Hassio: mariaDb melhor que base de dados SQLite?

Boa noite,

Tenho como objectivo gravar apenas dados de alguns dias localmente e usar uma base de dados InfluxDB remota para gravar os dados históricos.

Como tal, tenho o recorder configurado assim:

recorder:
    purge_keep_days: 7

Neste momento estou a usar a base de dados SQLite que vem por defeito. Mas li algures que o MariaDB é mais rápido. De facto sempre que refresco o logbook ele demora um bocado a actualizar.

Tendo em conta que não pretendo guardar mais do que 7 dias de histórico localmente vale a pena trocar para o MariaDB?

Ou, perguntando de outra maneira, há alguma desvantagem em mudar para o MariaDB?

Obrigado,
Nuno

Não há desvantagem nenhuma em trocar. E se puderes ter a base de dados instalada noutra localização (outro Rpi, PC, etc) só tens a ganhar pois o sistema vai fazer menos gravações no cartão de memória, e assim prolongar a vida deste.

2 Curtiram

Este assunto interessa-me muito… Gostava de ter o histórico noutro sitio.
@j_assuncao consegues ajudar a malta a fazer isso?
Obr.

1 Curtiu

Vou ver se consigo fazer um tutorial nos próximos dias.

2 Curtiram

NICE :wink:

Obrigado Jorge :wink:

De qq forma, se o teu interesse é guardar dados a longo prazo, segundo entendi o InfluxDB será a melhor opção. Depois podes complementar com o Grafana para os visualizar. Mas isto é um complemento ao recorder que permite ver o histórico integrado no HA.

Há duas formas de instalar o InfluxDB: com ou sem Docker. Eu instalei noutro RPI3 sem Docker. Nota que, se tiveres o HA num RPI3, deverás instalá-lo noutro sítio qualquer para poupar o cartão.

Aqui estão alguns links:

https://docs.influxdata.com/influxdb/v1.2/introduction/

https://seanb.co.uk/2017/07/influxdb-with-home-assistant/

Já instalei, já funciona, já integrei com o Grafana mas ainda não fiz nada de útil com os dados. Penso que só ao longo do tempo isso virá a acontecer. Mas é bom manter um histórico de longo prazo dos dados da casa.

Olá Jorge, obrigado.

Eu já tenho o InfluxDB noutro RPI3 (queria tê-lo instalado no meu Synology mas infelizmente este não suporta Docker). Sugeres instalar também o MariaDB nesse segundo RPI3?

Pelo que entendo, estes dados da MariaDB são sempre só de curto prazo e, como tal, não são críticos. Os dados que pretendo guardar com mais cuidado e para os quais vou implementar políticas de backup e assim.

O meu receio é que, estando a MariaDB remota, o acesso aos dados do histórico seja mais lento. Mas nada como experimentar e é o que vou fazer.

Obrigado,
Nuno

Eu tenho o Influx e o Grafana no mesmo Rpi que o Hassio. Os dados a longo prazo estão a ser gravados noutra máquina em MySQL.

O objectivo agora é instalar o Influx, o MySQL e o Grafana noutro Rpi com um disco SSD para deixar o Hassio sozinho.

A questão não se põe na rapidez de acesso, na rede interna em casa não deves ter grandes congestionamentos. O problema é o desgaste da constante gravação de dados, que a médio prazo vai acabar por danificar o cartão SD.

Para quem não tem outro equipamento disponível 24h para ter a base de dados externa a solução pode passar por utilizar um disco SSD com o Rpi.

Jorge, duas questões:

  1. Como conseguiste instalar o Influx e o Grafana no Hassio? Supostamente o Hassio não permite grande latitude a instalar outras coisas. Ou tens uma instalação normal do HA com Raspbian?

  2. Dizes que tens o Influx e que os dados a longo prazo estão a ser gravados noutra máquina em MySQL. Mas pensei que o objectivo do Influx fosse exactamente gravar dados a longo prazo. Para que o usas então?

Obrigado,
Nuno

Tenho o InfluxDB e o Grafana instalados como addons no Hassio.

O MySQL uso para longo prazo, e apenas para alguns sensores, porque estou mais à vontade a utilizá-lo.

P.S.: Tenciono em breve passar também o InfluxDB e o Grafana para uma máquina externa para reduzir o acesso ao cartão SD.

Ah boa! Obrigado! Não sabia da existência destes addons para o Hassio. Se soubesse tê-los-ia usado quando andei a experimentar o Influx+Grafana. Mas, de facto, é mais saudável que estejam alojados noutra máquina para desgastar menos o cartão.

1 Curtiu

Se alguem tiver um tutorial de como passar o DB local para mysql, por favor posta aqui.
Tenho mais facilidade com o mysql entao daria para “inventar” alguma outras coisas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade