots, mas no docker fico sem o Superviser o que para mim não é opção.

Pensei em usar um LXC mas agora percebo que containers dentro de containers não são a melhor solução… contudo queria mesmo que os USBs fossem montados no HA sempre que a máquina liga.

Têm alguma ideia?

Podes testar o Virtualhere USB Sharing… ainda não testei dentro do HA… mas, deve ser o suficiente para o pretendido.

image

image

Mas isso implica ter outra máquina a correr, não?
Para isso tinha o HA nessa máquina.
A única máquina 24/7 cá em casa é mesmo a nas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade