Hassio com IP Fixo - Ajuda

Boa tarde a todos,
Já li imenso sobre o assunto dos ip fixos e já perdi muito tempo a tentar.
Instalei o Hass OS num PI3+B com uma pen devidamente configurada para ter o IP Fixo. No entanto, sempre que o meu router é reiniciado, demora por vezes horas e alguns reboots ao Hassio antes dele voltar ao ip fixo atribuído. O IP com o mac address está devidamente configurado no router MEO.
Alguém conseguiu atribuir o ip fixo do Raspberry, após a sinalarão do Hassio ou me possa oferecer alguma luz neste assunto?
Obrigado

Eu tinha isso feito e funcionava sem problema. Agora falta alguma informação, como por exemplo se estás a aceder por WiFi ou por cabo e qual o procedimento que estás a usar para configurar o IP fixo no Rpi.

Obrigado por responder
Estou a aceder por cabo e tentei configurar o ip com uma pen quando instalei o hassio
A questão é que o Raspberry acaba sempre por se ligar ao ip atribuído mas em caso de Reboot do router perde a atribuição e só depois de vários reboots do raspberry é que volta ao ip
Se houvesse uma forma de obrigar o raspberry a ligar se apenas aquele ip o problema estaria resolvido
Ainda por cima acedo exclusivamente por duckdns
:face_with_raised_eyebrow:

Podes colocar o conteúdo do ficheiro e a estrutura da pastas que estão na pen?

A pen tem o nome CONFIG e dentro uma pasta network e dentro dessa pasta um ficheiro my-network apenas com o seguinte (de acordo com as instruções do site HA):

[ipv4]
method=manual
address=192.xxx.x.114/24,192.xxx.x.254
dns=8.8.8.8;8.8.4.4;

E o mais engraçado é que o raspberry nunca gostou muito do ip 114, mudou logo para o 103 que tenho agora…

Antes de mais tenta o seguinte, desliga o Raspberry da rede, depois acede ao router e limpa as leases de IP. Depois liga o Raspberry de novo à rede e reinicia com a pen ligada.

Depois diz como correu.

Não é boa prática dar IP fixo no equipamento e não configurar o router. Podes vir a ter colisão de IPs caso o router decida dar esse. A forma de evitar esse constrangimento é reservar no router o ip para o mac address do equipamento ou, colocar um ip fora dos atribuídos pelo DHCP.

Se leres o meu post, vês que foi isso mesmo que eu fiz.
Anyway, vou deixar assim para já uma vez que para a semana vou me juntar à civilização (em princípio), vou finalmente ter fibra!
Obrigado pelas respostas

Acho que não fiz totalmente entender.
A minha observação não está somente limitada a reserva no router e configuração do equipamento. Será boa prática retirar o mesmo do range do DHCP server de forma a garantir em “absoluto” outras atribuições.

Um novo tipo de ligação e router do operador não vai resolver totalmente este problema. Caso mantenhas o router fornecido, eventuais alterações que venhas a fazer podem ser anuladas (temporariamente ou definitivamente) sem o teu prévio conhecimento/ consentimento.
Não é de todo recomendável utilizares o equipamento do operador para alterações deste nível visto não seres o proprietário do mesmo, nem teres totais direitos administrativos atribuídos. Será também importante salientar que outro tipo de constrangimentos podem/vão surgir no futuro por partilhares a mesma rede com outros serviços/equipamentos a funcionar em conjunto com os IOTs.

De facto, não tinha percebido bem, pelo que peço desculpa. Neste momento, tenho adsl da meo e aparentemente, é impossível substituir completamente o router deles sem perder as funcionalidades da box. Espero que com a fibra, exista essa possibilidade, aliás, essa é sem dúvidas a melhor solução. Se souberes alguma coisa sobre este assunto, agradeço as tuas dicas.
Obrigado

Se pretendes ter o serviço iptv para além da net… é possível retirar totalmente o router do operador desde que seja instalado um ONT. A título de exemplo: podes utilizar os equipamentos da unifi e criares vlans para separar o tráfego de iptv, net, iot,… e até ter iptv na box a funcionar tudo mais rápido (zapping, navegação de menus,… )

Este tópico foi automaticamente fechado 90 dias após a última resposta. Novas respostas não são permitidas.


Copyright © 2017-2021. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt


FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade