HACS E-Redes Smart Metering Plus

Novidades,

Voltei a ter dados depois de algum tempo. Corrigi um bug, pois eu desenvolvi o acumulado como kWh e na verdade a EDP manda Wh, imaginem o susto, mas agora os dados estão consistentes com as informações da EDP.

Estão me enviando dados com intervalos inconsistentes, mas nunca passando de 10 segundos. O delay com as informações do relógio aparentemente para mim está em aproximadamente 12 segundos. Digo isso pois o sourceTime do json deles neste exemplo é de 2025-09-24 18:33:20 e no meu Nginx proxy o request entrou as 2025-09-24 18:33:32

Este é um exemplo do consumo instantâneo.

2 Curtiram

Boa Tarde,

Acabei de receber mais informações sobre o projeto, agora tem um site.
https://www.e-redes.pt/pt-pt/smart-metering-plus

Infelizmente desde o meu último reboot do meu home assistant não recebo mais dados.
Adicionei um nginx na frente que mesmo que meu HA esteja fora do ar devolve 200 para a chamada de API deles, desta forma eles não param de enviar.

3 Curtiram

O sistema já voltou a funcionar? Ou foi só uma experiência e agora encontra-se encerrado?

1 Curtiu

Isto depois continuara a ser gratuito? Acham que vale a pena deixar a instalação preparada para levar o cabo até à porta HAN (Construção nova)

1 Curtiu

Olá a todos,

Desculpem a ausência.

Os dados estão vindo normalmente. Pelo cronograma da E-Redes ainda estamos em fase de testes. Por vezes param de enviar os dados mas cada vez menos.

Sobre cobrança do serviço até o momento não se pronunciaram.

Vale lembrar que os testes vão até o final de 2025.

1 Curtiu

e que tal os dados são usáveis, cumprem a taxa de atualização dos 10s?

1 Curtiu

Como disse tem sido mais consistentes… E sim, quando não falham, vêm entre 3 e 5 segundos.

1 Curtiu

Boa tarde,

Alguem sabe se o projeto vai novamente abrir?

Aparece-me erro 404

Olá a todos, nova versão disponível. Agora, com URL fixa e não mais randômica, facilitando a remoção e a reinstalação do componente.

Atenção: Se você está usando a versão anterior a 1.2, sua url do webhook vai mudar. Lembre-se de atualizar as informações junto à E-REDES.

Olá @Jorge_Matias, infelizmente não tenho esta informação. Porém, já estão na fase de coleta de feedback. E infelizmente sim, estão pensando em cobrar pela funcionalidade; havia perguntas sobre isso. Acredito que em 2026 teremos mais informações.

Pessoal, estou pensando em implementar a seguinte funcionalidade.
Baseado na carga e com a informação de amperagem do seu disjuntor principal, posso dizer o quanto próximo em % que está do mesmo desarmar. Infelizmente, na minha casa acontece algumas vezes quando temos muitos equipamentos ligados. Desta forma, pode-se criar automações e notificações quando isso ocorrer.

Mas para isso tenho algumas dúvidas, principalmente para quem tem painéis solares e devolve energia para a rede. Nestes casos, o disjuntor é o mesmo ou tem um funcionamento diferente?

Hoje já tenho essa funcionalidade por meio dos Helpers do Home Assistant.

A ideia é colocar um campo numérico de configuração onde o usuário insere o limite do seu disjuntor e esse valor é utilizado para o cálculo da porcentagem da carga.

Acham que faz sentido?

Obrigado.

Actualmente é só um. Não quer dizer que não alterem o software no futuro.

A curva de disparo tem uma fórmula.

Idealmente seria preciso a potência aparente.

Questões como: quando o contador recalcula esse tempo. Se faz reset. Não faço ideia

2 Curtiram

Se for feito com precisão, segundo a tal fórmula, pode ser útil. Mas não vejo que faça sentido dentro da integração com este serviço do Smart Metering, é uma coisa independente.

Eu por exemplo uso uma pinça para medir a corrente e tenho um sensor baseado na potência, poderia usar esse componente mas não tenho interesse nenhum em serviços Cloud da E-Redes ou dependências adicionais.

Verdade seja dita não sei se haveria muito interesse, o número de potenciais utilizadores é reduzido e o sensor baseado em potência acaba por servir.

Então estou testando aqui. Coloquei uma automação para gerar notificação e me ajuda muito. Pode não fazer sentido para quem tem um sensor mas se eu tenho os dados o resto é pura matemática. Eu adicionei uma configuração que você coloca o valor do seu disjuntor e ele calcula. No meu caso sempre que passa os 100% ele gera uma notificação crítica para o meu telefone e da minha esposa. E sempre é quando ligamos a lava louça, secadora e máquina de lavar. Recebemos a notificação e desligamos uma. Antes o meu disjuntor simplesmente desarmava e tinha de o rearmar. O cálculo ainda é somente de % da carga dos disjuntor não do tempo de desarme. Mas como as passagens de 100% são picos tenho sempre tempo para desligar algo. Ah a notificação tem um rolling time de 15 minutos. Sempre que dentro dos 15 minutos há um novo pico o contador dos 15 minutos reinicia. Se acabar o tempo e depois disso houver outro pico ele notifica novamente. A notificação crítica pelo menos nos iPhones faz som mesmo que no silencioso…

Hello all,

Tenho estado com um problema que a luz está sempre a ir abaixo, num sistema trifásico, e a instalação não permite aumentar a potencia.
O que idealizei, é fazer um blueprint que depois posso aplicar a cada fase, em que leio o sensor de cada fase, e que mande desligar alguns dispositivos (com tomadas inteligentes) ou disjuntores inteligentes, para já estou a calcular que por exemplo a toleráncia na instalação de 20A por fase é 25A.

Questão 1) será que a minha logica bate certo na maioria dos casos? para já tem resultado
Questão 2) devo passar para a abordagem de potência?
Questão 3) desconhecia até ontem esta questão da curva do ICP mas talvez devesse explorar… algum de vocês já tem alguma base que me permita fazer o tunning da minha lógica?

Deixo aqui a minha implementação, apesar de ser um versão que ainda não está à prova de fogo, longe disso:

Analise também se tem uma boa distribuição de potência entre as várias fases, por vezes temos uma fase sobrecarregada e o quadro desliga quando na realidade ainda temos potencia disponível nas outras.

Depois de analisar isto troque a instalação conforme as necessidades, a sua logica também me parece bem para uma gestão de consumos.

sim, já tenho esse controlo, e já troquei dispositivos de fases, no momento tenho identificado os maiores consumidores, e estou a gerir a coisa. só que agora quero afinar o momento do corte para rentabilizar até ao limite, pois neste momento estou a fazer com que os dispositivos não atinjam mais que 25A por mais de 30segundos, se acontecer, desligo algo.

Bom dia malta,
Excelente ideia. Parabéns pela iniciativa.

Estou com uma duvida… no site de Eredes onde meto o meu webhook?
Creio que me falta so isso mas não sou com o menu para meter la o link.

Obrigado.

afaik, não havia nenhum sitio no site da E-Redes para colocar o url. O url era enviado para E-Redes num form que eles enviaram.

@Luis_Belo ainda conseguiste entrar no projecto piloto?
https://www.e-redes.pt/pt-pt/smart-metering-plus#faq_313826

Eu deixei de receber dados da E-Redes em 2025-02-16 9:00.
@MiguelTVMS ainda estás a receber dados?

A questão é que não dou com o sítio para entrar no projeto piloto tenho acesso a tudo mas a na página da eredes não me aparece nada para registar.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade