HACS E-Redes Smart Metering Plus

Novidades,

Voltei a ter dados depois de algum tempo. Corrigi um bug, pois eu desenvolvi o acumulado como kWh e na verdade a EDP manda Wh, imaginem o susto, mas agora os dados estão consistentes com as informações da EDP.

Estão me enviando dados com intervalos inconsistentes, mas nunca passando de 10 segundos. O delay com as informações do relógio aparentemente para mim está em aproximadamente 12 segundos. Digo isso pois o sourceTime do json deles neste exemplo é de 2025-09-24 18:33:20 e no meu Nginx proxy o request entrou as 2025-09-24 18:33:32

Este é um exemplo do consumo instantâneo.

2 Curtiram

Boa Tarde,

Acabei de receber mais informações sobre o projeto, agora tem um site.
https://www.e-redes.pt/pt-pt/smart-metering-plus

Infelizmente desde o meu último reboot do meu home assistant não recebo mais dados.
Adicionei um nginx na frente que mesmo que meu HA esteja fora do ar devolve 200 para a chamada de API deles, desta forma eles não param de enviar.

3 Curtiram

O sistema já voltou a funcionar? Ou foi só uma experiência e agora encontra-se encerrado?

1 Curtiu

Isto depois continuara a ser gratuito? Acham que vale a pena deixar a instalação preparada para levar o cabo até à porta HAN (Construção nova)

1 Curtiu

Olá a todos,

Desculpem a ausência.

Os dados estão vindo normalmente. Pelo cronograma da E-Redes ainda estamos em fase de testes. Por vezes param de enviar os dados mas cada vez menos.

Sobre cobrança do serviço até o momento não se pronunciaram.

Vale lembrar que os testes vão até o final de 2025.

1 Curtiu

e que tal os dados são usáveis, cumprem a taxa de atualização dos 10s?

1 Curtiu

Como disse tem sido mais consistentes… E sim, quando não falham, vêm entre 3 e 5 segundos.

1 Curtiu

Boa tarde,

Alguem sabe se o projeto vai novamente abrir?

Aparece-me erro 404

Olá a todos, nova versão disponível. Agora, com URL fixa e não mais randômica, facilitando a remoção e a reinstalação do componente.

Atenção: Se você está usando a versão anterior a 1.2, sua url do webhook vai mudar. Lembre-se de atualizar as informações junto à E-REDES.

Olá @Jorge_Matias, infelizmente não tenho esta informação. Porém, já estão na fase de coleta de feedback. E infelizmente sim, estão pensando em cobrar pela funcionalidade; havia perguntas sobre isso. Acredito que em 2026 teremos mais informações.

Pessoal, estou pensando em implementar a seguinte funcionalidade.
Baseado na carga e com a informação de amperagem do seu disjuntor principal, posso dizer o quanto próximo em % que está do mesmo desarmar. Infelizmente, na minha casa acontece algumas vezes quando temos muitos equipamentos ligados. Desta forma, pode-se criar automações e notificações quando isso ocorrer.

Mas para isso tenho algumas dúvidas, principalmente para quem tem painéis solares e devolve energia para a rede. Nestes casos, o disjuntor é o mesmo ou tem um funcionamento diferente?

Hoje já tenho essa funcionalidade por meio dos Helpers do Home Assistant.

A ideia é colocar um campo numérico de configuração onde o usuário insere o limite do seu disjuntor e esse valor é utilizado para o cálculo da porcentagem da carga.

Acham que faz sentido?

Obrigado.

Actualmente é só um. Não quer dizer que não alterem o software no futuro.

A curva de disparo tem uma fórmula.

Idealmente seria preciso a potência aparente.

Questões como: quando o contador recalcula esse tempo. Se faz reset. Não faço ideia

2 Curtiram

Se for feito com precisão, segundo a tal fórmula, pode ser útil. Mas não vejo que faça sentido dentro da integração com este serviço do Smart Metering, é uma coisa independente.

Eu por exemplo uso uma pinça para medir a corrente e tenho um sensor baseado na potência, poderia usar esse componente mas não tenho interesse nenhum em serviços Cloud da E-Redes ou dependências adicionais.

Verdade seja dita não sei se haveria muito interesse, o número de potenciais utilizadores é reduzido e o sensor baseado em potência acaba por servir.

Então estou testando aqui. Coloquei uma automação para gerar notificação e me ajuda muito. Pode não fazer sentido para quem tem um sensor mas se eu tenho os dados o resto é pura matemática. Eu adicionei uma configuração que você coloca o valor do seu disjuntor e ele calcula. No meu caso sempre que passa os 100% ele gera uma notificação crítica para o meu telefone e da minha esposa. E sempre é quando ligamos a lava louça, secadora e máquina de lavar. Recebemos a notificação e desligamos uma. Antes o meu disjuntor simplesmente desarmava e tinha de o rearmar. O cálculo ainda é somente de % da carga dos disjuntor não do tempo de desarme. Mas como as passagens de 100% são picos tenho sempre tempo para desligar algo. Ah a notificação tem um rolling time de 15 minutos. Sempre que dentro dos 15 minutos há um novo pico o contador dos 15 minutos reinicia. Se acabar o tempo e depois disso houver outro pico ele notifica novamente. A notificação crítica pelo menos nos iPhones faz som mesmo que no silencioso…

Hello all,

Tenho estado com um problema que a luz está sempre a ir abaixo, num sistema trifásico, e a instalação não permite aumentar a potencia.
O que idealizei, é fazer um blueprint que depois posso aplicar a cada fase, em que leio o sensor de cada fase, e que mande desligar alguns dispositivos (com tomadas inteligentes) ou disjuntores inteligentes, para já estou a calcular que por exemplo a toleráncia na instalação de 20A por fase é 25A.

Questão 1) será que a minha logica bate certo na maioria dos casos? para já tem resultado
Questão 2) devo passar para a abordagem de potência?
Questão 3) desconhecia até ontem esta questão da curva do ICP mas talvez devesse explorar… algum de vocês já tem alguma base que me permita fazer o tunning da minha lógica?

Deixo aqui a minha implementação, apesar de ser um versão que ainda não está à prova de fogo, longe disso:

Analise também se tem uma boa distribuição de potência entre as várias fases, por vezes temos uma fase sobrecarregada e o quadro desliga quando na realidade ainda temos potencia disponível nas outras.

Depois de analisar isto troque a instalação conforme as necessidades, a sua logica também me parece bem para uma gestão de consumos.

sim, já tenho esse controlo, e já troquei dispositivos de fases, no momento tenho identificado os maiores consumidores, e estou a gerir a coisa. só que agora quero afinar o momento do corte para rentabilizar até ao limite, pois neste momento estou a fazer com que os dispositivos não atinjam mais que 25A por mais de 30segundos, se acontecer, desligo algo.

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade