HACS E-Redes Smart Meter Plus

Olá Pessoal,

Fui selecionado para participar do projeto de E-Redes para o Smart Meter Plus. Com esta solução da E-Redes poderemos ter acesso aos dados em tempo real de nossos medidores elétricos de casa. O Projeto é um piloto e me cadastrei há um tempo em uma página que não encontro mais. Ele é uma extensão do Smart Meter que já usava junto com um leitor de porta HAN.

Mas uma coisa interessante no projeto é que ele possibilita que seja indicada uma URL para envio de webhooks com os dados do seu medidor. Para tal, estou desenvolvendo um projeto para um custom component que posteriormente irei tentar adicionar ao HACS. Sou programador, pode não em Python, desta forma, se houverem interessados em colaborar no projeto, sempre são bem-vindos.

Hoje o projeto está em Alpha, porém funciona com o formato que me foi passado pela E-Redes. Como o sistema de E-Redes é experimental, o meu só pode sair de alpha ou beta depois que eles mesmos estabilizarem a solução.

Aos interessados o projeto está no GitHub em https://github.com/MiguelTVMS/e-redes-smart-metering-plus-hass

Um super abraço a todos da comunidade
João Miguel

6 Curtiram

Olá , parece muito interessante, tens fotos desse equipamento ?
Mais pessoas poderão participar como beta testes?

1 Curtiu

Tal como o Rodolfo também estou interessado!

Parece-me ser apenas uma questão de acesso API da e-redes certo ?

1 Curtiu

Aparentemente tens um endpoint no HA.

Deve ser estilo Google Assistant.

Neste formato é realista o projecto.

Deve ser provavelmente a forma mais eficiente

essa parte pelo codigo do @MiguelTVMS já deu para perceber como funciona.

Quero é saber como posso ter essa possibilidade :slight_smile: pois o site dá uma 403

1 Curtiu

Olá pessoal,
Eu me cadastrei nisso que me lembre no inicio de 2025 nem esperava ser convidado.
Bem, fui convidado e o negócio é precário ainda bem alfa. Para eu cadastrar o meu webhook, me mandaram um link para um Microsoft Forms, nem tela tem. Nesta semana recebi a notificação de que vão trocar o meu relógio.

Sobre o meu código, ele é bem alfa e segue o formato que me foi enviado por email para o request. Segue abaixo um CURL para testar. A E-Redes pode mudar a qualquer momento.

O meu código não acessa nada, ele abre um webhook para que a E-Redes envie os dados para a api do seu Home Assistant.

curl --location 'http://<IP/HOST>:<PORTA>/api/webhook/<WEBHOOK_ID>' \
--header 'Content-Type: application/json' \
--data '{
    "clock": "2025-08-01 12:41:10",
    "cpe": "PT000XXXXXXXXXXXXXXX",
    "instantaneousActivePowerImport": 85.85,
    "maxActivePowerImport": 85.75,
    "maxActivePowerImportTime": "2024-04-29 12:41:10",
    "activeEnergyImport": 198114.34,
    "instantaneousActivePowerExport": 64.93,
    "maxActivePowerExport": 604,
    "maxActivePowerExportTime": "2024-04-29 12:41:10",
    "activeEnergyExport": 935,
    "voltageL1": 947
}'

O meu código permite múltiplos contadores no webhook criando um device novo por código de cpe recebido.

Nota
O meu componente mostra o IP que está registrado no seu Home Assistant. Cabe ao usuário abrir a porta no roteador. Por vezes o IP apresentado é um IP interno. Para saber o seu IP público basta buscar por “What’s My IP” no Google.

Se encontrarem problemas com o Plugin por favor mandem as notificações aqui:

No seu Home Assistant, se você for em Settings > System > Network, você verá algo parecido com a imagem abaixo.

Se você assina o serviço Nabu Casa a url é ainda outra fornecida por esta tela.

Uma coisa que ainda não percebi ou não foi ainda explicada? É preciso algum equipamento adicional além do contador?

1 Curtiu

Olá Sérgio,

Adicionalmente, seu, não será necessário nada adicional. O contador é que será substituído pela E-Redes por outro que tem 4G integrado.

Hoje já faço a leitura do meu contador usando a porta HAN, o meu contador é o que a E-Redes chama de Smart Meter. O que estão testando tem o nome de Smart Meter Plus. Já fui notificado de que virão trocar o meu contador aqui em casa em breve.

O que não sei é se o contador vai enviar os dados para o meu webhook ou algum servidor da E-Redes. Pensando em sistemas de larga escala, faz mais sentido que o contador faça o envio direto, copiando o que envia para a E-Redes ou EDP, desta forma não precisam de servidores para chamar os webhooks.

Acredito, achometro, que seja desta forma, pois pediram para eu providenciar a url do meu webhook antecipadamente à instalação do contador. Para trocar a url no futuro, o contador de tempos em tempos deve capturar as suas configurações e poderia pegar uma nova url de webhook. Eu faria desta forma, pois a minha escala cresce com a demanda. Lógico que o envio de dados pode ser por meios mais avançados que push HTTP, mas aí são detalhes de implementação.

assumo que este novo contador tenha custos de comunicação que serão imputados ao consumidor através de alguma taxa?

1 Curtiu

Olá Duarte,

Não tenho esta informação. Mas acredito que não, é mais fácil eles englobarem o custo pois eles também ganham com isso. A informação em tempo real tem muito valor para eles. Oferece oportunidade de planejamento de infraestrutura.

Para saber mais, descobri que no site de perguntas frequentes da E-Redes tem algumas informações.
Entrem aqui e vão para a pergunta #659 se não forem direcionados automaticamente.

Isto é super interessante!
Estou interessado.

1 Curtiu

Mais uma informação fresca, A integração agora já faz parte do repositório official HACS e pode ser encontrado no repositório nativo cem a necessidade de adicionar o repositório de forma manual ao Home Assistant.

O próximo passo é agora assim que tudo for colocado no ar de forma definitiva pela E-Redes, trazer a integração de forma nativa para o Home Assistant para que desta forma esteja disponível para usuários que não utilizem o HACS para instalação de pacotes não oficiais.

Um super abraço a todos.

2 Curtiram

@MiguelTVMS Como posso fazer o pedido à e-redes, para ter este tipo de acesso?

Copyright © 2017-. Todos os direitos reservados
CPHA.pt - info@cpha.pt

FAQ | Termos de Serviço/Regras | Política de Privacidade